As diferenças entre endomarketing e comunicação interna

endomarketing

Por Daniela Dalio

Endomarketing e comunicação interna ainda são comumente confundidos e, por muitas vezes, ainda interpretados como sinônimos. Apesar de terem como foco o mesmo público – colaboradores -, existem diferenças entre os dois. Basicamente, uma tem a finalidade de informar, enquanto o outro tem o objetivo de engajar.

As estratégias de comunicação interna envolvem todas os canais que possam informar aos colaboradores as ações da companhia, como murais, jornais internos, intranet, TV corporativa, entre outros. Já o endomarketing prioriza ações que interajam com o funcionário, de modo a engajar, motivar, fidelizar, como campanhas, eventos corporativos, palestras, festas, e-mail marketing.

https://www.racecomunicacao.com.br/blog/a-importancia-de-uma-comunicacao-interna-bem-estruturada/

A diferença está em como e porque fazer comunicação interna e endomarketing 

Podemos dizer então que as diferenças estão nos objetivos e práticas de cada atividade. Enquanto a primeira tem ações mais objetivas sobre informações institucionais, a segunda requer um planejamento muito maior, pois lida diretamente com a cultura de uma organização.

Uma ação bem elaborada de endomarketing vai fidelizar os profissionais e torna-los consumidores e defensores da marca. Também é uma ótima estratégia adotada pelas companhias para reduzir o turnover. Vale lembrar que ambas são estratégias complementares e devem ser aplicadas em conjunto para que a companhia atinja resultados mais satisfatórios na comunicação com seu profissional.

Caso precise de especialistas para a comunicação da sua empresa, entre em contato com a equipe da Race Comunicação – teremos o maior prazer em ajudá-lo.