Race Comunicação

O que é um plano de comunicação?

Por Maira Manesco

O plano de comunicação é uma das ferramentas-base para o trabalho de assessoria de imprensa. É nele que a agência de comunicação estabelece qual o caminho que a comunicação organizacional irá percorrer, por meio de análises e estudos sobre a empresa, e pesquisas sobre o mercado e as tendências.

O planejamento é realizado para suprir as necessidades da empresa perante seus stakeholders, conhecidos também como públicos de interesse. Ele também é essencial para reforçar suas ações positivas, preocupando-se com qual mensagem será transmitida e como.

Para elaborar um plano de comunicação é importante incluir os seguintes itens:

– Objetivo: o que se pretende atingir com tal comunicação;
– Mensagem: o quê e como se pretende divulgar;
– Público: quem se pretende atingir com a mensagem (colaboradores, clientes, fornecedores, imprensa etc.);
– Estratégia: quais serão as ferramentas de comunicação eficazes para transmitir a mensagem e qual deverá ser o momento para isto;
– Avaliação: de que forma a mensagem foi recebida pelo público, se o alvo atingido foi o definido.

Além destes itens, é importante criar e incluir um cronograma das ações estabelecidas para, desta forma, conseguir cumprir os prazos. Em alguns casos, é necessário acrescentar neste plano de comunicação o orçamento, que estabelece os custos para cada ação.

* Maira Manesco é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.

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O que é um presskit?

Por Núbia Neves

Alguns pontos são cruciais para que o assessor de imprensa e seu cliente consigam espaço na mídia. A oferta de boas pautas, com novidades e atrativos, é um ponto crucial; bons porta-vozes com disponibilidade e bem treinados são também muito importantes, porém, há um ponto ainda tão essencial quanto os anteriores: manter um bom relacionamento com o jornalista, e o presskit pode ajudar.

Mesmo podendo ajudar, alguns cuidados com essa ferramenta são importantes:

 1. Presskit não é jabá: é muito comum empresas enviarem para jornalistas presentes e exemplares de materiais que comercializam com o intuito de agradar o jornalista. Porém, a intenção do presskit é auxiliar na notícia e não presentear. Por isso, sempre envie algo que deixe clara essa intenção;

 2. Informação em primeiro lugar: presskits devem ser ligados a notícias. Sempre que enviar um tenha em mente que a informação deve chegar ao jornalista. Se o lançamento de um site é o foco, informe isso, se o importante for o lançamento de um produto, envie o material explicando seus benefícios, entregue para o jornalista as ferramentas necessárias para que ele produza uma boa notícia;

 3. O que enviar em um presskit: como dito anteriormente, ele deve possuir informações claras e importantes. Inclua ao kit escolhido, um release explicativo, com informações da empresa e do produto que pretende divulgar.   Além disso, independente do que for enviado, pense que a real intenção é que o jornalista receba todas as informações de forma fácil e clara. Não se apegue à necessidade de enviar algo chamativo, o importante é agir de forma estratégica. De que adianta chamarmos a atenção com o brinde, se o jornalista não prestar atenção à marca ou à notícia que enviou?

Além desses pontos, é importante que os assessores de imprensa se certifiquem que o conteúdo chegou às mãos dos jornalistas certos e que o intuito do kit foi alcançado. Por isso, confirme, através de follow up, se quem o recebeu ficou com alguma dúvida, e não se esqueça de usar o presskit no futuro a seu favor, facilitando seu acesso ao jornalista.

* Núbia Neves é Assessora de Imprensa na Race Comunicação

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Race Comunicação é assessoria de imprensa da Prodata – Gestão Estratégica

Empresa líder de mercado, fornece soluções em software de gestão para diversos municípios brasileiros

Goiânia, 20 de fevereiro de 2014 – Desde o início de fevereiro a Race Comunicação – Goiás, é responsável pelo atendimento em assessoria de imprensa da Prodata, empresa de sistemas de gestão que desde 1985 fornece soluções em software de gestão pública e privada. A companhia, localizada em Goiânia (GO), tem como foco a excelência na criação de softwares personalizados que facilitam a gerência de forma integrada. Líder no segmento de médios e grandes municípios, está presente em Goiás e em diversos estados brasileiros.

Atualmente, a Prodata presta serviços para a maioria das prefeituras goianas como de Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Senador Canedo, Caldas Novas, Catalão e Itumbiara. Em Goiânia, a empresa é responsável pelo sistema implantado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Câmara Municipal de Goiânia, além de prefeituras e outros órgãos nos estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Pará.

A busca contínua pela qualidade faz com que a empresa aprimore cada vez mais seus produtos. Seu grande diferencial está no alto nível de especialização de seu corpo técnico aliado ao investimento em tecnologia de ponta.

Software de Gestão Pública

A Prodata criou o Sistema Integrado de Gestão Estratégica, uma ampla rede de gerenciamento que garante a cobertura de todos os setores da gestão pública, em módulos totalmente integrados, o que reduz custos, otimiza processos e torna mais transparente a utilização dos recursos utilizados.

Os softwares personalizados da Prodata garantem ao prefeito de cada cidade, e seu secretariado, o acesso instantâneo às informações de sua administração. Isso possibilita um total controle da gestão de forma descomplicada, facilitando a tomada de decisão e agilizando soluções nas diversas áreas que englobam a gestão pública.

“O sistema ainda traz outras facilidades como o serviço mobile em que o prefeito pode monitorar todas as ações implementadas no município, de qualquer local, através do seu tablet ou smartphone” afirma o diretor presidente da Prodata, Wagner Pires Lobo.

Sobre a Race Comunicação: 

A Race Comunicação é uma agência especializada em comunicação empresarial, fundada em maio de 1999, em São Paulo. A empresa, dos sócios Rogério Artoni e Lívia Caixeta, possui escritórios na capital paulista e em Goiânia (GO), com atuação em veículos de imprensa em todo o território nacional. Atualmente, possui clientes em atendimento nos segmentos: farmacêutico, shopping centers, alimentação, indústria de bebidas e multinacionais de engenharia e redes sociais.

Sobre a Prodata: 

A Prodata é uma empresa de sistemas de gestão que desde 1985 fornece soluções em software de gerenciamento. A companhia, localizada em Goiânia (GO), tem como foco a excelência na criação de softwares personalizados que facilitam a gerência de forma integrada. A empresa é líder no segmento de médios e grandes municípios e está presente em diversas cidades goianas, além de prefeituras e outros órgãos nos Estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Pará.

Informações para a Imprensa: 
Race Comunicação
(62) 3587-3207

Beatriz Carvalho – beatrizcarvalho@agenciarace.com.br
Lívia Caixeta – liviacaixeta@agenciarace.com.br

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Quem é o seu público, empresário?

Por Lívia Caixeta

Ou melhor, com quem se deseja falar ao contratar uma assessoria de comunicação.

Entre os serviços que uma empresa pode contratar, dentro da comunicação interna, está o house organ, revista empresarial ou revista interna, que é o veículo de comunicação que circula dentro da companhia. É por este caminho que será possível divulgar informações importantes, muitas vezes até estratégicas e que, na maioria das vezes, não dizem respeito ao público externo.

O trabalho de produção de uma revista empresarial é muito parecido com o que acontece em uma revista de grande circulação, por exemplo. Existe um Conselho Editorial, formado por pessoas que sugerem as pautas (assuntos), ajudam a produzir as fotos e dão o direcionamento dos textos daquela edição. Cada número tem um tema central que, geralmente, compõe a chamada de capa da revista e é a partir dele que será definido o enfoque das reportagens de toda a publicação.

É interessante ainda estabelecer uma quantidade de páginas e algumas editorias (espaços ou colunas) fixas. Geralmente, estas editorias são destinadas às ações permanentes da companhia. A partir daí inicia-se a produção das reportagens e das imagens, que preferencialmente, devem ser feitas por um fotógrafo profissional para que tenham boa qualidade. Todo o planejamento também deve levar em conta os eventos estratégicos da empresa, para que a distribuição e leitura da revista seja eficiente.

A fase final, na produção de uma revista empresarial, é feita pela revisão, diagramação e edição. As páginas são “desenhadas” por um designer que garante a harmonia dos elementos título, subtítulo, texto principal, texto secundário (se houver) e imagens (fotos ou artes). A última etapa é a edição e, em seguida, aprovação pelo conselho editorial. Tudo isso, antes de ir para a gráfica e ser impressa.

É muito importante, em todo esse processo, estar atento aos prazos. Isso implica observar o calendário de eventos da companhia para que as expectativas da publicação sejam atendidas. Em média, uma revista de boa qualidade e com uma quantidade razoável de páginas, entre 24 e 32, precisa de 2 meses para ser produzida, aprovada e distribuída.

Outra dica interessante é fazer desta publicação um meio de comunicação que seja o mais próximo possível dos colaboradores e parceiros, para que haja uma boa aceitação da ferramenta. E, além disso, é fundamental, que todo esse processo seja supervisionado e tenha a participação direta de profissionais capacitados como os de uma agência de comunicação.

*Lívia Caixeta é Assessora de Imprensa na Race Comunicação

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O que é um jornal mural?

Por Filipe Andrande

Dentro de uma empresa, os jornais murais são importantes ferramentas de comunicação interna, geralmente direcionadas a um maior número de colaboradores. Este veículo de comunicação é afixado em locais de grande movimentação de pessoas e leva, de forma dinâmica e eficiente, conteúdos de relevância para todos dentro de uma organização.

O jornal mural possui uma maior periodicidade em relação a outros meios de comunicação interna, como informativos via intranet e newsletters, mas pode ser adaptado de acordo com as necessidades da empresa. A publicação possui textos curtos, linguagem clara e adaptada ao público leitor e ainda um grande volume de fotos.

Considerado o mais tradicional veículo de comunicação interna, o jornal mural deve também estar atrativo aos olhares do público e, para isso, é fundamental um planejamento minucioso, que leve em conta aspectos como o perfil editorial e gráfico da publicação.

Mesmo sendo um veículo de comunicação tão tradicional, ele ainda é muito funcional e traz resultados bastante relevantes para a empresa, assim como também seus colaboradores. Para determinadas informações, ele ainda é a melhor opção para comunicação interna de companhia.

*Filipe Andrade é Assessor de Imprensa na Race Comunicação

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O que é mailing de imprensa?

Por Núbia Neves

Tão importante quanto o release, o mailing de imprensa é uma ferramenta indispensável para o trabalho de assessoria de imprensa. Nele contém os dados dos jornalistas que desejamos atingir, como, por exemplo: nome, veículo, editoria, telefone, e-mail e etc. Com um mailing apurado e selecionado é possível obter resultados de forma muito mais efetiva.

Rogério Artoni, diretor da Race Comunicação, explica que o mailing é essencial na hora de trabalhar um release. “Selecionando os jornalistas, entendemos bem sobre o nosso target e direcionamos nossos trabalhos de forma muito mais eficiente”, explica.

De nada adianta preencher um material de informações interessantes e porta-vozes significativos, se não enviarmos essas informações para os jornalistas certos. Por isso, é importante dedicar-se para adaptar os mailings para cada cliente e necessidade. Além disso, estude os jornalistas, nem sempre os editores ou chefes de redação são as melhores soluções. Um bom mailing deixará sua notícia sempre na frente.

* Núbia Neves é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.

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O que é uma entrevista exclusiva?

Por Alan Mariasch

A assessoria de imprensa é responsável por gerenciar o relacionamento entre a fonte (empresas ou pessoas) e o jornalista. Sendo assim, ela dispõe de inúmeras ferramentas na hora de apresentar seu cliente para uma possível entrevista: convocar uma coletiva de imprensa, enviar uma sugestão de fonte para o seu mailing de contatos ou sugerir uma entrevista exclusiva.

A entrevista exclusiva é melhor opção quando o porta-voz tem uma informação relevante e exclusiva. Sendo assim, negocia-se com os principais veículos quem teria interesse em entrevista-lo e dar a notícia em primeira mão.

É essencial alinhar essa estratégia com o porta-voz, para que a informação exclusiva não vaze antes de ser publicada. Caso a fonte não cumpra o acordo de exclusividade, ela pode comprometer seu relacionamento com esse jornalista estratégico, prejudicando futuras iniciativas de assessoria de imprensa com ele.

* Alan Mariasch é Assessor de Imprensa na Race Comunicação.

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Race Comunicação fecha contrato com Arup, gigante da engenharia e do design

Empresa global é a terceira conta internacional da agência

Race Comunicação, agência de comunicação corporativa com atuação nacional, foi a empresa escolhida pela Arup para ser sua assessoria de imprensa no Brasil. A companhia, uma das maiores empresas de engenharia e design do mundo, presente em cerca de 40 países e que conta com mais de 11 mil funcionários, é o terceiro cliente internacional conquistado pela Race Comunicação nos últimos dois anos.

“Estamos muito felizes em trabalhar com a Race Comunicação”, disse Ricardo Pitella, diretor da Arup no Brasil. “Estamos orgulhosos do nosso trabalho no Brasil e estamos felizes de ter a Race do nosso lado para ajudar na divulgação dessas histórias”.

Com 14 anos de atuação e dois escritórios, um em São Paulo e outro em Goiânia, a Race Comunicação está buscando aumentar a sua base de clientes internacionais. “Foi um grande privilégio sermos escolhidos pela Arup para realizar a comunicação corporativa deles no Brasil. Eles são uma das empresas de engenharia e design mais emblemáticas do mundo, com obras extremamente relevantes, como a Ópera de Sidney, na Austrália, e o Ninho do Pássaro, na China. Eles estão investindo fortemente no mercado brasileiro e nosso objetivo é justamente esse, conquistar cada vez mais clientes multinacionais que tenham essa estratégia”, explica Rogério Artoni, diretor executivo da Race Comunicação.

O atendimento da conta da Arup no Brasil ficará a cargo de Alan Mariasch, gerente de contas internacionais, André Ranieri, coordenador de contas, Gabriel Pedreschi, assistente, além da direção de Rogério Artoni.

Race Comunicação

Fundada em 1999, a Race Comunicação é uma agência de comunicação corporativa que atua com assessoria de imprensa, comunicação interna, gerenciamento de redes sociais e treinamentos de porta-vozes. A empresa atende clientes dos mais diversos setores como: alimentação, farmacêutico, engenharia, construção, shopping center, esporte, saúde, tecnologia, que estão localizados em diversas regiões do Brasil e também do mundo. Além da sede em São Paulo, a empresa possui filial em Goiás e está entre as 50 maiores agências do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Comunicação Corporativa 2013.

Sobre a Arup

A Arup é uma empresa multidisciplinar de engenharia e consultoria, reconhecida mundialmente por seus projetos inovadores e sustentáveis. Entre suas obras, realizadas em mais de 160 países, as mais famosas são a Sydney Opera House (Austrália), o trem bala Londres-Paris High Speed 1 (Inglaterra), o centro aquático Cubo D´água (China) e as arenas esportivas Ninho do Pássaro (China) e a Allianz Arena (Alemanha). No Brasil, em São Paulo, a empresa está atuando na revitalização do Porto de Santos e no projeto do Centro Cultural Luz; no Rio de Janeiro, a Arup vem trabalhando em projetos relacionados à Olimpíada de 2016, como a expansão do metrô da cidade, a Vila Olímpica e as arenas dos jogos. Fundada em 1946, a empresa tem 11.000 funcionários, em seus 90 escritórios espalhados por 38 países, sendo dois no Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo.

Informações para a imprensa

Race Comunicação
Tel: (11) 2894-5607 / 2548-0720
Alan Mariasch – alan@agenciarace.com.br
André Ranieri – andreranieri@agenciarace.com.br
www.RaceComunicacao.com.br

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Apresentando o funcionamento da assessoria ao novo cliente

Por André Ranieri

O entrosamento entre a agência de comunicação e o cliente é fundamental na hora de conquistar bons resultados. E para isso é imprescindível, logo que a parceria é fechada, que a empresa contratante entenda alguns pontos sobre uma assessoria. Dentre eles, a relação entre o assessor e o jornalista; como uma matéria é publicada; a importância da agilidade na aprovação dos materiais; e como tornar uma pauta interessante ao jornalista. Essa apresentação deve ser feita logo no início do trabalho, pois ela será determinante durante todo o processo.

Acompanhe a seguir alguns pontos fundamentais que devem ser apresentados ao cliente logo que a parceria é firmada:

 1.      Assessor x Jornalista

A relação entre o assessor de imprensa e o jornalista deve ser a melhor possível. O cliente precisa entender que na maioria das vezes o caminho para um bom relacionamento assessor x jornalista não é a insistência. A relação tem que ser construída aos poucos. Muitas vezes o assessor negocia por meses até conseguir emplacar uma única matéria.

 2.      Como uma matéria é publicada

O caminho até uma matéria ser publicada é longo. A assessoria de imprensa precisa conhecer muito bem o cliente, e saber qual é o foco que a empresa quer dar ao trabalho. Por isso, uma imersão deve ser feita logo no início da parceria. A partir daí, o caminho até a notícia chegar às bancas pode ser variado. Follow ups, press-releases e press-kits são as formas mais convencionais, e é importante que o cliente entenda estes processos, mesmo que de forma superficial. Também é fundamental destacar que o trabalho da assessoria é conquistar espaço nos veículos como notícia, e não como publicidade. Muitas empresas acreditam que é possível comprar espaço editorial nos meios de comunicação, mas esta prática, além de ilegal, não é adotada por agências de comunicação sérias.

 3.      Agilidade na aprovação

 A agilidade entre a elaboração do material, que será enviado à imprensa, e a aprovação junto ao cliente é fundamental para que a pauta em questão seja bem sucedida. Quanto mais rápido o material é aprovado (principalmente as pautas quentes), mais chances de repercutir. É fundamente que o cliente e a assessoria encontrem o “timing” certo para as aprovações.

 4.      O que é interessante ao jornalista

Qualquer tema pode ser trabalhado por uma assessoria de imprensa. Porém, cada assunto possui um potencial diferente do outro. O grande segredo para uma pauta ser bem sucedida é que ela tenha algo interessante e atrativo aos olhos do jornalista. É fundamental que o cliente entenda bem essa necessidade. Por exemplo, caso uma empresa automotiva queira aparecer em revistas de negócios, uma pauta abordando o crescimento da montadora no último ano é muito mais atraente ao jornalista do que uma pauta falando sobre o novo carro que será lançamento no próximo mês. Por outro lado, se o foco da empresa são as revistas automotivas, o lançamento do novo carro tem um potencial muito maior.

*André Ranieri é Assessor de imprensa na Race Comunicação

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Race Comunicação é a nova assessoria de imprensa do Neo Arq

No mercado há seis anos, escritório de arquitetura realiza projetos em diversas áreas

O escritório de arquitetura Neo Arq é o novo cliente da Race Comunicação. Em parceria com a construtora Santè, a empresa realiza projetos de arquitetura, decoração e paisagismo. Adriana Victorelli é a responsável pela administração e realização dos trabalhos e acredita na união de qualidade e funcionalidade em todos os projetos que desempenha.

O trabalho em conjunto com a assessoria de imprensa tem como objetivo aproximar o Neo Arq dos principais meios de comunicação sugerindo pautas e divulgando o trabalho realizado pelo escritório.

A Race Comunicação atuará diretamente na comunicação com jornalistas e veículos de comunicação. Os porta-vozes da Neo Arq e da Santè estarão à disposição para colaborar com pautas relacionadas a arquitetura, construção e decoração.

RACE COMUNICAÇÃO

Fundada em 1999, a Race Comunicação é uma empresa que presta serviços de assessoria de imprensa, comunicação interna, gerenciamento de redes sociais e treinamentos de porta-vozes. A agência atende clientes nos mais diversos setores como: farmacêuticos, shoppings centers, esportes, saúde, alimentação, redes sociais, construção, entre outras áreas. Além da sede localizada em São Paulo, a empresa possui filial em Goiás e está entre as 150 maiores agências do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Comunicação Corporativa 2012.

SANTÈ

A Santè Construtora trabalha na área de remodelação e construção de ambientes residenciais, comerciais e corporativos e possui em seu currículo obras de médio e grande porte. Marcos De Sanctis administra e Raphael Tessaro coordena os projetos da empresa e acompanha rigorosamente todos os detalhes das obras, garantindo o alto padrão, pontualidade e a qualidade do trabalho, principais diferenciais da Santè.

NEO ARQ

O escritório de arquitetura Neo Arq, no mercado há seis anos, tendo à frente a arquiteta Adriana Victorelli, realiza projetos residenciais, comerciais, paisagísticos e corporativos de diversos portes além de prestar consultoria e gerenciar obras. Com o intuito de unir modernidade, ecologia, economia e beleza, a Neo Arq possui um extenso portfólio com projetos que buscam aliar sempre qualidade, bons resultados e preço justo.

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INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Stephanie Gomes – stephaniegomes@agenciarace.com.br

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