Galeria Abaporu

Descrição

Desafio

Criada em 2004, a Galeria de Artes Abaporu é formada por profissionais das áreas de compras e vendas, exposições e leilões de arte e conta em seu acervo com mais de duas mil obras, incluindo artistas renomados como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Cândido Portinari.

No final de 2010, o cliente foi convidado a organizar uma exposição de arte brasileira em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A Race Comunicação foi contratada para auxiliar o cliente a superar três desafios. Primeiramente, auxiliar nos contatos com o governo local e demais stakeholders, para organizar a divulgação do evento; em segundo lugar, realizar a assessoria de imprensa nacional e internacional em Dubai, de modo a divulgar o evento na mídia árabe e contribuir para que a exposição recebesse o máximo de público possível e em terceiro lugar, elaborar toda a comunicação visual da exposição, além de elaborar o catálogo das artes que foram expostas em Dubai.

Estratégia

A Race Comunicação auxiliou no contato com o Departamento de Turismo, Comércio e Marketing dos Emirados Árabes, para alinhar informações e possibilidades de divulgação, além da organizar uma coletiva com a imprensa local.

A Race dividiu a divulgação em duas partes. Uma voltadas aos veículos brasileiros, com intuito de informar que a Galeria Abaporu iria realizar uma exposição de arte em outro país. A outra parte da divulgação foi toda feita em inglês direcionada para a mídia árabe, informando sobre a chegada da exposição, junto com um convite para coletiva de imprensa a ser realizada no dia da inauguração.

Ainda no Brasil, nossa equipe, que acompanhou toda a exposição em Dubai, agendou visitas dos organizadores do evento com jornalistas nas principais redações nos Emirados Árabes. A ação estabeleceu contato entre os organizadores e a mídia local e aproximou os veículos à cultura brasileira através de um press kit contendo convite e catálogo da exposição e um CD com músicas brasileiras.

Além disso, ainda na fase de organização aqui no Brasil, nossa equipe desenvolveu toda a comunicação visual da exposição, criação, redação e tradução do catálogo nos idiomas inglês e árabe. 

Resultados

Os resultados incluíram cobertura tanto na mídia brasileira quanto na imprensa de Dubai.

No Brasil, o portal do Yahoo! publicou matéria sobre a exposição, além da Agência de Notícias Brasil-Árabe. Nos Emirados, destaque para os grandes jornais Gulf News, UAE Today e Al Bayan, além dos importantes guias turísticos Dubai City Guide e Dubai Tourism.

 

Entenda esse projeto

Data:

Cliente:

Categoria:

Gostou do artigo?