Informação no ambiente corporativo

Por Livia Caixeta

Quanta informação existe em um ambiente corporativo? Talvez seja necessário um bom tempo para conseguirmos responder a esta pergunta com todas as implicações que ela pode provocar. Mas, o início da resposta pode encontrar-se na resposta de outra pergunta um pouco menos complexa: Quais são as fontes de informação da sua empresa? E ainda… Como a informação chega aos seus funcionários?

Já comentei em um Insight anterior – Funcionários: os primeiros porta-vozes de uma empresa – sobre a importância de manter funcionários bem informados. Por isso, pequenas, médias e grandes empresas precisam prospectar, elaborar e disseminar mensagens estratégicas ou não, e que influenciarão direta ou indiretamente nos resultados do seu negócio.

Um Treinamento bem orientado de Comunicação Interna é capaz de oferecer não apenas ferramentas, mas as melhores estratégias para engajar os funcionários de uma empresa.  Vamos tentar entender como isso acontece em 3 passos:

O passo número 1 é entender que Comunicação Interna é diferente de Endomarketing. Em linhas gerais, e sendo bem objetivo, podemos dizer que a Comunicação Interna são os processos comunicacionais, ou seja, a forma com que a empresa vai conversar com seu público interno; o Endomarketing por sua vez são as interações que acontecem entre a empresa e seus funcionários e está diretamente ligado à cultura organizacional

Informação no ambiente corporativo

 

O passo número 2 exige um conhecimento do perfil dos funcionários de sua empresa. Isto será determinante para definir os discursos e as ferramentas mais eficazes para alcançar o objetivo; e nem sempre a solução estará em apenas uma ferramenta…

Informação no ambiente corporativo

E o passo número 3 são os resultados! Como vamos mensurar a eficiência de todo esse planejamento? Números, gráficos, pesquisas… Qual a melhor forma de fazer isso? A melhor forma de encontrar os resultados de um bom trabalho de comunicação interna está na “individualidade” de cada empresa, pois cada realidade determinará a relevância dos indicadores escolhidos para este trabalho.

Informação no ambiente corporativo

0/5 (0 Reviews)
Gostou do artigo?