Como o filme institucional pode ajudar sua empresa?

Por João Pedro Andrade

O vídeo institucional é a utilização do audiovisual em prol de uma empresa ou organização. Seu uso pode ser tão amplo quanto a imaginação permitir: treinamentos, apresentações em eventos, transmissões ao vivo ou qualquer outro tipo de material em vídeo que promova uma marca, produto ou empresa.

No entanto, o vídeo institucional não deve ser confundido com o filme publicitário, pois enquanto esse é voltado para o público em geral, o primeiro busca atingir um público específico, o stakeholder. Ele pode apresentar resultados financeiros a investidores, além de novas iniciativas da empresa ao seu público, vídeos-aula, seminários aos seus funcionários etc.

Nos últimos dez anos, o crescente acesso à tecnologia somado à proliferação de plataformas de vídeo na web transformaram um processo caro, trabalhoso e pouco eficiente, em um elemento acessível e valioso a qualquer empresa que tenha uma mensagem e uma boa ideia.

De acordo com uma recente pesquisa, 96% das empresas B2B utilizam vídeos em suas ações e 73% dizem que a produção afetou positivamente seus resultados.

E a razão para esse rápido crescimento da criação de filmes institucionais vai além da acessibilidade financeira. Ter vídeos no site de uma empresa pode aumentar não somente o número de visitantes, como também o valor e resultado de cada visita. Isso acontece porque, desde a compra do YouTube em 2006, o Google criou “grande apreço” pelos vídeos e tem uma aba de busca específica para eles, o que duplica a chance da empresa ser encontrada.

A produção também auxilia no engajamento do público, que passa mais tempo em sites que contém material audiovisual. Vídeos também podem comprimir um grande número de informações em um curto período de tempo, o que facilita a compreensão de processos ou produtos complicados.

Ainda assim, é importante lembrar que vídeos institucionais podem ser incrivelmente chatos e ineficientes se não forem feitos por produtoras de vídeo que tenham um trabalho sério. A empresa contratada deverá ter a habilidade de transformar a mensagem de seu cliente em um produto interessante e único.

A produção audiovisual é uma área em constante expansão tecnológica. Novos equipamentos e plataformas estão sendo desenvolvidas e distribuídas a todo tempo, criando assim meios cada vez mais inovadores de comunicação entre empresas e stakeholders. YouTube, Facebook e Twitter foram, nos últimos anos, veículos de divulgação e (mais importante) viralização de personagens, campanhas e produtos. Inovações como câmeras que filmam em 360º e a VR (Realidade Virtual) fazem ainda promessas de um futuro avassalador para o audiovisual. E tudo isso pode ser convertido em novas oportunidades para empresas que tenham interesse em inovar e impactar.

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