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5 dicas de diagramação para feed do Instagram

5 dicas de diagramação para feed do Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contanto com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Destes usuários, 80% seguem o perfil de alguma marca na plataforma, segundo dados divulgados pelo próprio Instagram. Mas será que a sua marca sabe se destacar nessa plataforma e evitar o overview do posicionamento? Pensando nisso, separamos 5 dicas de diagramação para feed do Instagram que farão seu negócio se destacar na rede social queridinha do momento.

Desde tempos de Fotolog e Flogão, o universo online tem sido direcionado ao compartilhamento de imagens, chegando hoje ao Instagram, rede que só fica atrás do Facebook quando o assunto é engajamento dos usuários. Nessas plataformas o objetivo é compartilhar imagens que dizem muito sobre você, sua marca e seu posicionamento. Com tantas atualizações e mudanças de algoritmo nem tudo o que é publicado aparece para seus seguidores, o que os leva, muitas vezes, a acessar diretamente seu perfil e visualizar seu feed.

E, como numa apresentação institucional, a forma como as imagens são dispostas dizem muito sobre seu posicionamento no Instagram. Imagens com qualidade e bem produzidas são como manchetes, levam o seguidor a acessar o conteúdo e quem sabe iniciar uma jornada de compra ou relacionamento com a marca. Imagem é conteúdo! O conteúdo visual no Instagram chega a ser mais relevante que a informação elaborada no post. Mas, também não precisa ser uma super produção, porque as pessoas querem ver o “real life” dos perfis.

Antes das 5 dicas vai uma sugestão: já pensou em seguir o próprio Instagram no Instagram? É uma ótima tática para ter sempre por perto referências sobre como os especialistas da plataforma estão usando e abusando dos recursos disponíveis.

 

 

 

 

5 dicas de diagramação para feed do Instagram

Imagem Instagram/ @Instagram

 

Então anota aí 5 dicas de diagramação para feed do Instagram para dar um upgrade na comunicação visual da sua marca:

1. Coerência: texto e imagem precisam conversar, eles se complementam
2. Personas: explore informações físicas que representem seu posicionamento de mercado. Conheça seu público e identifique suas personas.
3. Qualidade: fotografias em alta qualidade são regra. Invista em um ensaio ou um bom banco de imagens
4. Curadoria: faça uma boa seleção de imagens e nada de postar fotos com equipamentos eletrônicos desligados, repetir imagens ou usar fotos parecidas
5. Real life: publique imagens que tenham ligação com a sua realidade, sem edições exageras; aposte na diversidade!

Lembre-se: seu feed é o seu cartão de visitas no Instagram!

Por Lívia Caixeta 

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Os valores da empresa através da gestão de imagem

Os valores da empresa através da gestão de imagem

Construir uma imagem positiva de sua empresa perante o mercado é um dos objetivos de todo e qualquer negócio. Uma das principais estratégias para atingir este objetivo retratar os valores da empresa através da gestão de imagem, criando uma reputação marcante e assumindo assim um posicionamento claro diante de seus clientes. E para que sua empresa crie essas raízes sólidas com seu público-alvo e se destaque diante do mercado, sua comunicação precisa ser eficaz, atualizada e compatível às atuais demandas corporativas e sociais.

A vantagem em apostar na comunicação visual é saber que ela possui um grande potencial de recepção e atinge um número maior de pessoas do que a comunicação escrita, por exemplo. Além de ser instantânea, é facilmente compreendida. É preciso ter em mente que 80% da memória humana está associada às imagens e figuras, então, investir nesse ramo com certeza é uma aposta certa.

Marketing visual

Durante o processo de criação tenha certeza de como deseja que seu cliente veja a sua marca e de que forma você quer que seja divulgada. Não é somente os serviços prestados pela organização que devem chamar a atenção, mas os valores e princípios da empresa através de elementos visuais. Tipografias, cores e objetos possuem significados e dentro deles uma mensagem a ser passada. Se o seu objetivo é vender a marca e atingir grandes escalas, é preciso deixar explícito a identidade do seu negócio.

Antes de tudo, deve-se saber que o processo de gerenciamento de imagem é algo frágil e que demanda muito cuidado, pois qualquer deslize pode ser fatal ao futuro da organização, já que, com a crescente ascensão do espaço digital, qualquer um pode ser influenciado por opiniões alheias e julgamentos podem deixar marcas na imagem de sua empresa de forma irreversível. Por isso, estudar a fundo seu público-alvo e estar ao máximo alinhado aos seus pensamentos é o que irá ajudá-lo a traçar seus próximos passos.

Cor que comunica: como construir uma identidade visual

A identidade irá fazer com que o público-alvo tenha vontade de conhecer seus serviços. Será o fator persuasivo de venda e transmitirá uma mensagem sobre a qualidade de seus produtos, de forma que fará com que seja compartilhada e recomendada.  O que a torna única e diferente de outros segmentos semelhantes dentro do mercado?  Investir em identidade é investir no futuro de seu brand e garantir seu espaço. Com isso, a relação empresa-cliente-consumidor será de confiança, tornando sua marca um ideal de credibilidade e moldando uma reputação positiva, fortalecendo seus princípios.

Transparência e alinhamento

A comunicação corporativa vai muito além da criação de texto, mensuração de resultados e encontros de relacionamento. Gerir imagem também é dar prioridade ao conteúdo visual que sua empresa disponibiliza ao público através de redes sociais, press kits, folders e logomarcas. Tem a ver com a identidade visual que seu negócio se resume e, principalmente, se alinha às necessidades de seu cliente.

No entanto, consolidar identidade é um processo complexo que envolve estratégias de monitoramento e alinhamento entre cliente-empresa. Estar ciente sobre user experience – o comportamento e experiência do seu público – e o que ele espera da sua organização é fundamental para determinar quais tipos de imagem serão formadas e como os valores podem ser evidenciados através dos elementos visuais. O público demanda inovação.  A conexão com o consumidor e cliente reflete na estratégia da empresa e investir no visual é um dos pilares do sucesso de um negócio.

A partir do momento em que você consegue transmitir os valores de sua empresa através da comunicação visual, sua marca fica mais próxima de estar consolidada no mercado e de ser reconhecida no ambiente corporativo, garantindo um posicionamento efetivo. Os elementos visuais determinarão seu destaque perante a concorrência e será um elemento estratégico fundamental para os futuros projetos e para a gestão de imagem

Ciclo de vida

Mais importante do que construir uma identidade e gerir imagem, é sustentar sua reputação. Toda marca precisa ser administrada. Não adianta criar uma estratégia, estabelecer uma reputação e esquecer dos diagnósticos. São eles que irão determinar o ciclo de vida de sua marca, se ela está crescendo e o que precisa para atender às demandas atuais.

A marca precisa estar constantemente em diálogo com seus clientes e consumidores, precisa assumir um posicionamento e fazer jus aos valores da empresa. Só dessa forma que irá gerar confiança e maior credibilidade aos seus pares. Precisa se mostrar transparente, dizer o que deseja alcançar e onde quer chegar.

Ações e comportamentos são cruciais para a manutenção de gestão de imagem. Apostar em uma identidade marcante não só fará com que sua marca seja lembrada com mais facilidade, mas se, ao mesmo tempo, ela estiver alinhada aos princípios, valores e objetivos que sua empresa deseja alcançar, terá desenvolvido uma reputação de peso perante o mercado, além de atrair outras potenciais marcas e investidores.

Por Ana Luiza Antunes

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Cor que comunica: como construir uma identidade visual

Como construir uma identidade visual? Um dos grandes erros das empresas ou de profissionais de comunicação ao definir essa identidade da marca é pensar em um logo e em uma ou mais cores e aplicá-las, sem um propósito, ou seja, sem construir a personalidade da empresa. Mais importante do que se imagina, esse conceito vai além da apresentação dos elementos visuais, logotipo, cores e fontes. Presente digital ou offline, a identidade é a materialização da missão, visão e valores de uma empresa, produto ou serviço; reflete o posicionamento estratégico e os valores tangíveis e intangíveis.

Embora importantes, sem um conceito apropriado, os elementos visuais tornam-se apenas objetos decorativos. Apenas como exemplo: em supermercado médio existem no mínimo 4 mil produtos de diferentes marcas. O que te faz lembrar e comprar sempre as mesmas marcas?

De certo, os valores tangíveis são importantes na escolha de um produto, porém os intangíveis como a ética da empresa ofertante, a humanização, os benefícios ao meio ambiente etc., principalmente hoje em dia são fatores decisivos para compra.

Só para ter uma ideia, pesquisa recente realizada pela Union + Webster apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Sendo que, 70% dos entrevistados afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais caro por marcas sustentáveis.

Mais importante do que traçar um plano pensando apenas nos elementos visuais, antes de criar a comunicação visual da marca é necessário primeiro definir a Brand Persona, que nada mais é do que a personificação dos valores de uma marca.

Blogs e sites podem ajudar a vender mais?

Estudar também as Buyers Personas, ou seja, personagens semifictícios que representem os clientes, será útil. Por meio da identificação desses personagens, será possível traçar uma estratégia que dialogue e leve em conta seus anseios e dores. É relevante analisar que grande parte das decisões de compra são realizadas com base nas preferências e estilo de vida do consumidor, sua personalidade, valores e status social.

Antes de aplicar os elementos visuais, também, vale a pena estudar a chamada psicodinâmica das cores e seus impactos no público-alvo. Dependendo da região, não será de bom tom usar determinada cor. lustrando, no Japão, as cores são ativos importantes. Elas norteiam os rituais religiosos, vestimentas, arquitetura e artes. A cor azul, por exemplo, é indicada mais para as mulheres e crianças, pois indica pureza e limpeza. Uma marca que quer vender um produto exclusivamente masculino, nunca deveria usar azul em uma campanha de comunicação.

Para construir uma comunicação visual assertiva é importante fugir do óbvio e comunicar com verdade, construindo marcas fortes, originais e que impactam. Pessoas se sensibilizam com histórias verdadeiras. Em uma sociedade pós-digital, cada vez mais existe uma preocupação com produtos, serviços e negócios que vão muito além das necessidades básicas.

Lembre-se, a “cor que comunica” é atitude e os valores que estão intrínsecos na marca, não apenas os elementos visuais visíveis. E aí, já sabe como construir uma identidade visual? Venha conhecer nossa equipe de criação e elaborar soluções de comunicação para a sua marca.

Por Rodrigo Freitas 

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#Pride empresas comunicam diversidade por engajamento ou por posicionamento

#Pride: empresas comunicam diversidade por engajamento ou por posicionamento?

Organizações de diferentes setores têm aplicado diretrizes de comunicação que abraçam o universo LGBTQA+, mulheres, negros e outras parcelas da população consideradas minorias. Essa escolha editorial faz com que a marca engaje diferentes públicos e se posicione sobre um tema de alta relevância. Porém, existem marcas que acertam na hora de comunicar diversidade (tanto por realmente aplicarem diversidade, respeito e igualdade de oportunidades no dia a dia da empresa, quanto pela forma como optaram por passar essa mensagem e abraçar a causa publicamente) e outras que erram de forma brutal e ficam com sua reputação manchada dentre seus clientes.

#Pride na prática

Segundo o estudo Edelman Trust Barometer de 2019 – que ouviu 33 mil pessoas de 27 países com o objetivo de mapear a confiança dos cidadãos em relação a ONGs, governo, empresas e mídia – pode-se dizer, em uma análise geral, que pessoas confiam mais em pessoas do que em instituições ou empresas. E esse reconhecimento será ainda maior se as pessoas reconhecerem seus propósitos expressos em seus ambientes de trabalho e nas marcas que consomem.

Outro levantamento da pesquisa diz respeito a como as marcas se comportam fora da empresa. 73% dos brasileiros afirmam que os CEOs deveriam promover mudanças em vez de esperar que o governo as imponha. E 61% acreditam que as empresas podem gerar mudanças positivas em relação a preconceito e discriminação. Ou seja: as pessoas buscam representatividade e mudanças nas empresas onde trabalham e de que consomem.

#Pride: empresas comunicam diversidade por engajamento ou por posicionamento?

Recentemente, a Adidas lançou uma campanha protagonizada pela cantora Pablo Vittar para celebrar o orgulho LGBTQA+. Além de uma grande aceitação do público, também houve a parcela que questionou a marca em seu Instagram pela escolha e pela abordagem. A Adidas se prontificou , respondeu a todos os comentários negativos sobre a campanha e explicou que esse é seu posicionamento, independente dos haters.

Nessa conjuntura, temos o óbvio: dentro ou fora da empresa, o preconceito contra homossexuais e transsexuais é considerado um crime equivalente ao racismo. Se sua empresa externaliza nas redes sociais, por exemplo, que abraça causas LGBTQA+, porém “atrás dos palcos” descrimina, não emprega minorias nem as coloca em cargos de confiança, será fiscalizada por seus consumidores e severamente criticada publicamente.

Pink Money

O potencial econômico do público LGBTQA+ movimenta cerca de 917 bilhões de dólares somente nos Estados Unidos (segundo um levantamento de 2016 divulgado pela Organização Mundial do Turismo). Para representar empresas, marcas ou artistas que se utilizam desse potencial para se promover, popularizou-se o termo Pink Money. O blog do Põe na Roda publicou recentemente uma lista com dez marcas, entre elas Riachuelo e Barila, por exemplo, acusadas de usar as causas LGBTQA+ apenas para autopromoção.

A busca é por verdade. Marcas precisam sair da neutralidade e se posicionar frente aos debates e demandas da sociedade. O consumidor quer entender quem são aquelas pessoas com quem ele está se associando quando consome um produto ou entra em uma empresa. Marcas sólidas comunicam mensagens sólidas. O que a sua está comunicando?

Por Nathalie Portela

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O que levar em conta para produzir conteúdo em blogs corporativos

O que levar em conta para produzir conteúdo em blogs corporativos

Sua empresa sabe o que levar em conta para produzir conteúdo em blogs corporativos ? A produção de conteúdo online é uma estratégica de digital valiosa para as empresas ampliarem sua visibilidade e, consequentemente, seus resultados e vendas. Em sua última edição (2018), a pesquisa Content Trends, produzida pela Rock Content, mostrou que 73% das empresas entrevistadas adotam um plano de marketing de conteúdo para suas estratégias de comunicação.

Dentre as empresas que utilizam essa estratégia, segundo a mesma pesquisa, a geração de visitas nesse caso é 2,6 vezes maior que sem aplicação de marketing de conteúdo e a de leads 3,7 vezes maior.  Outro número que chama muita atenção é com relação ao blog corporativo: suas publicações apresentam um grande impacto na média mensal de visitas, ampliando esse alcance em 2 vezes.

E é exatamente sobre a produção de conteúdo para blog corporativo que falaremos um pouco mais neste artigo. Primeiro, precisamos esclarecer que é altamente recomendado que a empresa desenvolva uma estratégia, levando em consideração alguns pontos importantes como público-alvo, periodicidade, expertise e linguagem.

Como aumentar o engajamento do email marketing

É essencial ter em mente qual será o público e como o conteúdo pode agregar e contribuir; definir um cronograma de postagens e cumprir, criando uma regularidade; levar em conta toda a expertise e conhecimento da companhia para oferecer um conteúdo relevante e com autoridade; e prestar atenção na linguagem utilizada de acordo com o negócio e público a ser atingido.

Também vale ressaltar que para produzir conteúdo em blogs corporativos e este ser capaz de atrair e reter a atenção do público, o conteúdo deve ser o mais informativo possível. Não se trata de um material de propaganda e publicitário. O objetivo principal é fazer com que a empresa seja reconhecida por ser uma fonte confiável de informações, gerando, dessa maneira, resultados de forma orgânica ao negócio.

Por Daniela Dálio

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3 dicas para aumentar o engajamento do seu email marketing

Como aumentar o engajamento do email marketing

Você sabe bem qual a importância do email marketing na sua estratégia de conteúdo digital. Essencial na distribuição dos conteúdos, qualificação e nutrição de Leads, muitas vezes é a partir de um bom trabalho nesse formato que você vai influenciar a decisão de compra do seu cliente. Mas se suas as taxas de abertura e de cliques estão caindo, talvez seu conteúdo seja pouco relevante, pouco personalizado e a frequência esteja inadequada. Isso gera um fenômeno que chamamos de fadiga de marca. Aqui vão 3 dicas para te ajudar a evitar isso e aumentar o engajamento dos email marketing.

Estudar o comportamento do usuário e apostar em conteúdos relevantes podem ajudar a alavancar suas métricas de engajamento

  1. Acerte nos assuntos e abordagens

Pense nas intenções do seu Lead. Você conseguiu o email dele por algum motivo, certo? Quais dados ele te ofereceu? O que ele busca se inscrevendo na sua lista? Será que enviar um email apresentando suas novas contratações faz alguma diferença para ele? Um dos erros mais comuns nesse formato é disparar emails com informações institucionais, conquistas da empresa e outras coisas absolutamente irrelevantes para o cliente. É nesse ponto que você começa a se tornar um inconveniente na caixa de entrada dele. Sua marca está ali, sempre aparecendo, mas nunca com relevância. Adivinha o que vai acontecer? Sim, seus emails vão direto para a lixeira, ou seu Lead vai cancelar a inscrição. Ou seja, ninguém está prestando atenção no que você diz. Isso se chama fadiga de marca.

Para evitar que isso aconteça, um bom começo é entender o que esse Lead espera a partir das informações que ele já te ofereceu. Se você tem um e-commerce de vinho e ele se inscreveu na sua lista para saber mais sobre vinhos de entrada, certamente é um bom começo você usar esse dado para segmentar um belo artigo sobre vinhos de entrada para ele. Sua chance de ser notado aumenta e o caminho para mais engajamento é muito mais fácil.

  1. Acerte na frequência

Mesmo mapeando os interesses e informações do seu Lead, será que é mesmo necessário mandar conteúdos todo dia para ele? E mais: você tem tanto assunto assim para destrinchar? Pense no seu próprio email: o que acontece quando você acessa sua caixa de entrada e lá estão vários email marketings de uma mesma empresa? Isso mesmo: lixeira neles! Mesmo que os assuntos mais relevantes para você estejam ali, aquilo tudo virou paisagem. É algo que também se enquadra na tal fadiga de marca.

Dar opções para seu Lead selecionar os assuntos mais relevantes para ele, a periodicidade mais interessante e os dias que prefere receber seus conteúdos são formas de melhorar seu engajamento. A personalização é uma das principais ferramentas para construir um bom relacionamento com seu Lead.

Blogs e sites podem ajudar a vender mais?

 

  1. Note para ser notado

Como tudo no Marketing Digital, os testes devem estar presentes na sua estratégia de email marketing. Experimentar segmentações, horários, novos assuntos, novas abordagens e outras formas de se aproximar do seu Lead são coisas que te fornecerão dados fundamentais para otimizar seu conteúdo e sua frequência para evitar passar batido. Note os comportamentos dos seus Leads, os feedbacks que eles te dão, e a partir disso desenhe uma experiência que seja feita para ele. Isso certamente aumentará seu engajamento e evitará que você passe batido.

Conclusão

Personalização e aprendizado são os caminhos para evitar que o destino do seu conteúdo seja a lixeira e aumentar o engajamento do email marketing. Observar interesses para oferecer as informações que o usuário considera úteis, respeitar a frequência com que ele deseja receber novos conteúdos e testar caminhos para definir uma experiência mais adequada para cada Lead são boas práticas que evitarão que seus e-mail marketings sejam ignorados e alavancarão seu engajamento.

Por Felipe Vaitsman

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5 dicas para começar a usar estratégias de SEO

5 dicas para iniciantes em estratégias de SEO

Se sua empresa ainda está engatinhando nas estratégias de digital e pretende se destacar nos conteúdos online, o segredo é desenvolver boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e buscar manter o site nas primeiras opções de resultados exibidos pela ferramenta. Mas, se ainda não conhece todos os segredos e acha a otimização de busca algo muito complexo, confira abaixo 5 dicas para iniciantes em estratégias de SEO e alavanque seu site!

Ser relevante dentre as muitas opções que aparecem na busca do Google e outros sites de pesquisa (Bing, Yahoo etc.) é uma tarefa essencial e bastante complexa para estratégias de marketing digital, afinal, quem não é visto, não é lembrado. O posicionamento dos resultados de uma pesquisa nas ferramentas de busca pode ser considerado quase como uma competição, pois os sites disputam entre si o “topo” da lista, como se fosse um pódio. Para tanto, é necessário conseguir rankings cada vez melhores nos sites de pesquisa entre outros muitos sites que podem falar do mesmo assunto que o seu.

  • Palavras-chave

As palavras-chave são o “GPS” para que o site seja localizado. É imprescindível que elas direcionem o público-alvo ao site, e que os usuários fiquem satisfeitos com o conteúdo que encontram. Esse deve ser o primeiro passo de uma estratégia de SEO.

É importante pesquisar quais são as palavras-chave mais utilizadas em buscas sobre o nicho do seu negócio. Isso significa que os termos devem atrair o público-alvo correto para o tipo de conteúdo disponibilizado.

Outro ponto importante é que as palavras-chave apareçam frequentemente no site ou páginas referentes ao assunto, ou seja, deve haver uma otimização entre o conteúdo do site e a ferramenta de busca. Para isto, é necessário criar uma densidade das palavras-chave, ou seja, elas devem ser inseridas em títulos, textos e URL como formas de vincular o conteúdo à busca.

Não é necessário que o termo seja exato (por exemplo, se o seu termo é “dicas para SEO”, pode ser alterado para “dicas de SEO”) e podem ser utilizados sinônimos. Aliás, é positivo criar variações da palavra-chave.

5 dicas para bombar o blog da sua empresa

Parece uma dica banal, mas vale sempre ressaltar que conteúdo de qualidade ganha mais visibilidade. E qualidade significa ser original, escrever bem e falar com propriedade. Copiar conteúdo, além de não ser ético, é passível de punição dos sites de busca.

Além disto, o conteúdo deve ser envolvente e precisa ter como foco as palavras-chave. Perder o “fio da meada” durante sua construção gera perda de interesse ao leitor.

  • URL

Crie URLs curtas e com nomes relacionados à busca. Dessa forma, é mais fácil a identificação do conteúdo e não gera desconfiança. Outro ponto é que links grandes são facilmente vinculados a sites de pouca credibilidade.

  • Meta description

As metas descrições nada mais são que os pequenos textos que aparecem logo abaixo do título na pesquisa do Google (ou outro site de pesquisa). Esse texto precisa falar rapidamente e de forma clara sobre o que se trata o conteúdo que será exibido quando o usuário clicar no link. Parece simples, mas muitas pessoas esquecem desse detalhe e, como a primeira impressão é a que fica, é bom ter cuidado e saber escolher o que aparecerá na descrição para conquistar o público-alvo.

  • Monitore os resultados

Não adianta fazer uma estratégia impecável de SEO e não saber se foi eficaz. Acompanhar os resultados e monitorar como o seu site classifica as palavras-chave são tão importantes quanto o próprio planejamento. Tenha um cronograma de monitoramento e o siga à risca, pois o ranking nas ferramentas de busca leva tempo e precisa de cuidados. Avalie seus erros e acertos e determine um prazo para que suas metas sejam alcançadas. Reavalie sua estratégia se o desempenho não for bom. Lembre-se, ter um site relevante demanda trabalho e requer cuidado e atualizações constantes.

Curtiu as dicas para iniciantes em estratégias de SEO? A Race Comunicação é especialista em produção de conteúdo e pode ajudar a sua empresa a alavancar o site e melhorar as vendas. Venha tomar um café conosco e conhecer mais sobre o assunto!

Por Vanessa Assis

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Blogs e sites podem ajudar a vender mais?

Blogs e sites podem ajudar a vender mais?

Blogs e sites podem ajudar a vender mais? Logo de cara, já podemos afirmar que sim! E para explicar a resposta, devemos primeiro compreender quem está na ponta da comunicação: o público-alvo.

Das constantes e velozes mudanças que o mundo tem enfrentado, um novo tipo de consumidor emergiu. Ele é mais exigente, altamente conectado e possui poderes que há alguns anos eram inimagináveis. Com poucos cliques, é capaz de comparar preços, ler opiniões sobre produtos e ter acesso a experiências de outras pessoas. E caso se aborreça com o atendimento ou serviço adquirido, pode recorrer a um oceano de plataformas para reclamar publicamente.

E tem mais um detalhe: esse consumidor também não gosta de ser interrompido. Seja na leitura de suas notícias, no meio de seus filmes ou por ligações em seu celular, ele detesta abordagens invasivas, precisamente as que o marketing tradicional utiliza para tentar vender coisas para ele. Muitas vezes, o resultado é o oposto do esperado: a pessoa passa a associar o nome da marca ao distúrbio da sua paz. O anúncio assume um aspecto intrusivo, ilegítimo. Afinal, tenta disputar a atenção do usuário com o conteúdo que de fato o atraiu para aquele ambiente – seja o rádio, a TV, internet ou um veículo impresso.

Acontece que nós estamos fugindo de tudo aquilo que não nos interessa. E propagandas indesejadas estão no topo desta lista. É preciso atrair e se relacionar, não bombardear incessantemente. O marketing, mais do nunca, precisa ser consensual.

Este é o ponto em que voltamos à pergunta inicial. Sites e blogs podem ajudar a vender mais? Sim! E o mais importante, sem serem abelhudos.

O segredo está no tipo de conteúdo produzido e na forma de oferecê-lo ao público.

O primeiro passo é identificar a persona, ou seja, personagens criados a partir de comportamentos comuns dos tipos sociais com quem uma marca pretende interagir. É como imaginar um cliente ideal, levando em conta seus gostos, classe social, faixa etária, preferências, aspectos que o desagradam, recorte geográfico, entre outros.

Como a produção de conteúdo se adequa ao seu negócio

Com este perfil traçado, é hora de pensar quais temas têm potencial para atrair este público específico. O que essas pessoas procuram? Por dicas de culinária, curiosidades sobre o universo dos super-heróis, decorações modernas, práticas de yoga, o melhor jeito para dobrar roupas de cama, como concertar uma cadeira ou de que forma lidar com chefes chatos?

É neste ponto que o blog ou o site podem atrair sua atenção. Mas, para isso, devem possuir conteúdo informativo, de qualidade e sempre atualizado. Se a empresa começa a ajudar seu público-alvo, com informações realmente úteis para ele, as chances de transformá-lo em um lead (potencial comprador) é muito maior. Quando o consumidor precisar de algum produto ou serviço do leque da companhia que o auxiliou, com certeza esta empresa estará entre suas primeiras opções.

Somar estratégias de comunicação é essencial para se destacar e converter “estranhos” em clientes e, até mesmo, em promotores de uma marca. Sem dúvida, no contexto de grandes transformações em que vivemos, blogs e sites são ferramentas poderosas para alavancar vendas, pois compartilhar conhecimento gratuito é uma das maneiras mais eficientes de encantar.

Por Thaigo Eid

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Dicas para bombar o blog da sua empresa

5 dicas para bombar o blog da sua empresa

Se você conhece um pouco sobre content marketing, já deve saber que: 1. ele é uma parte essencial da estratégia de uma empresa atualizada e 2. um blog de qualidade para sua empresa pode trazer mais acessos ao seu site e aumentar a sua possibilidade de geração de leads. Mas blogs bombados dificilmente nascem do dia para noite e tão pouco são frutos do acaso – pelo menos não nos dias de hoje onde existem mais de 350 milhões deles disponíveis na rede. No entanto, existem direcionamentos que, se estudados cuidadosamente e seguidos a rigor, podem aumentar a chance da sua empresa ter um blog bastante acessado nas redes. Confira 5 dicas para bombar o blog da sua empresa!

  1. Conteúdo em primeiro lugar

A maioria dos potenciais clientes que virem procurar o blog da sua empresa estarão em busca de uma maneira para resolver um problema e/ou aprender algo sobre alguma questão. O seu conteúdo deve estar preparado desde o momento do planejamento para entregar esses valores.

E por mais que você acredite que seu produto é incrível e a grande solução para diversos problemas, busque seguir uma medida de 80/20 – 80% de conteúdo voltado a agregar valor ao seu visitante através de educação e 20% voltado à sua empresa e seus produtos. Confie em mim, será muito mais valioso você estabelecer seu papel como expert do que apostar em autopromoção.

E é claro que você não vai produzir conteúdo para todos os tipos de perfil. Busque pensar como seus clientes e prospects – quais são os problemas que os levaram a buscar uma empresa como a sua? Essas serão algumas das perguntas que seu blog corporativo poderá se propor a responder.

  1. O que atingir?

Outro ponto que deve ser levantado é o que é um blog bem-sucedido para sua empresa. Afinal, sucesso pode ser medido de diversas maneiras. Você pode almejar mais acessos, maior geração de leads, viralização nas redes sociais, melhor comunicação com seu público e muito mais. Então reflita qual é o objetivo desse blog para que você não desperdice um caminhão de tempo em algo que, no fim, não lhe trará o benefício esperado.

Processos para despertar a criatividade

  1. “A gente se encontra por aí”

Ter um conteúdo de qualidade e que foi idealizado para atingir os objetivos da sua empresa não vai adiantar nada se você postou um texto hoje, o anterior, há dois meses, e o antes desse, na Copa do pentacampeonato. Tenha consistência! Ainda que não seja diariamente, mantenha seu blog atualizado. Poste com frequência para ser lembrado como um blog que contém sempre material fresco e contemporâneo.

No entanto, não esqueça da nossa dica número um. De nada vai adiantar postar com frequência se seu conteúdo não é relevante. Nesse mundo, o conteúdo é rei! E mais, procure não postar textos com muito pouco de intervalo, porque o segundo pode acabar “canibalizando” a relevância do primeiro. Organize o calendário de conteúdo do blog, divida os conteúdos e, ao invés de postar três textos em um dia, poste-os ao longo da semana.

  1. A palavra escrita e além

Reflita se a sua mensagem não pode ser colocada de outras maneiras além do texto. A internet pode oferecer muitas possibilidades, então não tenha medo de ser ousado e criativo. Talvez seja possível passar a informação que você deseja através de um vídeo (que, inclusive, se for embedado diretamente do YouTube, irá promover seu SEOSearch Engine Optimization).

Ou talvez a mensagem precise ser destrinchada e uma análise através de um debate com especialistas seja o que você procura – um conteúdo perfeito para ser desenvolvido em áudio através do formato podcast. Ou talvez você tenha um designer à disposição, e um belo infográfico seja o caminho para esse conteúdo. Enfim, a rede está repleta de oportunidades para quem quer estar fora da caixa.

  1. Blog não é bagunça

Ter um bom conteúdo é muito bom, assim como ter consistência nas suas atualizações. Mas de que vai adiantar tudo isso se o visitante não for capaz de encontrar as informações que ele procura? Por isso, é muito importante ter um blog organizado e simples – às vezes menos é mais.

Aposte em menus e links que ofereçam as palavras chaves daquilo que você pode oferecer de conteúdo no seu blog. Quanto mais rápido o visitante for capaz de encontrar a informação que procura, mais satisfeito ele estará com experiência que você foi capaz de promover.

Essas são algumas dicas para bombar o blog da empresa. Contar com uma ajuda profissional também não faz mal a ninguém, por isso a Race Comunicação está disponível caso queira aprofundar a conversa sobre o assunto. Entre em contato conosco!

Por João Pedro Andrade

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Processos para despertar a criatividade

Processos para despertar a criatividade

Quem trabalha com desafios criativos sabe a importância de estabelecer processos para a despertar a criatividade no dia a dia. Embora isso seja essencial para o andamento do trabalho e o cumprimento de prazos, sabemos que a criatividade e a inspiração passam por desafios e bloqueios mentais. Afinal, quem nunca precisou escrever um texto, ou criar uma arte publicitária, e ficou por minutos – e até horas – encarando a tela do computador, em busca de uma luz? Por isso, precisamos de algumas técnicas para hackear a nossa criatividade.

Poucos sabem que o processo criativo começa muito antes de começar a escrever ou desenhar. Mentes criativas precisam ser estimuladas. Tudo o que recebemos do ambiente externo tem muita influência na organização de tarefas e no surgimento de ideias, das mais banais até às mais inovadoras.

Para isso, precisamos sair da rotina que estabelecemos diariamente, começando com pequenas ações, como fazer um caminho diferente para o trabalho, ir a lugares novos, experimentar um novo prato, meditar ou começar um hobby que você sempre adiou. Partindo para ações que envolvam um tempo e investimento maior: viajar, aprender uma nova língua, fazer um curso. Tudo isso contribui para que a mente se mantenha ativa e pense “fora da caixa”, como muitos gostam de falar.

Perfis corporativos: 5 dicas para acertar nos Stories do Instagram

No entanto, quando o deadline está estourando, a conversa é outra. O prazo é curto, a missão é trabalhosa e a inspiração não vem. Não saber por onde começar é muito comum – como dito anteriormente, nosso cérebro gosta da inércia. E é isso que devemos quebrar em primeiro lugar para desenvolver processos para despertar a criatividade.

Uma dica para esse momento é: comece, sem se importar com o que está criando. Escreva as primeiras palavras que vem à mente, sem se importar se fazem algum sentido (como a técnica de cut up, utilizada por músicos famosos como David Bowie e Kurt Cobain). Depois, junte as frases e transforme-as em parágrafos, ajustando e aperfeiçoando os detalhes do texto, dando sentido a ele.

Outro hack que podemos utilizar antes de começar ou quando estivermos no meio do processo criativo é buscar referências. Roube. Sim, roube! Mas não faça igual. Roube aquela ideia que você achou genial e a transforme em algo melhor, adaptado para a sua realidade. Mantenha uma pasta em seu celular, computador ou no próprio Instagram com suas referências. Afinal, boas ideias são a melhor fonte de inspiração.

A terceira dica é: olhe o problema de fora. Esse é motivo para os famosos brainstorms das agências envolverem, na maioria das vezes, pessoas que não estão envolvidas com a conta. Quando você sai da perspectiva de pessoa inserida no contexto fica mais fácil desenvolver novas estratégias e caminhos para a solução. Quanto mais incorporamos esse modus operandi e pensante no cotidiano, fica cada vez mais fácil deixar a imaginação e a criatividade fluir. E você, o que costuma fazer para fazer da criatividade um processo?

Por Bárbara Christan

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