Pesquisar
Close this search box.
wikipédia

Como utilizar a Wikipédia na comunicação empresarial?

Por Heitor Carvalho

Apesar de sua má fama no passado, a Wikipédia consolidou sua posição como fonte de conhecimento e transformou a disseminação da informação na web, tornando-se também importante no mundo da comunicação corporativa.

Com o aumento da solidez e do reconhecimento do site, a presença de um verbete sobre uma empresa na Wikipédia se transformou em algo importante na estratégia de comunicação de qualquer organização empresarial, visto que os principais motores de busca do mundo, como o Google, trazem páginas dessa enciclopédia entre os seus primeiros resultados.

A visibilidade da Wikipédia se dá por causa da sua alta autoridade de domínio. Com a popularidade da plataforma, um verbete bem construído sobre a sua empresa pode redirecionar tráfego para o seu site, além de legitimar a sua marca.

No entanto, para criar um artigo lá é imprescindível cumprir os regulamentos do projeto, como respeitar os critérios de notoriedade enciclopédica e citar fontes confiáveis e independentes para cada informação que for adicionada. Em suma, ter um verbete não é para qualquer empresa. Aliás, você sabe exatamente o que é e como funciona esse projeto?

Afinal, o que é a Wikipédia?

A Wikipédia é uma enciclopédia de licença livre escrita de maneira colaborativa que foi lançada em 15 de janeiro de 2001 pelos norte-americanos Jimmy Wales e Larry Sanger. Ao longo dos anos, tornou-se a maior obra de referência online e um dos sites mais acessados do mundo.

Seu nome foi criado por Sanger a partir da fusão do sufixo de “enciclopédia” e da palavra wiki, que em havaiano significa “rápido” e é o nome de uma tecnologia usada para criar sites colaborativos de vários tipos e formatos diferentes.

O objetivo do projeto é agregar “todo o conhecimento humano” na forma de uma enciclopédia online e gratuita. Para participar do processo de edição, basta criar uma conta e seguir as regras definidas pela comunidade de editores.

Existem versões da Wikipédia em mais 300 idiomas, sendo que cada comunidade linguística funciona de maneira autônoma. No entanto, todas seguem um conjunto de princípios básicos e são regidas pela Fundação Wikimedia, sediada na Califórnia, nos Estados Unidos.

No total, todas as versões reúnem mais de 51 milhões de artigos (mais de 1 milhão deles em português) e quase todos esses verbetes podem ser editados por qualquer pessoa com acesso à internet.

Como o projeto funciona?

A Wikipédia é escrita por editores voluntários. Na versão em português, é preciso criar uma conta para editar, enquanto em outros idiomas apenas seu endereço de IP (protocolo de internet) fica registrado.

O projeto não tem fins lucrativos, portanto não possui patrocinadores e depende quase exclusivamente de doações de editores e leitores. Esses recursos são arrecadados em campanhas anuais.

Cada artigo conta com um histórico de todas as edições feitas na página, com o registro de cada alteração, o nome do usuário que fez a edição e o horário em que ela foi realizada, o que ajuda a manter a qualidade do texto ao longo do tempo.

Como criar um verbete na Wikipédia?

Todos os verbetes devem ser escritos da maneira mais neutra possível e todos os dados devem ser apoiados por referências que sejam amplamente confiáveis (como reportagens de jornais, revistas, livros, estudos acadêmicos, etc).

O site conta com um assistente para criação de artigos que ajuda a definir, ao longo de seis etapas, o tipo e o formato do conteúdo que será adicionado, assegurando que o material cumpra as regras do projeto.

Para criar artigos, também é preciso que sua conta seja autoconfirmada, ou seja, que tenha mais de quatro dias de registro e ao menos dez edições (incluindo edições excluídas).

Iniciar um verbete sobre a sua própria marca ou empresa pode levar à desconfiança dos outros editores. Várias regras proíbem contas com nomes publicitários e que editem com o propósito único de fazer propaganda, uma forma de evitar conflitos de interesses na construção do conteúdo.

Centenas de artigos da Wikipédia são apagados todos os dias por falta de notoriedade ou por conteúdo com teor publicitário. Portanto, nunca faça autopromoção ou tente anunciar serviços ou produtos, sob o risco de ser banido da plataforma.

A melhor forma de criar um verbete sobre uma empresa na enciclopédia online é através de um texto objetivo e imparcial, com fontes respeitadas que comprovem a reputação e a dimensão dessa organização no seu nicho de mercado.

Se já existe um verbete sobre a sua empresa, mas ele precisa de melhorias, é possível conversar com a comunidade de editores antes de tentar criar uma conta e editar o texto por si mesmo.

Cada página da Wikipédia conta com uma página de discussão que pode ser acessada através de uma aba na parte superior de cada artigo. Nesse espaço é possível solicitar correções e fornecer dados e referências que possam ajudar na melhoria da página.

Está em busca de um planejamento para a comunicação da sua empresa? A Race Comunicação pode te ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais.

Posts relacionados