Tudo sobre comunicação empresarial

Por Filipe Andrade

A comunicação empresarial lida com informações em suas diferentes nuances dentro da organização. Em termos práticos, é a comunicação trabalhada para todos os públicos da instituição – internos e externos, incluindo as suas subdivisões. Abrange, portanto, a comunicação organizacional ou institucional, e a interna.

A comunicação interna está relacionada, como a própria expressão já sugere, ao fluxo interno de informações e tem como alvo os colaboradores da empresa . Entre as ferramentas utilizadas na comunicação organizacional estão jornais murais, informativos enviados via email, revistas internas, comunicados, memorandos, TV’s e rádios corporativas. Cada uma delas definida para atender a uma necessidade e periodicidade específica.

O objetivo desta comunicação é melhorar ou criar uma cultura organizacional positiva, com discursos e estratégias alinhadas em todos os níveis da companhia. Neste contexto, está inserido também o endomarketing. Por meio dele, a instituição promove uma série de ações direcionadas ao público interno que visam disseminar determinado valor ou política do negócio. Essas ações são pensadas e executadas, em geral, como forma de motivar o público interno a estar de acordo com determinada iniciativa da e deve ser executada em sintonia com aquilo que é veiculado por meio dos produtos de comunicação interna. Devem, portanto, se completar.

A comunicação institucional, ou organizacional, por outro lado, tem como objetivo a inserção organizacional da empresa no meio externo. Resumindo: fazê-la conhecida e visível junto aos stakeholders, criando, assim, um relacionamento com esse público de interesse. Este pode ser composto por clientes, fornecedores, imprensa, etc. Sendo assim, dentro da comunicação institucional devem ser consideradas as características de cada público.

Por exemplo, consumidores de determinada marca têm à disposição, como canal de relacionamento com aquela organização, páginas em redes sociais na internet (Facebook, Twitter, LinkedIn, Google +, Instagram, Snapchat, entre outros). Uma forma acessível em razão do alto número de usuários dessas ferramentas é fazer a instituição estar sempre visível junto a seus clientes ou potenciais consumidores. Nesses casos, a aposta é em ações que podem gerar engajamento do público, seja por meio de campanhas, posts patrocinados, etc. Entre os canais mais tradicionais, as instituições mantêm ainda os Serviços de Atendimento do Consumidor.

Para o relacionamento com profissionais da mídia, a assessoria de imprensa é responsável por planejar e desenvolver produtos e ações que gerem espaço nos veículos noticiosos. Esta é a estratégia proativa. De forma reativa, a assessoria de imprensa atua na prevenção ou na contenção de determinadas crises (já tratadas por aqui em outros posts), que poderão gerar algum dano à imagem da organização. Entre os produtos utilizados na assessoria de imprensa estão os press releases, áudio releases e newletters, além de ações de relacionamento, como eventos, entrega de press kits, promoção de prêmios direcionados aos profissionais de imprensa, etc.

A comunicação empresarial com todas as suas características é, portanto, a responsável por, em primeiro lugar, alinhar discursos dentro do ambiente corporativo, engajar a equipe e criar relacionamento com seus stakeholders, mantendo sempre sua imagem positiva junto a seus públicos.

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