SEO integrado com assessoria de imprensa ou relações públicas

Por Rogério Artoni

O trabalho de assessoria de imprensa, por muitas vezes foi considerado um parceiro distante do SEO (search engine optimization). Atualmente o trabalho de SEO e assessoria de imprensa devem ser pensados de forma integrada, pois um serviço complementa o outro. O SEO, ou otimização de dos mecanismos de pesquisa, visa melhorar os conteúdos de um site frente aos buscadores como o Google. Para que esse trabalho ocorra da melhor forma, palavras-chaves devem ser pensadas na produção de conteúdo e deve haver publicação de links dentro de outros portais, de preferência em sites relevantes, e que apontem para o seu site.

Desta forma, o trabalho da assessoria de imprensa, ou de relações públicas, deve estar integrado com o SEO da empresa. Pensando sempre em publicações em sites relevantes e, quando possível, ter o link para o site da empresa. Uma agência de relações públicas em São Paulo ou em Goiânia ou até mesmo em New York, e que atua desta forma, pode colaborar para elevar os acessos ao site da empresa, independente de sua localização. O importante nesse caso é a adequação à linguagem, idioma, público, publicações relevantes e palavras-chave.

Sendo assim, não é interessante ter um volume grande de links publicados em sites de baixa relevância, algo que os robôs do Google reprovam. Vale mais a agência de relações públicas tentar uma publicação relevante em um grande site, mas que contenha o link para a empresa. Muitas vezes a equipe de SEO pode dar, inclusive, insights sobre os tipos de pautas que são mais interessantes para o site do cliente. Outro ponto, é a agência de assessoria de imprensa ou relações públicas trabalhe na produção de conteúdo, ou content marketing. Escrevendo conteúdos otimizados e direcionados para o site da companhia ou para o blog. Se tiver dúvidas sobre isso, acesse esse link.

Com as duas áreas trabalhando de forma integrada é bem possível que o volume de visitas ao site do cliente tenha um crescimento exponencial e suas vendas cresçam, impactando efetivamente nos resultados da empresa que contrata uma agência de relações públicas ou assessoria de imprensa que trabalha com SEO de forma integrada. A Race Comunicação trabalha desta forma, se você tem interesse nesse serviço clique aqui e saiba mais.

* Rogério Artoni é Diretor na Race Comunicação.

Ficou interessado sobre SEO integrado com assessoria de imprensa? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.