Pesquisar
Close this search box.
Como a escolha da roupa e o controle gestual podem melhorar o seu desempenho na mídia

15 dicas para a escolha da roupa e o controle gestual em entrevistas

Por Milene Rolan

Ao conceder uma entrevista, o foco é a mensagem a ser transmitida segundo os valores da empresa, de maneira clara e didática. Contudo, a escolha da roupa, acessórios e o gestual também fazem parte do que está sendo comunicado e trabalhar estes aspectos contribuirá com a conquista de ótimos resultados na imprensa. 

Com o apoio do time de assessoria de imprensa, o seu discurso será alinhado ao que deseja comunicar, incluindo a orientação do que deve ser usado e evitado para cada tipo de mídia. Confira algumas dicas que separamos neste artigo e arrase em sua próxima entrevista!

Com que roupa eu vou?

Com a pandemia de COVID-19, as entrevistas de portais e podcasts ganharam espaço no formato de vídeos e lives. Assim, a preocupação com o que vestir não se limita apenas às oportunidades geradas na televisão. A escolha da roupa não deve fugir do seu estilo ou personalidade, isso é algo que não desejamos que mude, mas sim ter atenção para o formato de vídeo, perfil do veículo e o cenário. Vamos entender melhor? 

  • Se a cor do cenário for branca, o ideal é evitar roupas claras para que sua imagem não perca o destaque no vídeo. 
  • No caso do local possuir cromaqui (técnica de efeito visual que sobrepõe uma imagem a outra por meio do anulamento de uma cor padrão), é interessante verificar com a produção qual a tonalidade utilizada e evitar roupas da mesma coloração. As cores do cromaqui mais usadas são verde e azul.
  • Prefira vestes lisas e de cores neutras para ficar com um visual mais clean. Estampas com bolinhas, listras, xadrez e desenhos podem provocar o efeito moiré no vídeo – quando há a percepção de movimento dos elementos na roupa.
  • Opte por peças sem marcas ou a logomarca de sua empresa. O uso da propaganda por meio da vestimenta pode não ser bem-visto por determinados veículos de imprensa. Melhor evitar alguma situação que não seja tão bacana, não é mesmo?

Além da roupa, e os acessórios?

Você já deve ter ouvido a expressão “menos é mais”, não é? Para o uso de acessórios em entrevistas isso se aplica de modo a não tirar o foco da entrevista: você! Além disso, as peças grandes podem fazer barulho e causar ruídos no microfone, situação desconfortável para quem assiste à sua entrevista.

  • Opte por acessórios pequenos e que não causem barulhos. Brincos, colares e pulseiras menores são mais indicados para entrevistas no audiovisual.
  • Evite o uso de joias ou bijuterias com brilho em excesso. 
  • Se você gosta de usar maquiagem mais carregada, considere usar um pouco menos para não sobrepor o foco da entrevista e as informações que deseja passar.
  • Se você pretende usar gravatas, separe opções com larguras menores, que são mais elegantes e modernas. Selecione também opções lisas ao invés das estampadas, para manter a atenção no que você tem a dizer.

Como controlar o gestual nas entrevistas?

Agir de maneira natural durante a entrevista é a melhor forma de atingir um excelente resultado. Porém, evitar alguns vícios de linguagem corporal e expressões faciais podem favorecer sua apresentação diante das câmeras. Vamos às dicas?

  • Deixe as costas eretas, de forma que sua postura fique confortável e natural, tanto para você quanto para quem acompanha a entrevista. 
  • Não movimente as mãos e os braços em excesso enquanto estiver falando. No dia a dia temos esse vício gestual, mas no vídeo o resultado não é bom.
  • Evite balançar muito as pernas, porque isso pode transmitir nervosismo e ansiedade. Além disso, você pode tirar a atenção da sua fala.
  • Evite cruzar os braços durante a entrevista para não parecer que está na defensiva.
  • Mantenha sempre o contato visual com o entrevistador.
  • Evite expressões faciais negativas em resposta ao que está sendo abordado ou questionado, mesmo que não concorde, por exemplo, revirar os olhos.
  • Não se exalte em suas respostas, mantenha a entonação calma para comunicar de maneira clara o que está sendo demandado.

Por fim, é fundamental ressaltar que o papel do assessor de imprensa é garantir que sua imagem seja transmitida com sucesso. Alguns toques antes da entrevista como alinhar a gola da camisa, endireitar a gravata, arrumar o cabelo, ajeitar a blusa ou acessórios, entre outros aspectos, deixarão a sua imagem ainda melhor. 

Para o aprofundamento deste assunto, a Race Comunicação oferece treinamentos para porta-vozes. O Media Training promove o amplo entendimento do tema com profissionais incríveis e exercícios práticos, englobando todos os tópicos para melhorar a sua comunicação com a mídia. Entre em contato conosco e saiba mais!

Posts relacionados