Pesquisar
Close this search box.

Ritos de comunicação no engajamento de funcionários

Por Maira Manesco

Rito é um conjunto de atos formalizados, expressivos, portadores de uma dimensão simbólica, explica a antropóloga francesa Martine Segalen em seu livro Ritos e Rituais Contemporâneos. O rito acontece em um momento particular com ações únicas que beneficiam e motivam um grupo de pessoas.

Sendo assim, os ritos podem ser importantes ferramentas de integração entre as pessoas. No mundo corporativo, incentivam o engajamento dos funcionários – especialmente quando usados como peça-chave na comunicação interna – fazendo-os se sentirem parte da organização.

Alguns dos ritos mais comuns e que podem ser aplicados para estimular o público interno são:

Rito de Comemoração: pode acontecer no início ou no final de um projeto, no aniversário da empresa, quando uma meta é alcançada, quando há uma conquista etc. Este rito pode ser, por exemplo, um brunch especial para os funcionários.

Rito de Integração: tradicional em muitas empresas, acontece em formato de reunião com os novos colaboradores, que passam o primeiro dia de trabalho conhecendo a empresa, seus produtos e serviços.

Rito de Reforço: serve para estimular, aumentar o “pique” dos funcionários. Geralmente usado quando é preciso uma dose a mais de motivação para alcançar metas e aumentar os esforços da equipe para completar projetos. A empresa pode, por exemplo, propor uma ação externa que mostre aos funcionários como o trabalho em equipe pode ampliar os resultados. Escape games, como o Puzzle Room, são ótimas alternativas.

Rito de Passagem: ajudam na transição de status dentro da organização, por exemplo, quando um estagiário é efetivado e toda equipe sai para almoçar junta para celebrar esta conquista.

Estes são alguns exemplos de atividades planejadas que têm consequências práticas e expressivas, tornando a comunicação organizacional mais sensível. Independentemente da forma, uma coisa é certa: é importante que as empresas invistam tempo e esforços para agradar e engajar o público interno.

Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e acompanhe os posts do blog Race Comunicação.

Posts relacionados