O advento das redes sociais corporativas e o novo ser S/A

redes sociais

Por Rodrigo Freitas

As novas formas de interações sociais, relacionais e midiáticas, a quebra de paradigmas e a inovação fizeram com que a sociedade, principalmente a brasileira, assumisse uma nova configuração de mundo.

Cada vez mais presente, a palavra “reconfigurar”, entrelaça o espaço físico e o virtual, incorporando-se no contexto da sociedade em todas as esferas. Nas organizações não é diferente.

A era da padronização do ser S/A findou. Embora ainda existam adeptos fundamentalistas, o todo imposto tem dissipado a cada dia. Como retratou Zygmun Bauman, sociólogo e filósofo polonês na “modernidade líquida”, tudo é volátil, as relações humanas não são mais tangíveis.

Em um mundo aberto, repleto de possibilidades, conectividades, pluralidade comunicacional e social, onde a tecnologia constitui uma verdadeira extensão do homem, o termo Aldeia Global, utilizado pelo por Herbert Marshall McLuhan nas obras “A Galáxia de Gutenberg” (1962) e, posteriormente, “Os Meios de Comunicação como Extensão do homem” (1964), confere veracidade à sociedade contemporânea.

Os valores, conceitos, princípios e regras, que até então eram apenas ditados pelas organizações sociais, estão cada vez mais distantes do homem pós-moderno.

Hoje, os colaboradores de uma empresa e/ou não querem ser conhecidos como simples tarefeiros, operacionais – eles almejam ter voz, constituem um novo ser S/A.

Nesse cenário, surgiram as redes sociais corporativas, ferramentas importantes não apenas para o estabelecimento de uma comunicação interna de excelência, mas também para empoderamento de um novo ser empresarial.

Redes sociais corporativas: benefícios e desafios  

Na era digital, seja no trabalho ou em casa, invariavelmente as pessoas passam muito em frente dos computadores, tablets, smartphones, dentre outros dispositivos. Socializar nas redes é a razão existencial que move a humanidade pós-moderna. De acordo com dados do Hootsuite e We Are Social, divulgados em 2018, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais, sendo que, 58% já buscou por um serviço ou produto pela internet.

Se usadas estrategicamente, as redes corporativas são excelentes opções para o estabelecimento de uma cultura de excelência de comunicação interna, pois por meio da ferramenta é possível melhorar o clima organizacional; estabelecer diálogo entre os entes, com uma comunicação mutualística, que não privilegie as relações unilaterais; engajar o time; empoderar os participantes, pois tem-se espaço para o desenvolvimento de novas ideias, processos, serviços e produtos; reter talentos e até mesmo identificar lacunas organizacionais, reduzindo crises de comunicação e turnover.

Mas o que são redes sociais corporativas?

“Neta” da antiga intranet, são plataformas que reúnem profissionais de uma organização, criando uma rede de comunicação. Similar às redes sociais abertas, essas redes sociais destinadas a um público de uma organização, que podem ser colaboradores ou outros stakeholders, em alguns casos fornecedores, parceiros e até acionistas, reúnem pessoas em torno de interesses comuns.

Dependendo da plataforma é possível escrever conteúdos, compartilhar, curtir, criar comunidades e até mesmo conversar em modo privado com um usuário.

É digno de nota que o estabelecimento do diálogo proporciona crescimento, uma vez que, quando se potencializa a comunicação, prezando a inovação e criatividade existe um latente fluxo de pensamentos, no entanto, isso não quer dizer que as relações não devem ser mediadas.

Embora o advento das interações sociais, no ambiente das redes sociais, contribua para a disseminação de conhecimento, comunicação rápida, abertura de novos mercados (tecnológicos e humanos), e inúmeros outros benefícios, sem mediação, as redes sociais tornam-se uma grande ameaça à gestão da imagem e reputação da organização, que ficará exposta à imprevisibilidade dos fenômenos e a ideologias com fins estritamente oportunistas e pessoais.

Além da mediação, para ter sucesso, ao adquirir uma plataforma do mercado ou ao desenvolver uma rede social corporativa própria, é imprescindível que as organizações tenham claro o real objetivo do projeto, transparecendo o ideário aos participantes.

Para que seja estratégica e faça sentido, nada adianta apenas disponibilizar o acesso da rede aos participantes. A ferramenta deve ser parte de um plano de comunicação integrada, ter uma política sólida com processos que fundamentem o seu uso, com uma estratégia que contemple o papel dos mediadores; estrutura da rede, indicadores e mensuração da performance, como participação dos colaboradores; oportunidades, pontos de atenção e gargalos.

Ainda, é salutar lembrar que a adoção da rede não exclui outras ferramentas de comunicação. Principalmente quando se trata de comunicação interna, o uso de plataformas de diversos veículos, como house organ, jornal mural, TV Corporativa e outros facilita o acesso à informação facilitando a comunicação e os relacionamentos bilaterais.

Em suma, não dá para pensar que os resultados vão aparecer se não existir um planejamento prévio. Em comunicação, planejar é a chave do sucesso, principalmente  quando se trata de atrair e relacionar-se com o novo ser S/A.

Se você tem interesse em redes sociais corporativas, entre em contato com a Race Comunicação. Podemos ajudar sua empresa em suas necessidades!