Pesquisar
Close this search box.
rede internacional

Por que contratar uma agência que faz parte de uma rede internacional?

Por Flávia Giraldes

Se a sua empresa precisa de um ‘up’ na comunicação (pode ser em marketing, RP, criação ou digital), chamar uma agência que gerencie todas as ações pode ser uma boa pedida. E se ela fizer parte de uma rede internacional, o trabalho pode sair ainda melhor!

Mas você sabe qual é a diferença que a adesão a uma rede internacional de comunicação pode fazer no dia a dia? Bom, isso depende de vários fatores, como tamanho da agência e sua localização, mas nesse post vou discutir alguns dos principais benefícios dessa ponte entre uma agência e seus pares no exterior – e como isso impacta o cliente e aprimora o trabalho entregue.

A Race Comunicação conhece bem esse assunto – afinal, fazemos parte, desde 2015, da Navigate Response, rede global com mais de 45 membros em 30 países, com foco em gestão de crise na área de navegação, óleo e gás; e, desde 2021, somos associados à Public Relations Global Network (PRGN), uma rede de mais de 50 agências de Relações Públicas espalhadas por mais de 30 países, oferecendo a melhor experiência em comunicação em diversos setores.

O impacto da participação em uma rede internacional no trabalho entregue ao cliente

O briefing do cliente pede uma equipe multicultural, dinâmica e com conhecimento de vários mercados? Surgiu uma crise de imagem em outro país? A campanha precisa rodar também no Japão, nos EUA e na África do Sul? Pediram informações sobre um setor específico da mídia do Leste Europeu? Pontos para a agência que faz parte de uma rede internacional! Em qualquer um desses casos ela pode acionar seus parceiros de confiança com agilidade e desenvolver um trabalho em colaboração.

Para o cliente, isso é muito relevante, tanto em termos de orçamento quanto de qualidade e rapidez. Em vez de buscar por agências em cada local, muitas vezes sem conhecer o idioma ou as especificações do mercado, o cliente poderá centralizar o trabalho com uma única agência que já conhece, que coordenará as ações com os parceiros e trará os resultados esperados.

Mas o que é uma rede internacional de agências?

Nas últimas décadas ganharam relevância no mercado de comunicação diversas redes de agências, sejam elas regionais, continentais ou até mesmo globais. Elas costumam ser formadas por agências de comunicação independentes, bem estabelecidas e que desejam ampliar seus horizontes a médio e longo prazo.

Alguns podem enxergar esses espaços como ‘clubinhos’ que não desenvolvem ações efetivas e se interessam apenas em proteger os próprios interesses, mas esse não é o caso das redes mais relevantes e respeitadas. Essas, sim, têm uma reputação a zelar e buscam desenvolver um ambiente propício para a colaboração, em que todas as agências participantes possam contribuir e crescer.

Por que as agências buscam se associar a uma rede internacional?

Fazer parte de uma teia de contatos pelo mundo pode ajudar agências independentes a ganhar fôlego na competição por contas e campanhas com as grandes holdings de comunicação. Além disso, estar em uma rede amplia a área de atuação geográfica e serve como um espaço de troca de boas práticas e apoio.

Também é uma forma de distinção muito válida, já que o processo de entrada em uma rede não é simples, com várias pesquisas e entrevistas antes de certificar a admissão. Isso acontece para ter certeza de que a agência que está chegando possui o mesmo nível de excelência e comprometimento com seus clientes que as demais participantes.

Ah, muitas vezes as redes também organizam festivais e premiações anuais, homenageando os melhores cases, equipes e líderes. Que tal um prêmio outorgado por quem participa da mesma comunidade que a agência?

Se a agência é pequena e especializada, estabelecer networking por uma rede internacional pode ser fundamental, de modo que ela diversifique os serviços oferecidos aos clientes contando com seus parceiros – e também seja procurada por outras agências quando precisarem de especialistas. E se a agência é maior e mais abrangente, também há vantagens: ela pode se destacar como líder, com reconhecimento no mercado e entre os profissionais.

O time de especialistas da Race Comunicação pode ajudar a comunicação da sua empresa – aqui no Brasil e também no exterior! Entre em contato conosco e saiba mais.

Posts relacionados