Quando uma empresa precisa de assessoria de imprensa?

Por Núbia Neves

Pequeno, médio ou grande, não importa o tamanho do seu empreendimento, o importante é entender como a assessoria de imprensa pode ajudar a impulsionar seu negócio. É comum encontrarmos companhias que recorrem a essa ferramenta apenas na hora da crise, e o cuidado com a imagem da empresa nesse momento delicado é, realmente, imprescindível. Porém, se a empresa criar uma cultura que valoriza a comunicação, o gerenciamento de uma possível crise será ainda mais fácil.

Empresas de pequeno e médio porte, por exemplo, possuem muito potencial para trabalhar com a mídia, isso porque tem, em sua maioria, maior disponibilidade para atender a imprensa, além de um grande potencial para ser explorado. No início do trabalho, a assessoria de imprensa pode ajudar a alavancar os negócios, divulgar um produto ou serviço, através de matérias publicadas nos veículos certos, que atingem todos seus stakeholders. Além disso, o crescimento da empresa e a comunicação com seus públicos através da imprensa ajudam a construir uma marca sólida e confiável. O que poderá atrair consumidores, parceiros e investidores.

Empresas grandes, que possuem uma exposição espontânea, devem procurar uma assessoria de imprensa de preferência desde o começo de sua ascensão. Isso porque essa ferramenta ajudará a traçar planos de comunicação com todos os seus públicos, direcionando as informações certas para os públicos certos. “Grandes empresas influenciam o mercado, porém, essa informação é importante para investidores, assim como a eficiência do produto é relevante para o consumidor final. Por esse motivo, é importante que as empresas entendam o que é notícia e para qual veículo deve ser direcionada”, aponta Rogério Artoni, diretor da Race Comunicação.

Além disso, grandes companhias são centros de especialistas e potenciais fontes para a imprensa. É essencial utilizar essa mão de obra em benefício da empresa e, nesse ponto, a assessoria de imprensa também pode ajudar. Uma boa assessoria cria oportunidades para o cliente que atende e, consequentemente, para os porta-vozes explorarem o que a empresa pode oferecer.

Porém, é importante entender que, para estar na mídia, o investimento em novidade é permanente. É essencial que haja busca constante por bons profissionais e por melhorias para seu negócio. Apesar de não serem todas as empresas que possuem facilidade em ser notícia, todas tem potencial para tanto. Para isso, é importante que exista o cuidado da empresa em relação às novidades, transparência e flexibilidade para oferecer informações e atender os jornalistas.

*Núbia Neves é Assessora de Imprensa na Race Comunicação

A assessoria de imprensa faz o intermédio entre a empresa e a imprensa. Se você deseja saber mais sobre esse assunto, clique aqui.

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