Quando eu preciso de um media training?

media training

Por Rogério Artoni

Media training ou treinamento de mídia é uma preparação de profissionais para saber como lidar com a imprensa e se tornarem porta-vozes de suas respectivas empresas. Este treinamento tem como finalidade, de uma forma geral, fazer com que o porta-voz evite erros durante entrevistas, entenda como funciona a mídia, os interesses dos jornalistas e como se aproveitar, de forma ética, desse contato com os profissionais de imprensa.

Está em dúvida se chegou o momento de fazer um media training? Confira abaixo algumas indicações de que esse treinamento pode ser necessário para que você se torne um excelente porta-voz para sua empresa!

Um porta-voz precisa de um media training quando…

  1. … ele conhece muito o assunto, mas não sabe como falar de forma clara e simples sobre o tema.
  2. … uma empresa precisa de alguém para atender a imprensa, mas esse profissional nunca teve contato com a mídia.
  3. … ele deu entrevista e a matéria foi publicada com várias informações equivocadas.
  4. … o profissional concedeu uma entrevista e pediu para olhar o que o jornalista anotou.
  5. … ele é muito técnico e não sabe explicar de forma simples o que ele faz.
  6. … ele não quer atender a imprensa, porque acha que isso não é importante.
  7. … ele não sabe a diferença entre publicidade e assessoria de imprensa.
  8. … o profissional dá uma entrevista olhando para a câmera e quer segurar no microfone do repórter.
  9. … numa situação de crise, ele e a empresa, acham que o melhor mesmo é dizer “nada a declarar”.
  10. … ele acha que dar “off” é um bom negócio sempre.
  11. … ele acredita que as matérias são compradas e que se pagar para o jornalista a publicação vai falar bem dele.
  12. … ele acha que o cinegrafista ou o fotógrafo são profissionais de segundo escalão e não merecem a mínima atenção.
  13. … ele acha que a assessoria de imprensa tem que blindar a empresa e não responder nada do que foi perguntado.
  14. … ele acredita que pode revisar uma matéria antes dela ser publicada.
  15. … ele acha que sabe como funciona a imprensa, mas não sabe a diferença entre artigo, coluna e matéria.

* Rogério Artoni é Diretor da Race Comunicação

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