Quais os principais problemas que a falta de comunicação interna pode trazer?

Por Livia Caixeta

A Comunicação Interna aos poucos ganha espaço no universo corporativo, principalmente por sua função estratégica diretamente ligada à produtividade dos colaboradores. Aliás, “Como a comunicação interna pode ser estratégica?” já foi tema de um de nossos posts aqui neste espaço, quando Carlos Massarico expôs com precisão uma das funções vitais desta ferramenta:

“Em síntese, uma comunicação interna estratégica é aquela capaz de integrar cada colaborador aos processos, objetivos e metas traçados pela empresa na qual trabalham, por meio de fluxos de informação mais transparentes e acessíveis. Quando estes funcionários realmente sabem os rumos da companhia para a qual dedicam os seus esforços e acreditam em suas missões, valores e visões, este engajamento se torna mais natural e orgânico.”

Por outro lado, se mal planejada e mal executada as consequências também podem ser severas para o ambiente corporativo. Recentemente, em seu artigo sobre “Quatro dicas para uma comunicação interna eficaz“, Malin Teles coloca uma das consequências que uma comunicação interna mal executada pode provocar:

“Por exemplo, não conseguir se comunicar bem com os funcionários muitas vezes gera descontentamento, falta de engajamento e uma alta rotatividade de funcionários. Tudo isso pode gerar custos altos e desnecessários para a empresa.”

Em casos extremos, sendo a comunicação interna a principal via de diálogo entre gestores, colaboradores e equipes, a ausência dela provoca consequências vitais para a empresa: contribui para o distanciamento entre os niveis hierárquicos, contribuindo para a proliferação de informações não oficiais – fofoca -, a instauração de um ambiente adverso e, por fim, na construção de uma imagem negativa da empresa externamente.

Então, o melhor é não deixar espaço para problemas! Defina estratégias de otimização da comunicação interna de acordo com a realidade e as necessidades da sua empresa. Se você quer descobrir o que é preciso fazer para ter uma Comunicação Interna eficiente conheça nossa solução!

Gostou do artigo?