Profissionalização das redes sociais: tenha uma página feita por quem entende do assunto

Por Évelin Karen

Com a popularização das redes sociais, as empresas passaram a ver estas mídias como uma forte ferramenta de marketing. Porém, para conduzir um trabalho de sucesso é muito importante a contratação de profissionais capacitados para planejar, executar e monitorar as ações. Algumas empresas deixam as redes sociais nas mãos de profissionais de outras áreas, porém, quais são as vantagens de contar com um especialista em social mídia conduzindo os trabalhos destes canais?

Quando se contrata um profissional de redes sociais a empresa passa a ter não só um conhecedor do assunto, mas também alguém que realiza o planejamento prévio das ações, cuidando da presença da marca. Ter uma agência para realizar essa ação facilita mais ainda, pois tem toda a expertise de vários profissionais e de áreas distintas, que vão facilitar questões como: que atitudes tomar em algumas situações, quais as melhores formas de se posicionar, etc.

Neste trabalho, são realizados cronogramas pensando em textos que chamem a atenção do leitor do princípio ao fim, garantindo que ele seja curtido, compartilhado, retweetado e que gere um feedback neste leitor. Por outro lado, essa equipe ou esse profissional também se atenta às imagens, que precisam ser muito bem pensadas. Muitas vezes a arte fala mais que 140 caracteres, portanto, os layouts pensados por toda a equipe de criação, e elaborados para as publicações, precisam trazer não só a identidade da marca, como também uma mensagem-chave, ou também conhecida como key messages, que chame a atenção. Um post bem construído pode gerar uma aproximação do cliente com a marca, promovendo engajamento e construção de valores.

Um único post fará parte de todo um planejamento semanal, que faz parte de um cronograma pensado para seguir diretrizes de uma marca e para atingir determinados públicos. Estes profissionais vivem sempre antenados e acompanhando as principais datas, para que conteúdos relevantes não passem despercebidos. Elaborando publicações mostrando que a marca está por dentro do que acontece no momento é possível fazer posts utilizando sacadas da atualidade. Este conteúdo, quando bem arquitetado, pode se tornar viral positivo em questão de minutos, mas sempre alinhado com essas diretrizes e públicos de interesse das marcas.

Uma das habilidades mais desejadas nestes profissionais tem sido “ser heavy user em redes sociais”. Porém, além de ter presença digital, o profissional precisa atuar constantemente nos diversos canais. Esta vivência efetiva no meio é sempre um diferencial, pois promovendo e participando de ações, o profissional sabe de fato como cada uma das ferramentas funciona.

Por fim, é necessário que esse profissional ou essa equipe consiga mensurar os resultados. Saber interpretar dados são requisitos essenciais para localizar os erros e acertos das ações. A partir daí, a tarefa principal é criar relatórios, monitorar metas e objetivos, realizando uma análise crítica. Medindo os resultados é possível saber a eficácia das estratégias adotadas, buscando uma melhoria contínua dos processos e deixando claro a importância de ter um profissional realizando este trabalho para a sua empresa.

Sua empresa precisa profissionalizar e investir nas medias sociais? Conte com a Race Comunicação para isso.

0/5 (0 Reviews)
Gostou do artigo?