Presença digital: uma ação indispensável para intensificar o crescimento do seu negócio

presença digital

A Era Digital tem revolucionado a forma como nos comunicamos e, principalmente, como as empresas devem dialogar com o seu público. Nesse sentido, uma presença digital bem consolidada faz toda a diferença na hora de atrair, entreter e fidelizar clientes.

É bastante comum, nos dias atuais, o hábito de pesquisar um produto ou marca em uma ferramenta de pesquisa ou nas redes sociais. Afinal, ao fazer essa pesquisa é possível confirmar se uma empresa realmente existe e se está bem posicionada no mercado.

Mas, se nessa busca pela presença digital da empresa, você não encontrar informações, logo o radar da desconfiança apita!

Com os novos recursos disponíveis nas principais plataformas de redes sociais, não há saída: você precisa se atualizar e marcar a presença digital da sua empresa. Pensando nisso, você já parou para pensar quantos brasileiros estão conectados à internet?

Segundo os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), com levantamento feito no 4º trimestre de 2019, divulgada em abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 143,5 milhões de brasileiros possuem acesso à internet.

Você deve estar se perguntando: mas, o que esses dados têm a ver com o meu negócio? Absolutamente, tudo.

Com tantas pessoas conectadas, a sua marca precisa aparecer nessas buscas, para atrair mais clientes, estar lado a lado ou à frente dos concorrentes e para que você tenha autoridade no seu ramo.

Não importa o porte da sua empresa, com uma presença digital forte e um planejamento de ação, você terá mais oportunidades de expansão e crescimento do seu negócio.

E quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo?

Vantagens de uma presença digital bem estruturada

  • Melhorar a comunicação com o cliente: você pode se conectar de uma maneira mais próxima com o seu público, conhecer melhor o seu comportamento e receber feedbacks instantâneos. Com isso, será possível criar campanhas mais direcionadas e vender mais.
  • Conquistar vantagem competitiva: o seu concorrente também está on-line! Então, marcar a sua presença digital é essencial. Você pode fazer isso de diversas formas: ter um site, estudar os principais canais para marcar a sua presença (Instagram, LinkedIn, Facebook, entre outros), criar um calendário de postagens com objetivo bem definidos, personalizar o SAC, automatizar o atendimento on-line com mais agilidade de respostas, elaborar newsletters estratégicas, e muito mais! 
  • Fortalecer a autoridade e ser referência: quando o cliente pesquisa a sua marca e ela aparece na ferramenta de busca e nas redes sociais, já é um sinal de segurança que a sua empresa passa. Além disso, você fortalece a sua credibilidade para que o consumidor faça a sua compra em um ambiente seguro e real.  
  • Dá voz para a sua marca: para marcar a sua presença digital, você precisa definir o tom da sua voz real. Como a sua marca vai conversar e interagir com as pessoas no mundo digital?

Pensando em tudo isso, fica claro a relevância de ter as redes sociais como a sua principal aliada. Elas funcionam como um cartão de visitas. Mas, para que estes clientes se fidelizem é preciso AÇÃO!

A sua empresa precisa ser um canal de ajuda às pessoas, frisando como o seu produto pode ser a escolha ideal para o que ela busca. Para isso, é preciso entregar conteúdo de qualidade, além de manter uma frequência diária de postagem – sempre atento às novas funcionalidades que cada canal oferece.

O grande ponto de atenção é gerar conexão, educar e inspirar o seu público, não só com o que você vende, mas com a personalidade e valores que a sua marca transmite.

Por isso, trazer o lado humano para o perfil do negócio faz toda a diferença. Mostre os bastidores, peça a opinião do público sobre o tecido de uma roupa, mostre as dificuldades do dia a dia no ramo e, outras ideias que visam humanizar a marca e aproximar a relação público e empresa.

Além disso, as tendências para este ano, indicam que vídeos curtos e divertidos, se bem utilizados, podem mostrar o seu produto de diferentes formas, divertir, conectar e despertar a curiosidade e desejo de compra.

Outra tendência, é a influência e a importância da comunidade. Segundo a pesquisa ROI & Influência 2021, feita pela YOUPIX, as marcas enxergam as ações com influenciadores como uma ferramenta importante de estratégia e de resultados positivos para os negócios.

Os micro influenciadores, apesar de terem menos seguidores, estão mais próximos da comunidade, o que passa mais confiança. Com isso, é possível fazer ações bem definidas e mais vantajosas para que a sua empresa colha bons frutos.

Agora que você já sabe tudo sobre presença digital, é só alinhar a melhor estratégia!

Se você precisa fortalecer ou dar um “start” na sua presença digital,  podemos te auxiliar nessa jornada para melhorar os resultados da sua empresa, além de desenvolver a sua identidade visual.

Por Larissa Leão, assistente de comunicação na Race Comunicação