Plano de comunicação interna: 5 itens essenciais

Plano de Comunicação Interna

A comunicação interna, quando bem aplicada, é capaz de garantir diversas melhorias para a empresa. E para que isso aconteça é necessário traçar um plano de estruturado para essa área, que terá responsabilidade de criar objetivos,  elaborar um cronograma e executar as estratégias. Para elucidar esse cenário e desvendar como conectar os colaboradores da empresa, reunimos cinco etapas que são imprescindíveis para criação do planejamento de comunicação interna e que garantirão que a sua aplicação seja um sucesso, contribuindo para que o negócio cresça de maneira sustentável e harmônica. Aproveite as dicas no post de hoje para planejar seu próximo ano!

  1. Analise seu cenário
  2. Foi dada a largada! Esta primeira etapa reúne uma avaliação de desempenho interno. O ideal é checar o histórico de anos anteriores e ver quais meios já foram utilizados nas ações de comunicação com o público interno.

    Essa análise será fundamental para verificar quais formatos efetivamente alcançam o público e os modelos que mais chamaram atenção. Mas, ainda mais importante que isso, é essencial conferir os meios que apresentaram ruídos ou até mesmo conflito interno. Lembre-se: a comunicação interna deve ser feita de maneira cuidadosa, pois ela pode ter consequência direta na colaboração de todos na empresa. Aproveite esse momento para determinar os recursos que serão deixados para trás, o que será mantido e o que será aperfeiçoado para garantir sucesso nesse projeto.

  3. Conheça seu público
  4. Entender seu público vai ajudar na hora de escolher os meios de comunicação. Existe uma necessidade real de analisar os perfis e entender, por exemplo, quais são as preferências e como consomem informações. Além disso, busque entender como o público interno enxerga a empresa e a maneira que ela se comunica até o presente momento.

    Essa etapa coletará informações de campo e norteará o plano, permitindo, futuramente, que as áreas responsáveis adotem canais mais adequados para comunicar os diferentes públicos dentro da empresa.

  5. Defina seus objetivos
  6. O próximo passo é estabelecer metas e objetivos. Assim, o plano fechará a lacuna entre as ações atuais e o resultado desejado. Este é o momento no qual a empresa define os tipos de comunicação que melhor transmitirão sua mensagem ao seu público-alvo.

    É possível incluir boletins semanais, postagens em blog, vídeos, mídias sociais, podcasts, videoconferência, entre outros. Qual é o melhor formato para se comunicar com os colaboradores da sua empresa?

  7. Crie seu plano e seu calendário
  8. Até aqui foi possível compreender cenários, conhecer melhor os colaboradores e suas demandas e traçar objetivos do plano de comunicação interna. Portanto, se a empresa já está ciente de onde deseja chegar, é hora de definir as datas em que as ações serão executadas e o custo de cada uma delas. Mantenha sempre a alta gestão ciente dos investimentos e resultados que a ação trará para o negócio.

    Para uma execução mais eficaz, detalhe as ações no cronograma para que todos os participantes estejam informados do tempo de cada uma delas. Aproveite aplicativos como Trello, que pode criar um gerenciamento de projeto de forma simples e intuitiva, para estipular prazos e acompanhar o andamento das atividades.

  9. Mensure o resultado
  10. Projeto em andamento é hora de analisar feedbacks!

A mensuração de resultado é indispensável para entender se todo o planejamento gerou o resultado esperado. Crie indicadores que evidenciarão os efeitos das ações executadas, sendo positiva ou não. Com isso, se houver falhas, a área responsável irá detectá-las e corrigi-las imediatamente.

Além da aplicação de pesquisa interna, indicadores como redução de turnover, interação nos canais oficiais de comunicação e aumento da produtividade podem ser definir o sucesso de todo o trabalho.

Esse post reúne somente algumas formas de elaborar um plano de comunicação. Para mais informações sobre comunicação clique aqui.

Por Evelyn Spada

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