Perfis corporativos: 5 dicas para acertar nos Stories do Instagram

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Por Bruno Uehara

Lançada há pouco mais de dois anos, a função Stories do Instagram não parecia tão promissora logo de início. A atualização do aplicativo, que trazia grandes mudanças de layout e funcionalidade, era considerada uma cópia descarada do Snapchat. A medida para bater a concorrente funcionou e, desde então, o Instagram investe em novos atrativos para os usuários, como boomerang, GIFs, enquetes e filtros de realidade aumentada.

De acordo com o Facebook, empresa que controla o Instagram, os Stories contabilizam acessos diários de aproximadamente 500 milhões de pessoas no mundo, o que significa metade da base cadastrada. Os números impressionam, mas quando se trata de perfis corporativos, os posts efêmeros – que ficam disponíveis somente por 24 horas – não parecem tão atrativos. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, pesquisas provam justamente o contrário.

Dicas para melhorar perfis corporativos no Instagram

Os Stories passaram a ser uma função importantíssima para a comunicação em perfis corporativos e, sem eles, você pode ficar para trás ao conversar com seus clientes e aqueles em potencial – seja ao anunciar uma promoção relâmpago, compartilhando “recebidos” e compras ou mostrando o dia a dia de sua empresa.

Já se convenceu de que adotar os Stories pode ser muito importante para o seu negócio? Confira abaixo 5 dicas para usar essa ferramenta com sabedoria:

Investimentos

Segundo a Infobase Interativa, mais de 60% dos anunciantes brasileiros pretendem aumentar os investimentos em publicações nos Stories em 2019, pois geram rápido engajamento e permitem maior alcance através de marcações, hashtags e localização. A ferramenta deve ser aproveitada ao máximo, com transmissões ao vivo e atualizações frequentes nos posts.

Frequência de Stories

Usuários visualizam, em média, até 7 Stories por perfil. De acordo com pesquisa da empresa americana Buffer, especializada em marketing digital, as taxas de abertura caem 70% após essa marca. É importante desenvolver estratégias de marketing digital que possam aproveitar esse espaço de forma criativa para não perder engajamento.

Design

Contas corporativas não precisam, necessariamente, de superproduções gráficas nos posts. Textos curtos e imagens minimalistas podem ser mais eficientes do que vídeos com efeitos profissionais de edição. Os usuários que visualizam Stories querem conteúdo prático e rápido para ser consumido.

Horário

O horário comercial tem tudo a ver com os melhores períodos de publicação. Grande parte dos usuários acessa os Stories em quatro principais momentos: ao acordar, a caminho do trabalho, durante o almoço e quando chegam em casa. Segundo a Buffer, as faixas de horário com maior potencial de impacto são: 4h-6h, 8h-10h, 12h-14h e 20h-22h.

A primeira impressão é a que fica… E o primeiro Stories também!

Vai planejar uma série de posts nos Stories? Então a primeira publicação precisa ser a que mais atrai atenção. Parece óbvio, mas as maiores taxas de desinteresse se encontram no primeiro post. Para manter engajamento, é importante criar “links” com postagens complementares, estimulando a interação com os seguidores por meio de enquetes, por exemplo.

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