Perfis corporativos: 5 dicas para acertar nos Stories do Instagram

Por Bruno Uehara

Lançada há pouco mais de dois anos, a função Stories do Instagram não parecia tão promissora logo de início. A atualização do aplicativo, que trazia grandes mudanças de layout e funcionalidade, era considerada uma cópia descarada do Snapchat. A medida para bater a concorrente funcionou e, desde então, o Instagram investe em novos atrativos para os usuários, como boomerang, GIFs, enquetes e filtros de realidade aumentada.

De acordo com o Facebook, empresa que controla o Instagram, os Stories contabilizam acessos diários de aproximadamente 500 milhões de pessoas no mundo, o que significa metade da base cadastrada. Os números impressionam, mas quando se trata de perfis corporativos, os posts efêmeros – que ficam disponíveis somente por 24 horas – não parecem tão atrativos. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, pesquisas provam justamente o contrário.

Dicas para melhorar perfis corporativos no Instagram

Confira abaixo 5 dicas para acertar nos Stories do Instagram:

  • Segundo a Infobase Interativa, mais de 60% dos anunciantes brasileiros pretendem aumentar os investimentos em publicações nos Stories em 2019, pois geram rápido engajamento e permitem maior alcance através de marcações, hashtags e localização. A ferramenta deve ser aproveitada ao máximo, com transmissões ao vivo e atualizações frequentes nos posts.
  • Usuários visualizam, em média, até 7 Stories por perfil. De acordo com pesquisa da empresa americana Buffer, especializada em marketing digital, as taxas de abertura caem 70% após essa marca. É importante desenvolver estratégias de marketing digital que possam aproveitar esse espaço de forma criativa para não perder engajamento.
  • Contas corporativas não precisam, necessariamente, de superproduções gráficas nos posts. Textos curtos e imagens minimalistas podem ser mais eficientes do que vídeos com efeitos profissionais de edição. Os usuários que visualizam Stories querem conteúdo prático e rápido para ser consumido.
  • O horário comercial tem tudo a ver com os melhores períodos de publicação. Grande parte dos usuários acessa os Stories em quatro principais momentos: ao acordar, a caminho do trabalho, durante o almoço e quando chegam em casa. Segundo a Buffer, as faixas de horário com maior potencial de impacto são: 4h-6h, 8h-10h, 12h-14h e 20h-22h.
  • Vai planejar uma série de posts nos Stories? Então a primeira publicação precisa ser a que mais atrai atenção. Parece óbvio, mas as maiores taxas de desinteresse se encontram no primeiro post. Para manter engajamento, é importante criar “links” com postagens complementares, estimulando a interação com os seguidores por meio de enquetes, por exemplo.
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