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Tudo que você precisa saber quando o assunto é Comunicação!

Negative SEO

Por Livia Caixeta SEO (Search Engine Optimization) é a sigla em inglês para Otimização para mecanismos de busca e é uma ferramenta cada vez mais utilizada por gestores de conteúdo …

Mercado farmacêutico e segmentação em Assessoria de Imprensa

Por Filipe Andrade Assessoria de Imprensa não é tudo igual! Isto porque há diferentes segmentos e mercados, com suas especificidades e oportunidades. Um dos exemplos é a Assessoria de Imprensa …

Por que fazer comunicação integrada?

Por João Pedro Andrade Comunicação integrada é uma estratégia de marketing que ganhou muita força recentemente, nos anos 2010. Se trata de um conceito simples. Planejar as ações de comunicação …

O impacto do GDPR nas empresas fora da União Europeia

Por Malin Teles Ninguém deve ter escapado do fato de que o GDPR (The General Data Protection Law) entrou em vigor no dia 25 de maio. A lei terá, e …

As vantagens da construção das mídias proprietárias

Por Evelyn Spada Todos os dias parecem uma final de campeonato e a busca pelo melhor posicionamento nos rankings de pesquisa está cada vez mais acirrada. A tomada de decisão, …

Por Daniela Dalio

Ao se instalar no Brasil, uma empresa estrangeira deve ficar atenta a uma dezena de desafios – econômicos, burocráticos, sociais, culturais, logísticos, entre outros. E o que nem sempre acontece em um primeiro momento, porém é altamente recomendado é que a comunicação e o relacionamento com a imprensa também devem estar incluídos nesta “cesta”.

É essencial que a empresa já adote um planejamento de como será a sua comunicação com seus públicos de interesse. Neste contexto, a imprensa é um público primordial. E nada mais indicado neste momento que uma boa consultoria de profissionais especializados no relacionamento com a imprensa local.

Uma assessoria de imprensa local entende como funciona a mídia brasileira, que certamente tem suas particularidades e nem sempre (ou quase nunca) será como o país sede da companhia. Uma agência brasileira sabe com quem e como falar – o que vai ser fundamental para direcionar o planejamento de comunicação de acordo com os objetivos da companhia no país.

Vale lembrar também da importância para a empresa, e para o sucesso do trabalho, em adotar uma postura mais aberta no sentido de descentralizar alguns processos. Claro que existirão autorizações e  reportes à matriz, mas, muitas vezes, serão necessárias adaptações ao funcionamento e atendimento da imprensa local.

Por mais credibilidade e reconhecimento que uma empresa estrangeira tenha na mídia nacional, o contato e a forma de relacionamento com os profissionais da imprensa brasileira são fundamentais para não colocar em risco uma imagem e reputação já adquiridas globalmente.

Por Lívia Caixeta

O momento de crise política e econômica pelo qual passa o Brasil tem mostrado, com diversos exemplos, o quão importante é a comunicação neste contexto, seja na comunicação interna, institucional e, principalmente no relacionamento com as mídias. Os exemplos são diversos:

1. Redes Sociais: uma boa gestão de comunicação pode, por exemplo, anular ou amenizar uma crise de imagem provocada por uma situação banal mas que ganha relevância se viraliza nas redes sociais.

2. Relacionamento com a mídia: a geração de mídia espontânea, por meio de ações de assessoria de imprensa, principalmente, é a maneira mais barata e eficaz de manter o assessorado (empresa, produto, pessoa pública, etc.) em pauta. Além disso, se bem elaboradas, as sugestões de pauta ganham destaque quando fogem do noticiário factual. Com enfoques leves porém informativos, de alguma maneira, melhoram a rotina dos consumidores finais, que são os telespectadores, leitores, ouvintes, enfim, o cidadão!

3. Comunicação Interna: mais do que em qualquer outro momento, a rádio-peão ganha força quando uma situação de crise – seja de gestão ou financeira – assombra uma companhia. Soma-se a isto o desafio de manter uma equipe motivada quando tudo – o trabalho e a vida pessoal – não vai bem. A comunicação interna é uma poderosa ferramenta para fazer do colaborador um aliado da companhia e, com isso, manter a produtividade alta.

4. Gestão de Conteúdo: manter os canais de comunicação atualizados é primordial e ganha ainda mais relevância se há crise. Uma boa estratégia aliada a um plano de comunicação bem alinhado com os diversos departamentos da empresa auxiliam na diversificação das notas de um blog, por exemplo, ou nas notícias que serão publicadas no site corporativo. Quanto maior a abrangência das publicações menor o risco de interpretações negativas ou polarização da informação.

Por isso, antes de cortar a verba da comunicação para se adequar ao orçamento que foi reduzido, é importante avaliar qual será o impacto desta ação para a imagem, engajamento e relacionamento da companhia. Muitas vezes, a comunicação que é subestimada, pode ser a “tábua de salvação” por ser uma ferramenta de diferenciação e credibilidade.

São as estratégias de comunicação que garantirão a visibilidade da marca e o reforço do posicionamento junto aos diversos públicos com os quais se deve conversar.

Por Rodolfo Zanchin

Embora vivamos em um mundo cada vez mais tecnológico, todas as instituições e businesses são feitas de pessoas para pessoas. Por isso, cada vez mais precisamos deixar claro para os públicos de interesse que todos os trabalhos são desenvolvidos por seres humanos que utilizam da tecnologia para entregar o “produto” especialmente para aquela pessoa (cliente). Essa é a base do Marketing de Empatia. O melhor modo de conquistar o cliente é gerando empatia – já que uma imagem vale mais que mil palavras, encontrei uma definição gráfica precisa sobre o termo:

A empatia se tornou uma ferramenta de marketing que consiste não só na criação de um produto, mas também na experiência do usuário. Nesse novo modo de fazer negócio, o cliente se torna o centro da criação. Trata-se de um novo posicionamento que, por meio de experiências, permite que o cliente se identifique com a sua marca e se torne fiel aos seus produtos

A Nike, por exemplo, não quer se tornar “referência mundial em produtos esportivos” – isso é muito egoísta, somente voltado para os objetivos da empresa. Ao contrário, ela se posiciona como uma empresa/marca que quer “desenvolver o atleta em cada um”. Dessa forma, ela está, inteiramente, apostando no cliente, gerando valor e experiência para ele. Ficou mais claro?

Pense nisso durante a próxima campanha e guarde essa palavra: EMPATIA, ela já é base de muitas marcas do futuro, pode apostar!

Por Thamyris Barbosa

Português impecável e estratégias de redação não são mais suficientes para colocar seu texto entre os mais acessados da semana. Esses pontos são importantes sim, fundamentais, aliás. Mas não são rastreados pelos buscadores na hora de encontrar seu material neste mar de informações que é a internet. Para fazer com que seu conteúdo se sobressaia entre os outros, as técnicas de SEO podem ajudar.

Você provavelmente já viu essa sigla em algum lugar. Ela é uma abreviação de Search Engine Optimization que, na prática, é o conjunto de técnicas que otimizam seu conteúdo nas intermináveis listas do Google, Bing, Yahoo!, Ask, entre outros. Com essas estratégias, seu texto pode sair na frente e alcançar muito mais readers, curtidas e compartilhamentos. E já que destacar-se é crucial para o mundo corporativo, separamos abaixo algumas dicas que vão ajuda-lo a adequar-se ao manual de redação dos mecanismos de procura:

Título – Os títulos devem ser sempre impactantes, concisos e conter uma ou duas palavras-chave (de preferência ao lado esquerdo da página). O ideal é não ultrapassar os 70 caracteres para não aparecer quebrado nas páginas de pesquisa.

Palavra-chave – As palavras-chave são as grandes protagonistas de qualquer técnica de SEO. Elas devem ser escolhidas criteriosamente, vale até dar uma pesquisada para descobrir quais são as mais usadas.  O ideal é que elas apareçam, além de no título, no primeiro e último parágrafo e também em alguns intertítulos. Tenha cuidado para não abusar delas, senão será “punido” pela repetição e não aparecerá nas buscas de usuários.

Tamanho – Nem tão longo, nem muito curto. O texto deve respeitar, em média o limite de 300 a 500 palavras. É claro que tudo vai depender da quantidade de informações e do estilo de escrita do autor, mas cuidado para não extrapolar.

Links – Pense assim: você precisa manter o seu leitor no seu site. Se ele foi parar lá, não deixe-o sair tão cedo. Para isso, você deve oferece-lo conteúdos com o mesmo assunto. Se esses links estiverem “camuflados” no meio da leitura, melhor ainda. A ideia é emendar um assunto no outro, segurar o leitor ao máximo na sua página e fidelizá-lo.

Com esse breve tutorial, você não irá se tornar nenhum expert em SEO, mas poderá aumentar muito os acessos à sua página. Vale lembrar que assuntos atuais e uma escrita envolvente são tão essenciais quanto qualquer técnica de otimização. Por tanto, abuse da sua inspiração.

Por João Andrade

Você já aprendeu aqui que ter um material em vídeo apresentando a sua empresa pode ajudar muito nos negócios. Além de criar conexão com o público, um vídeo no seu site poderá favorecê-lo em sites de ferramentas de busca, como o Google. Porém, fazer o vídeo não é o bastante. A sua mensagem deve estar alinhada àquilo que sua empresa prega e oferece.

Antes de começar a produzir, é importante fazer um plano daquilo que se deseja alcançar, o que e para quem o vídeo irá comunicar. Isso ajudará na elaboração do conteúdo, assim como a linguagem que será utilizada e o valor que você deseja agregar àqueles que assistem.

Lembre-se que cada público possui um perfil – e cada perfil, um tipo de abordagem. Tente descobrir quais são os pontos de interrogação que permeiam a mente da sua audiência. Você pode enumerar tópicos com as informações mais importantes que deseja comunicar para, então, decidir o caminho que vídeo irá seguir – um webnar, uma vídeo-aula, testemunhos de clientes, entrevistas, vídeos motivacionais, etc.

Depois chega o momento de decidir quem vai produzir esse conteúdo. Para saber, você deve se questionar quanto ao nível de qualidade que o material requer e ao orçamento disponível para efetuar a ideia. Poderá ser alguém da empresa que tenha conhecimento de produção audiovisual ou uma produtora externa. Antes de iniciar a produção, tenha um roteiro do conteúdo e entregue a pessoas de confiança para uma segunda opinião.

Por último, escolha onde seu vídeo irá morar de agora em diante. Além de fazer o upload em sites de streaming, como YouTube, Vimeo e Daily Motion, ele deve ter um espaço reservado em seu site. Não esqueça de colocar um link para a página da empresa na descrição do vídeo. Isso irá contribuir com o seu SEO.

 

PorRogério Artoni

O tempo em que as pessoas buscavam receber orientações ou informações de autoridades já passou, ou, pelo menos, está prestes a acabar, como mostra o 2017 Edelman Trust Barometer. Poderíamos até dizer que a influência mais forte na opinião pública é o próprio público. Talvez nós não confiamos mais nos caras de terno e gravata – a menos que sejamos um deles, pois em quem nós realmente confiamos, segundo o estudo, são os nossos pares. Os que se parecem conosco, que se vestem igual a nós, que falam igual a nós. Eles têm os mesmos problemas e os mesmos medos que nós temos. Eles sabem do que estamos falando, e, portanto, têm credibilidade.

Trust Barometer também revela que o componente mais importante para construir credibilidade como empresa, é tratar bem seus funcionários. Além disso, os funcionários são os porta-vozes mais credíveis, em qualquer aspecto de um negócio. Tudo gira em torno do “estar com o povo”.

Então, o que tudo isso tem a ver com empresas e as relações delas com a imprensa? A resposta é: tudo. Um cenário social e de mídia novo, com a internet, blogs e mídias sociais, tem mudado completamente o campo de jogo em relação à criação de opinião, o acesso a e a divulgação de informação (ou, em muitos casos, desinformação), bem como, quem tem o controle sobre o fluxo de informação. Como o próprio Richard Edelman diz, “A nova mídia é horizontal, de igual para igual.” Poderíamos dizer que a confiança do público – em quem eles confiam e em quem não confiam – é um reflexo dessa “evolução de igual para igual”. Sempre que uma crise corporativa acontece, por exemplo, ela rapidamente e facilmente se espalha através das mídias sociais e as repercussões na opinião pública são imediatas. É só lembrar o que aconteceu com a United Airlines pouco tempo atrás.

Para nós, comunicadores, profissionais de relações públicas e porta-vozes de empresas e organizações, há um aprendizado importante aqui. Colocar o CEO, o CCO ou qualquer outra pessoa de terno e gravata, falando em termos técnicos com tom de voz corporativa e rígida para um público zangado e com problemas de confiança, talvez não seja a melhor opção. Às vezes, sim, é necessário. Mas, muitas vezes pode ser mais prudente deixar um colaborador de menor importância hierárquica fazer o papel de representante da empresa para conectar melhor com o público. Com um porta-voz mais aproximado ao público em termos de status socioeconômico, que fala igual a eles, se veste igual a eles, que dirige o mesmo carro que eles (figurativamente ou literalmente falando), é mais provável que a mensagem que a empresa deseja transmitir realmente seja recebida, e aceita, pelo público.

Contudo, isso obviamente requer que nós treinemos estes colaboradores para serem porta-vozes da empresa, da mesma forma que faríamos com um CEO. Sem treinamento apropriado e orientação sobre como falar com a imprensa, o que falar e como falar, poderia ser um desastre colocá-los na frente de um jornalista ou, até, na frente de uma conta de mídias sociais. Em outras palavras, será de importância crescente as empresas investirem em media e social media training para uma parcela maior dos membros da organização. Será custoso? Sim. Porém, nada em comparação com o que custará perder a credibilidade da sua empresa com o público.

Esse texto foi originalmente publicado em: aberje.com.br/colunas/de-igual-para-igual-o-novo-jeito-de-fazer-comunicacao/

 

Relacionamento de multinacionais com imprensa local

Por Daniela Dalio Ao se instalar no Brasil, uma empresa estrangeira deve ficar atenta a uma dezena de desafios – econômicos, burocráticos, sociais, culturais, logísticos, entre outros. E o que nem sempre acontece em um primeiro momento, porém é altamente recomendado é que a comunicação e o relacionamento com a imprensa também devem estar incluídos nesta “cesta”. É essencial que a empresa já adote um planejamento de como será a sua comunicação com seus públicos

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Comunicação em tempos de crise

Por Lívia Caixeta O momento de crise política e econômica pelo qual passa o Brasil tem mostrado, com diversos exemplos, o quão importante é a comunicação neste contexto, seja na comunicação interna, institucional e, principalmente no relacionamento com as mídias. Os exemplos são diversos: 1. Redes Sociais: uma boa gestão de comunicação pode, por exemplo, anular ou amenizar uma crise de imagem provocada por uma situação banal mas que ganha relevância se viraliza nas redes

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Cuide da sua reputação: Você já ouviu falar sobre Marketing de Empatia?

Por Rodolfo Zanchin Embora vivamos em um mundo cada vez mais tecnológico, todas as instituições e businesses são feitas de pessoas para pessoas. Por isso, cada vez mais precisamos deixar claro para os públicos de interesse que todos os trabalhos são desenvolvidos por seres humanos que utilizam da tecnologia para entregar o “produto” especialmente para aquela pessoa (cliente). Essa é a base do Marketing de Empatia. O melhor modo de conquistar o cliente é gerando

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Dicas de SEO para seu texto sair na frente

Por Thamyris Barbosa Português impecável e estratégias de redação não são mais suficientes para colocar seu texto entre os mais acessados da semana. Esses pontos são importantes sim, fundamentais, aliás. Mas não são rastreados pelos buscadores na hora de encontrar seu material neste mar de informações que é a internet. Para fazer com que seu conteúdo se sobressaia entre os outros, as técnicas de SEO podem ajudar. Você provavelmente já viu essa sigla em algum

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Como alinhar um vídeo institucional à apresentação da empresa?

Por João Andrade Você já aprendeu aqui que ter um material em vídeo apresentando a sua empresa pode ajudar muito nos negócios. Além de criar conexão com o público, um vídeo no seu site poderá favorecê-lo em sites de ferramentas de busca, como o Google. Porém, fazer o vídeo não é o bastante. A sua mensagem deve estar alinhada àquilo que sua empresa prega e oferece. Antes de começar a produzir, é importante fazer um

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De Igual Para Igual: O Novo Jeito De Fazer Comunicação

PorRogério Artoni O tempo em que as pessoas buscavam receber orientações ou informações de autoridades já passou, ou, pelo menos, está prestes a acabar, como mostra o 2017 Edelman Trust Barometer. Poderíamos até dizer que a influência mais forte na opinião pública é o próprio público. Talvez nós não confiamos mais nos caras de terno e gravata – a menos que sejamos um deles, pois em quem nós realmente confiamos, segundo o estudo, são os nossos

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