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Tudo que você precisa saber quando o assunto é Comunicação!

Consultoria de comunicação

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Consultoria de comunicação

Medindo resultados em uma consultoria de comunicação

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O mundo corporativo precisa de mulheres destemidas (Case Fearless Girl)

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Branded content, uma ferramenta ainda desconhecida

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O que é a IGTV e como ela pode ajudar seu negócio?

Por João Pedro Andrade O YouTube está em meio a uma crise de colaboradores. A plataforma, na contramão do sucesso, tem decepcionado seus criadores de conteúdo, visto que o sistema …

Por Lívia Caixeta

Ampliar a rede de contatos pode render resultados inesperados. Além disso, conhecer pessoas novas significa tomar conhecimento de novas experiências. Tudo isso pode ser alcançado em uma simples conversa, descompromissada em um evento corporativo, por exemplo. Ambientes informais, descontraídos favorecem novas conexões que renderão “bons frutos” no futuro.

Os eventos corporativos são um terreno fértil para novas relações profissionais. E para bem aproveitar essas oportunidades alguns aspectos devem ser observados:

#Para o evento:
– Preocupe-se e gaste tempo para definir e desenvolver os conteúdos que serão apresentados;
– Prepare uma boa recepção aos participantes/convidados;
– Invista no coffee break pois são nessas ocasiões que ocorrem as interações entre os participantes;
– Um ambiente agradável e condizente com a proposta do evento atraem e acolhem os convidados;
– Um brinde é sempre uma maneira de marcar e agradar os participantes.

#Para quem vai:
– Quantidade não é qualidade: bons contatos devem ser cultivados, de maneira que não é vantajoso possuir uma vasta lista de contatos que não possuem vínculos;
– Informe-se sobre o evento: investir tempo e energia em qualquer ação demanda planejamento. Analise quais as vantagens e oportunidades que o evento em questão pode lhe proporcionar;
– A análise reversa também é importante: entenda como sua empresa pode ser relevante para aquele evento e no que poderá acrescentar;
– Informe-se sobre o cronograma;
– Socialize-se: esqueça emails e outras atividades que lhe prendam ao celular, computador ou qualquer outro aparelho eletrônico que tire sua atenção do seu foco que é o networking;
– Circule pelo evento para identificar pessoas que possam ser interessantes e com quem seja possível desenvolver uma conversa construtiva;
– Registre os contatos feitos e use as redes sociais a seu favor para manter a conexão.

Debate com Rafael Dantas (Rango do Rafa) e Julia Jaccoud (A Matemaníaca) discute potencial de influenciadores como canais estratégicos

Por Bruno Uehara

Foi realizada nesta terça-feira (23) mais uma edição do Race Talks, evento de troca de conhecimento entre profissionais e especialistas de comunicação. Para o primeiro debate de 2018 foram convidados os influenciadores Rafael Dantas, do canal Rango do Rafa, e Julia Jaccoud, conhecida como A Matemaníaca. A dupla detalhou como funciona a relação constante com as marcas e explicou quais são os principais desafios enfrentados como profissionais do segmento.

Leia também: O que é e como utilizar o Facebook ADS?

A política do feed de notícias do Facebook e seu impacto na comunicação corporativa

Segundo Rafael, que produz vídeos de receitas há quatro anos, muitas empresas se restringem aos canais com milhões de inscritos, por isso acabam deixando de atingir um público estratégico em suas ações. “As marcas precisam ver além do número de seguidores. Nem sempre um canal do YouTube tem a maioria de fãs dentro do perfil de interesse”, diz.

Julia, que apresenta a matemática além de fórmulas e teorias, enfrenta um segmento de influenciadores ainda em desenvolvimento: o de educação. Ao contrário da gastronomia, que se popularizou e possui diversos porta-vozes, sua categoria vem ganhando notoriedade principalmente com a plataforma YouTube Edu, da qual é parceira, que reúne vídeo-aulas sobre temas diversos. “Meu canal tem foco na divulgação da matemática sem muitas teorias e fórmulas decoradas. O nicho é muito específico, o que ainda dificulta parcerias com algumas marcas”, completa.

Veja mais: Planejamento estratégico com influenciadores digitais

Entenda como funciona o monitoramento de redes sociais

Para Rafael, liberdade criativa é a palavra-chave para uma ação bem-sucedida. Em outros termos, quanto menos limitador for um briefing, mais natural soará o discurso. “Costumo receber pequenas orientações das marcas, junto com os principais pontos que precisam ser destacados. Esse formato funciona bem porque o dono do canal conhece seu público e sabe qual a melhor forma de se produzir conteúdo.” Além disso, quanto mais influenciadores envolvidos em uma campanha, mais eficiente será o impacto. Rafael exemplificou com a ação #CaixaSurpresaAjinomoto, em comemoração aos 60 anos da Ajinomoto do Brasil – cliente da Race Comunicação –, que contou com a participação de dez perfis influentes da gastronomia em um desafio culinário.

Apesar da diferença temática entre Rango do Rafa e A Matemaníaca, Rafael e Julia reforçaram um ponto importante ao longo do debate: os influenciadores têm muito potencial a ser explorado e ainda precisam ser compreendidos como canais estratégicos de comunicação. O período atual é de transição e, em um futuro próximo, poderão conquistar o posto de tradicionais veículos como revistas, jornais e até mesmo a televisão.

Por Filipe Andrade

Uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, o Facebook possibilita que perfis comerciais (páginas) dinamizem e intensifiquem sua presença junto ao público, através de investimentos em posts. A ferramenta é conhecida como Facebook ADS.

Funciona mais ou menos assim: o usuário pode impulsionar sua publicação, selecionando o(s) público(s) que deseja atingir, a região geográfica, etc. Trata-se, portanto, de uma ferramenta eficaz quando o assunto é estar em contato, seja com potenciais ou clientes ativos.

Esses investimentos, obviamente, têm um custo, que é determinado pelo próprio usuário. Ou seja, ele escolhe quanto deseja pagar e, de acordo com aquele valor, o Facebook determina o alcance da página/publicações.

É importante destacar que o aumento de seguidores de uma rede social na internet será sempre proporcional à popularidade da marca mas, acima de tudo, aos investimentos feitos pela organização naquela plataforma. O usuário paga, literalmente, para o Facebook divulgar sua marca. A premissa é a mesma para o Instagram.

A utilização dessa ferramenta é simples, mas exige um conhecimento prévio das métricas (ações, alcance, cliques, engajamento, frequência, etc.) adotadas pela rede social para a definição das estratégias (que depende da filosofia do negócio) e a mensuração dos resultados, um importante item quando se usa o Facebook ADS.

Hoje há inúmeras agências especializadas para esse tipo de serviço. E a Race é uma delas!

Se interessou? Entre em contato conosco!

Por Thamyris Barbosa

Um vídeo corporativo pode servir para muitos propósitos diferentes. É um importante aliado na apresentação de sua empresa para novos contratados ou mesmo para clientes (B2B ou B2C). Pode ser também uma excelente ferramenta na hora de difundir um novo posicionamento de marca ou para divulgar novos produtos.

Mesmo que você contrate uma empresa para produzir essa material, há uma série de direcionamentos fundamentais para o bom resultado do trabalho que devem ser fornecidos pela sua empresa. Por isso, é importante ter uma visão clara do que ou quem sua empresa pretende atingir. Para ajudá-lo nessa missão, selecionamos três importantes dicas para dirigir seu próximo vídeo.

Determine seu público alvo

Todos os vídeos corporativos são essencialmente ferramentas de marketing feitas para mostrar sua companhia ou para anunciar novidades a um público específico. Mas sua mensagem pode perder a eficácia caso o público alvo não esteja claramente delimitado. Isso irá definir o restante do processo e guiar questões como linguagem, mensagem, estilo e até duração do filme. Por isso, antes de pensar no conteúdo do material, escolha cuidadosamente as pessoas que você gostaria de atingir com essa mensagem.

Seja sentimental

Profissionais especializados em marketing entendem o quão importante as emoções são na hora de vender um produto. Mesmo que a maioria das pessoas se considerem completamente racionais na hora de ir às compras, estudos mostram o contrário. A verdade é que a vasta maioria das decisões – se não todas elas – são guiadas pela emoção. Tire vantagem disso. Conte uma história de forma comovente e motivadora – na dose certa. Assim, sua mensagem estabelecerá conexões emocionais com quem assiste.

Não fale, mostre

O vídeo é um meio perfeito para mostrar o quanto sua empresa ou seus produtos/serviços podem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Não fique somente citando um monte de fatos e estatísticas. Evite explicações detalhadas sobre como determinado processo funciona. Apenas mostre. Utilize esse recurso para demonstrar os benefícios intangíveis que são difíceis de explicar com palavras.

Essas dicas certamente facilitarão a montagem do seu vídeo corporativo e contribuirão para que ele seja o mais assertivo possível. Uma boa comunicação depende de estratégia. Quanto mais planejadas forem as ações, mais assertividade e melhores resultados elas trarão à sua empresa.

Por João Pedro Andrade

Na segunda semana de 2018, o Facebook anunciou uma nova política para o feed de notícias de seus usuários. A partir daquela data e em nome de uma melhor interação social, a rede social faria um retorno às suas origens, dando preferência ao conteúdo de familiares e amigos de seus usuários e dando menos prioridade ao conteúdo de marcas e produtos.

A ação custou cerca de US$3 bi em ações a Mark Zuckerberg e traz novos desafios às empresas que utilizavam a plataforma como ferramenta de divulgação. Com menos espaço nas timelines, RPs, assessores e marketeers terão que fazer novos planejamentos de social media – mais criativos e eficientes para cativar seu público e angariar novos clientes.

É importante lembrar que uma das razões dessa mudança foi a utilização do Facebook para a alta disseminação de click-baits e fake news durante o ano de 2017. Por isso, nesse novo planejamento, ações que transmitam a verdade ou mesmo que não exagerem a eficácia de seus produtos deverão, naturalmente, ganhar mais espaço.

Sendo a rede de Zuckerberg uma plataforma de conexão de pessoas, estratégias que motivem o público a interagirem entre si também podem se tornar boas opções. Uma vez que a busca orgânica por marcas no Facebook é quase inexistente, mais que nunca será necessário que as marcas estudem e compreendam o real perfil de seus clientes e suas necessidades para então melhor atendê-los.

Por fim, a mudança poderá também ser traduzida em oportunidades. As marcas, agências e profissionais que desenvolverem campanhas e ações que conectem os usuários em um nível profundo aos seus contatos – além da marca que representam – poderão ter encontrado o Santo Graal dessa nova era Zuckerberguiana.

Por Amanda Lima

Realizar uma boa gestão de marca significa executar um plano estratégico capaz de fazer com que o consumidor, no momento da compra, escolha o seu produto em detrimento de outro. É nisso que reside o conceito de branding, que em outras palavras consiste em “persuadir os de fora a comprar e os de dentro a acreditar”. A definição, emprestada de Wally Olins, um profissional britânico especializado em branding, nos ajuda a entender esse tipo de estratégia. Mas o que a assessoria de imprensa tem a ver com isso?

A missão primordial do assessor de imprensa é cuidar de como a sua marca é vista pelo mercado. O diferencial aqui é contar com profissionais capazes de determinar muito bem as necessidades do cliente e traduzi-las em um plano de comunicação eficaz. Relacionamento com a imprensa, elaboração de press releases, participação em entrevistas e coletivas, assistência em eventos, monitoramento de crises e divulgação de ações sociais são alguns exemplos de ações que permeiam a assessoria de imprensa.

Os resultados desse trabalho têm um impacto imprescindível para o branding de qualquer marca: o relacionamento com os stakeholders, ou seja, pessoas diretamente interessadas pelo seu negócio. É claro que esse contato também é feito em outras frentes de trabalho, como em ligações de prospecção ou campanhas publicitárias, por exemplo. Essas ações também são importantes na gestão de uma marca, mas o diferencial da assessoria de imprensa é como esse potencial cliente será impactado.

Uma reportagem em um veículo de abrangência nacional que traga uma abordagem positiva sobre o seu negócio terá um impacto muito diferente de uma ligação de prospecção. Nesse panorama, está em jogo a credibilidade que os stakeholders, que são também consumidores de notícias, dão ao veículo e ao jornalista que escolheu a sua empresa como porta-voz para determinado assunto. A assessoria é uma maneira de impactar de forma positiva e disseminada o público externo e, como consequência, atinge também os próprios colaboradores da empresa.

Quanto melhor for o branding da sua empresa, mais valor e credibilidade as pessoas darão ao seu produto. De nada vale um negócio com personalidade, qualidade, peças gráficas incríveis e discursos adequados se nada disso atinge potenciais consumidores. Para isso, conte com uma boa equipe de assessoria de imprensa.

Eventos corporativos como ferramenta de networking

Por Lívia Caixeta Ampliar a rede de contatos pode render resultados inesperados. Além disso, conhecer pessoas novas significa tomar conhecimento de novas experiências. Tudo isso pode ser alcançado em uma simples conversa, descompromissada em um evento corporativo, por exemplo. Ambientes informais, descontraídos favorecem novas conexões que renderão “bons frutos” no futuro. Os eventos corporativos são um terreno fértil para novas relações profissionais. E para bem aproveitar essas oportunidades alguns aspectos devem ser observados: #Para o

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Race Talks: “Marcas precisam ver além do número de seguidores”

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O que é e como utilizar o Facebook ADS?

Por Filipe Andrade Uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, o Facebook possibilita que perfis comerciais (páginas) dinamizem e intensifiquem sua presença junto ao público, através de investimentos em posts. A ferramenta é conhecida como Facebook ADS. Funciona mais ou menos assim: o usuário pode impulsionar sua publicação, selecionando o(s) público(s) que deseja atingir, a região geográfica, etc. Trata-se, portanto, de uma ferramenta eficaz quando o assunto é estar em contato, seja com potenciais

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3 dicas para guiar a produção de um vídeo institucional

Por Thamyris Barbosa Um vídeo corporativo pode servir para muitos propósitos diferentes. É um importante aliado na apresentação de sua empresa para novos contratados ou mesmo para clientes (B2B ou B2C). Pode ser também uma excelente ferramenta na hora de difundir um novo posicionamento de marca ou para divulgar novos produtos. Mesmo que você contrate uma empresa para produzir essa material, há uma série de direcionamentos fundamentais para o bom resultado do trabalho que devem

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