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Tudo que você precisa saber quando o assunto é Comunicação!

Comunicação B2B: a importância da imprensa na construção de uma marca forte

Por Wilson Barros Entender as particularidades da comunicação B2B, que é a comunicação entre empresas, é o primeiro passo para fazê-la de forma mais eficiente. Quando o assunto é a …
Assessoria de imprensa para o mercado internacional

Assessoria de imprensa para o mercado internacional

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Mercado internacional: como fazer assessoria de imprensa?

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Como promover uma empresa através de assessoria de imprensa

Por Lívia Caixeta Em tempos de redes sociais e fake news o trabalho de assessoria de imprensa é fundamental na construção e reforço de posicionamento de marcas e na promoção …

Dicas de assessoria de imprensa para o mercado B2C

Por Daniela Dálio A importância de uma assessoria de imprensa para o negócio de uma empresa independe se seu público é o consumidor final (B2C) ou outra empresa (B2B), mas …

Por Rogério Artoni

Nos últimos anos, o mundo tem observado grandes mudanças políticas, além de uma ascensão de nacionalismo e dos extremos, sejam de direita ou de esquerda. Vimos de tudo, desde uma Europa desestabilizada após o resultado do referendo Brexit, até um mundo abismado quando o Donald Trump (autoproclamado “gênio estável”) ganhou as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Além disso, aqui no Brasil, houve o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e o país viu uma queda de confiança no governo. Os efeitos da instabilidade política não se restringem só a efeitos na economia ou nas relações diplomáticas, mas chegam também a afetar várias áreas dentro das organizações, como por exemplo a comunicação.

Para começar, incertezas externas aumentam a necessidade e a importância de estabilidade e certeza interna. Em empresas e organizações de um modo geral, significa que líderes precisam apresentar certeza para seus funcionários, na forma de um propósito claro. É fundamental que membros da organização tenham uma visão muito transparente de como a sua contribuição individual ajuda no propósito maior da empresa. Dessa maneira, eles sentem que são importantes para a empresa e que estão no caminho certo. Em outras palavras, líderes precisam priorizar o engajamento dos funcionários para promover estabilidade interna. Uma das ferramentas mais importantes para alcançar essa estabilidade é a comunicação interna.

Além disso, incertezas geopolíticas que destroem, ou diminuem, a unidade entre paísesimpactam organizações multinacionais no sentido de que as que conseguem manter uma cultura unificada em países distintos, terão uma vantagem competitiva. Consequentemente, as empresas que não conseguem manter uma cultura unificada, terão uma desvantagem. Assim como é uma ferramenta importante para comunicar o propósito das atividades, a comunicação interna também é uma ferramenta fundamental para manter uma cultura de empresa sólida e unificada. Claro, manter uma cultura unificada em cidades e países diferentes não é tarefa fácil. É algo que requer dedicação, competência e liderança excepcionalmente forte, tanto em um nível global quanto nacional.

Uma liderança forte é, sem dúvida, um fator de sucesso para empresas e organizações no geral. Entretanto, em tempos de crise e instabilidade, se torna ainda mais importante. Líderes, sejam eles supervisores de equipe, gerentes ou alta liderança, têm um papel primordial em manter a comunicação interna funcionando e criar um clima estável dentro da organização. No momento, mais do que nunca, é fundamental enxergar a comunicação interna como uma parte integrada à organização e usá-la para promover transparência.

Além de transparência, uma liderança forte também requer inteligência emocional e empatia. Para conseguir comunicar de forma eficaz, a fim de fazer com que as pessoas entendam o que você quer que entendam, é fundamental que tenha a capacidade de enxergar o assunto da perspectiva deles. Isto implica em respeitar a diversidade dentro da organização, ser capaz de adaptar sua mensagem a um público diversificado e, também, receber retornos diversos dessas pessoas. Desse modo, líderes podem trazer uma sensação de estabilidade e segurança e diminuir os efeitos negativos da instabilidade externa nas organizações.

Reproduzido de: aberje.com.br/colunas/comunicacao-interna-e-o-efeito-cascata-de-um-mundo-instavel/?lang=pt-br

Por Daniela Dálio

Uma das situações mais temidas tanto por assessores e agências de comunicação quanto pelos assessorados é o gerenciamento de uma crise na imprensa. Realmente é um processo muito delicado e que exige total transparência e agilidade nas ações para um correto gerenciamento da imagem e da reputação de uma empresa.

Não existe uma fórmula 100%, mas alguns princípios básicos devem ser adotados para minimizar os efeitos negativos da exposição da crise.

Um destes princípios é sempre tentar se antecipar a uma crise mapeando junto ao cliente possíveis temas, dados, informações que apresentam uma sensibilidade. Para isso, a parceria entre a agência e cliente deve ser muito bem estabelecida e sólida o suficiente para uma análise crítica das informações.

Ter um manual de processos de comunicação em casos de crise e também um comitê formado por executivos estratégicos, com suas devidas funções definidas previamente, também são de grande valia no momento de definição de ações. Com isso, é possível otimizar o tempo e ter chances de tomar decisões mais acertadas.

Instalada a crise, um planejamento estratégico para gerenciamento é primordial. Colete o máximo de informações e defina ações em conjunto com o cliente. A transparência nas informações, nesta hora, é fundamental para uma comunicação assertiva. De novo, aqui, entra a confiança e relacionamento entre agência e cliente.

Por fim, o monitoramento de tudo o que é veiculado pela imprensa impressa e eletrônica e nas redes sociais, bem, como uma avaliação constante das ações tomadas.

Entenda-a-comunicação-360º

Por Thamyris Barbosa

Saiba o que faz da comunicação integrada uma ferramenta tão importante para sua empresa

Muito se fala em comunicação integrada (ou 360º), mas nem sempre é possível visualizar exatamente o que este conceito significa. Para o doutor em comunicação, Wilson da Costa Bueno, a comunicação integrada consiste no “conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo”.

Em outras palavras, imagine que, em um dia comum, você acorde e se vista para trabalhar. Enquanto toma café da manhã, aproveita para dar uma olhada nas mensagens do celular. Quando abre o grupo da família, entre milhares de bom dias, alguém compartilha o link do novo restaurante da cidade. Você só passa o olho pelas informações e segue se preparando para sair.

No dia seguinte, no caminho para o trabalho, o rádio interrompe a sequência de músicas para dar algumas notícias. Em meio a alguns anúncios de produtos, você ouve sobre o tal restaurante novamente. Apesar de não prestar atenção no anúncio, o nome do estabelecimento já está gravado na sua memória.

Na mesma semana, zapeando entre as fotos das redes sociais, uma macarronada maravilhosa te chama atenção. Sua prima que mora na mesma cidade marcou o marido na publicação. Qual não é sua surpresa ao olhar e perceber que se trata daquele mesmo restaurante. Agora, curioso, você clica. Um pop up te oferece desconto no prato, caso você cadastre deu e-mail.

Por que não? Você deixa seu e-mail e aproveita para observar melhor as opções do cardápio. Nessa hora, se lembra que precisa resolver uma pendência de trabalho e fecha aquela página. Mesmo assim, no horário do almoço, recebe uma newsletter com os pratos promocionais da semana.

Passados dez dias, chega o aniversário da sua esposa. Procurando um local para comemorar a data, você abre o site do guia de restaurantes mais famoso da atualidade. Lá, um jornalista descreve detalhadamente o ambiente, pratos, valores e público do estabelecimento que você já viu no Whatsapp, redes sociais, rádio, e-mail marketing e, agora, na internet. Está decidido, você irá (finalmente) conhecer o local.

Talvez você não tenha percebido, mas isso é a comunicação 360° (ou comunicação integrada) na prática. Vemos que a presença de uma empresa em plataformas tradicionais ou digitais influencia diretamente nos interesses comerciais da companhia. Para nos aprofundar neste universo, podemos observar um modelo integrado de comunicação desenvolvido pela pesquisadora americana Gini Dietrich. Este método se chama PESO e reúne os quatro tipos de mídia existentes:

Mídia paga (Paid), ganha (Earned), compartilhada (Shared) e própria (Owned):

Mídia paga este tipo de exposição envolve qualquer ação que inclua o pagamento pela divulgação de algum material. Podemos incluir aqui tanto propagandas caras na contracapa de uma importante revista quanto patrocínio de posts em redes sociais.

Mídia ganha é, basicamente, o trabalho que a assessoria de imprensa realiza. Neste escopo podemos incluir publicações em diversos veículos sem qualquer custo adicional, ela depende exclusivamente da equipe de comunicação da própria empresa. Não é possível controlar 100% do que será apresentado por meio deste tipo de mídia.

Mídia compartilhada abrange todo o conteúdo que é compartilhado nas redes sociais. Muitas empresas já se utilizam deste recurso para desenvolver a comunicação interna e externa.

Mídia própria também conhecida como produção de conteúdo, a mídia própria é toda a comunicação feita por meio do site corporativo ou blog. Neste ambiente é possível controlar totalmente o que é divulgado.

 

Se interessou pelo assunto? Acesse este link e confira mais informações sobre o modelo PESO e também sobre padronização na mensuração dos resultados em comunicação.

Veja também como fazer a comunicação interna e externa de forma integrada clicando aqui.

Por João Pedro Andrade

A todo instante pessoas ao redor do mundo estão buscando suas necessidades na barra de procuras do Google – seja um vestido novo, como perder peso ou aquela viagem dos sonhos. Agora, você dono de um negócio, imagine poder colocar o nome da sua empresa disponível para essas pessoas no momento da busca. Você pode construir seu caminho até o topo através de ações de SEO ou comprar esse serviço. Esse é o Google AdWords e é exatamente o que ele oferece.

O serviço funciona a partir da seleção de palavras-chaves que seus prospects e/ou clientes poderiam utilizar ao procurar o serviço que você oferece – “tênis de corrida”, por exemplo, se o seu negócio é uma loja de materiais esportivos. O topo da busca irá trazer uma página da sua empresa com a oferta buscada. Junto com ela, haverá um sinal escrito “anúncio”, que indica a utilização de AdWords.

Provavelmente, você não será o único a fazer essa escolha de palavras-chave e terá que dividir esse espaço com alguns de seus concorrentes. Para ter o seu anúncio no topo da lista, ou ainda eliminar os anúncios dos concorrentes, você, anunciante, deverá oferecer lances, como num leilão. O valor é calculado por CPC – cost per click (custo por clique).

E o maior lance ganha? Talvez. Nem sempre. Além do dinheiro, o Google também levará em consideração a qualidade da sua página em relação ao termo procurado. Número de cliques recentes e conexão do termo buscado com seu conteúdo são somente alguns dos fatores levados em consideração.

Como resultado, pesquisas mostram que cerca de 81% dos usuários do Google clicam em anúncios de AdWords. 40% deles não fazem ideia que estão clicando em anúncio. Desse modo, podemos observar que essa pode ser uma ferramenta bastante útil e importante para aqueles que desejam utilizar de novas tecnologias para ampliar seus negócios.

Por Malin Teles

É uma percepção comum entre profissionais de comunicação que a importância da comunicação interna é subestimada pela alta liderança. Mesmo que isso seja verdade em alguns casos, comunicação interna geralmente é considerada alta prioridade pela maioria dos gerentes. Porém, o problema muitas vezes consiste no fato de que a atividade de comunicação interna tende a ser mal interpretada. Em outras palavras, ela muitas vezes é mal executada. Uma comunicação interna da má qualidade pode trazer impactos muito negativos para a organização  e, portanto, não deve ser ignorada. Por exemplo, não conseguir se comunicar bem com os funcionários muitas vezes gera descontentamento, falta de engajamento e uma alta rotatividade de funcionários. Tudo isso pode gerar custos altos e desnecessários para a empresa.

Para construir uma fundação sólida para sua comunicação interna, é importante ter algumas coisas em mente. Vamos entender um pouco melhor:

Comunicação interna não é uma atividade isolada mas algo que precisa ser integrado ao trabalho do dia a dia.

A comunicação interna é, de certa forma, um espelho da cultura da empresa e também um influenciador em sua cultura. Caso sua intenção seja ter uma cultura transparente e não hierárquica, a comunicação dentro da organização precisa refletir isso e vice versa. Ou seja, você precisa pensar sobre a comunicação interna como uma parte integrada ao seu trabalho. Isto inclui tudo, desde e-mails internos, mensagens de texto, reuniões, feedbacks, ligações etc. A maneira que essa comunicação é conduzida precisa refletir a cultura de empresa que você almeja.

Crie rotinas – quem comunica o que e quando.

Independente de que tipo de cultura a organização tem, é necessário ter uma rotina para a comunicação interna. Membros da equipe e gerentes precisam saber onde e como achar as informações que eles estão procurando. E, talvez mais importante ainda, gerentes e líderes de equipe precisam saber o que, como e quando eles devem comunicar para as equipes. Ter isso predefinido facilita o trabalho de todos e faz com que o fluxo de informação melhore. Além disso, transmite uma sensação de estabilidade e confiança dentro da organização.

Seja um pouco seletivo em relação ao que é comunicado.

Em uma tentativa de promover transparência, algumas empresas cometem o erro de comunicar informação demais. Isso pode ser um problema, não só porque aumenta o risco de compartilhar uma informação confidencial, mas porque pode causar uma sobrecarga de informação. Por isso, antes de compartilhar qualquer informação, faça a seguinte pergunta para você mesmo: essa informação é relevante para essas pessoas? Às vezes, a informação é relevante para todos os funcionários ou todos os times, mas  muitas vezes é só relevante para alguns. Se esse for o caso, compartilhe a informação apenas com essas pessoas. Assim, você evita afogar as pessoas com informação irrelevante e tem uma chance maior a ser notado quando estiver comunicando informações realmente importantes. Isto porque não vão ter desaparecido em um monte de mensagens irrelevantes.

Comunique mudança com antecedência e envolva os funcionários na discussão.

Toda organização passa por mudanças de vez em quando. Mesmo que as mudanças nem sempre sejam negativas, as pessoas tendem a ser relutantes a elas, o que faz com que seja ainda mais importante planejar bem a comunicação relacionada a essas mudanças. Como uma regra geral, podemos dizer que mudanças sempre devem ser comunicadas com a maior antecedência possível. Dessa maneira, as pessoas que serão afetadas pela mudança terão um tempo para se acostumarem com a ideia antes que a mudança realmente aconteça.

Além disso, uma outra maneira de diminuir a resistência, é envolver as pessoas que serão afetadas em uma discussão sobre a mudança já na fase inicial, antes que todas decisões sejam tomadas. Assim as pessoas terão a sensação de participação e receberão a chance de serem ouvidas. Claro, algumas decisões não são negociáveis, porém a grande maioria das mudanças contêm partes que são.  Por exemplo, talvez seja possível adaptar quando e como a mudança será aplicada.     

Seguindo essas recomendações, você terá uma base sólida para desenvolver sua comunicação interna. Porém, deixar um profissional independente avaliar as rotinas de comunicação na sua empresa também pode ser útil. Assim, receberá uma visão objetiva da situação e sugestões de possíveis melhorias.    

Por Evelyn Spada

Na segunda quinzena de janeiro, o Whatsapp anunciou um novo serviço para micro e pequenas empresas. Chamado de WhatsApp Business, a novidade facilita a comunicação com os clientes e possui recursos, como envio de mensagens automáticas e informações da empresa no perfil.

Sempre em busca de facilitar a vida de seus 1,3 bilhão de usuários, com a novidade, o WhatsApp permite que a empresa responda dúvidas e atenda reclamações de forma automatizada, a qualquer hora do dia.

Como o app de bate-papo muitas vezes mistura a vida pessoal e profissional, a atualização permite o envio de mensagens automáticas que auxilia o trabalho dos empreendedores com os contatos fora do expediente, por exemplo.

Além das mensagens, outra possibilidade do app para colaborar com o gerenciamento do negócio, é o acesso à métrica de uso do serviço, como o número de mensagens lidas ou respondidas. Ainda, a empresa poderá disponibilizar informações, como e-mail e endereço, em uma página de perfil.

Conversamos com Bruno Uehara, assessor de comunicação, e para ele, a novidade faz parte da série de atualizações do Facebook (detentor do WhatsApp e do Instagram). “O WhatsApp Business é uma alternativa que facilitará a comunicação da empresa com o cliente, ainda mais após o CEO Mark Zuckerberg afirmar que o Facebook priorizará posts de amigos no feed de notícias”, finaliza Uehara.

Inicialmente, a novidade será disponibilizada para usuários de seis países: Estados Unidos, Indonésia, Itália, México e Reino Unido.

Principais novidades:

– Perfil Comercial

É possível criar uma conta comercial com informações úteis como: nome do estabelecimento, horário de atendimento com número de telefone fixo, site oficial, ramo de atuação, descrição do negócio, endereço e telefone de contato.

– Respostas rápidas

A ferramenta também disponibiliza a opção de Respostas Rápidas, ou seja, é possível salvar as mensagens que enviar com frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora.

Envio de mensagens automatizadas

Para agilizar o atendimento, com o WhatsApp Business será possível criar mensagens automatizadas para responder o usuário instantaneamente. Seja uma mensagem de saudação ou mensagem de ausência informando o horário de expediente.

– Estatísticas de mensagens

Além disso, é possível acompanhar as métricas importantes de interações com os clientes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregue e lido.

Comunicação Interna e o efeito cascata de um mundo instável

Por Rogério Artoni Nos últimos anos, o mundo tem observado grandes mudanças políticas, além de uma ascensão de nacionalismo e dos extremos, sejam de direita ou de esquerda. Vimos de tudo, desde uma Europa desestabilizada após o resultado do referendo Brexit, até um mundo abismado quando o Donald Trump (autoproclamado “gênio estável”) ganhou as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Além disso, aqui no Brasil, houve o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e o país viu

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Transparência e agilidade são fundamentais em uma gestão de crise

Por Daniela Dálio Uma das situações mais temidas tanto por assessores e agências de comunicação quanto pelos assessorados é o gerenciamento de uma crise na imprensa. Realmente é um processo muito delicado e que exige total transparência e agilidade nas ações para um correto gerenciamento da imagem e da reputação de uma empresa. Não existe uma fórmula 100%, mas alguns princípios básicos devem ser adotados para minimizar os efeitos negativos da exposição da crise. Um

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Entenda-a-comunicação-360º

Entenda a comunicação 360° e se beneficie dela

Por Thamyris Barbosa Saiba o que faz da comunicação integrada uma ferramenta tão importante para sua empresa Muito se fala em comunicação integrada (ou 360º), mas nem sempre é possível visualizar exatamente o que este conceito significa. Para o doutor em comunicação, Wilson da Costa Bueno, a comunicação integrada consiste no “conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor

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O que são AdWords?

Por João Pedro Andrade A todo instante pessoas ao redor do mundo estão buscando suas necessidades na barra de procuras do Google – seja um vestido novo, como perder peso ou aquela viagem dos sonhos. Agora, você dono de um negócio, imagine poder colocar o nome da sua empresa disponível para essas pessoas no momento da busca. Você pode construir seu caminho até o topo através de ações de SEO ou comprar esse serviço. Esse

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Quatro dicas para uma comunicação interna eficaz

Por Malin Teles É uma percepção comum entre profissionais de comunicação que a importância da comunicação interna é subestimada pela alta liderança. Mesmo que isso seja verdade em alguns casos, comunicação interna geralmente é considerada alta prioridade pela maioria dos gerentes. Porém, o problema muitas vezes consiste no fato de que a atividade de comunicação interna tende a ser mal interpretada. Em outras palavras, ela muitas vezes é mal executada. Uma comunicação interna da má

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Como o Whatsapp Business vai ajudar na comunicação com o consumidor

Por Evelyn Spada Na segunda quinzena de janeiro, o Whatsapp anunciou um novo serviço para micro e pequenas empresas. Chamado de WhatsApp Business, a novidade facilita a comunicação com os clientes e possui recursos, como envio de mensagens automáticas e informações da empresa no perfil. Sempre em busca de facilitar a vida de seus 1,3 bilhão de usuários, com a novidade, o WhatsApp permite que a empresa responda dúvidas e atenda reclamações de forma automatizada,

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