INSIGHTS

O bom relacionamento profissional e a assessoria de imprensa em Goiás

Por Lívia Caixeta

Foi-se o tempo em que bastava ter um bom contato e relacionamento pessoal com os jornalistas das redações para facilitar a “venda” da pauta. Esta foi uma característica muito marcante no mercado de assessoria de imprensa em Goiânia, há até bem pouco tempo. O fato de existirem poucos veículos de imprensa na capital goiana viabilizava ainda mais esta prática.

Contudo, a profissionalização e a expansão do mercado fizeram com que muito mudasse. O assessor de imprensa assumiu uma função estratégica dentro de algumas empresas. Ao mesmo tempo em que os veículos de comunicação também cresceram e passaram a observar outros aspectos da sociedade. A prática do jornalismo também mudou devido, principalmente, à visibilidade que Goiás passou a ter no âmbito nacional.

A cordialidade de um grande empresário, ou socialite, ou de qualquer outra pessoa com algum destaque social já não era suficiente para que o assunto divulgado ganhasse relevância. Agora, a sugestão de pauta deve conter os preceitos básicos que são estudados nas aulas de Teorias da Comunicação e Produção de Texto Jornalístico, nos tempos da faculdade. A relevância social do assunto sugerido tornou-se aspecto primordial nesta relação.

Hoje, temos telejornais e jornais bastante preocupados em denunciar os deslizes e falhas das políticas sociais e econômicas. Por todos os cantos do Brasil, existem revistas especializadas em temas diferentes. A internet fez com que a informação circulasse mais rápido. E, tudo isso, exige que o profissional da assessoria de comunicação, e não mais apenas “imprensa”, se inteirasse dos assuntos da atualidade e que seja capaz de relacioná-los, em seus diversos aspectos, com temas de seu assessorado.

O coleguismo e a amizade ainda valem. Mas, já não são mais decisivos neste processo. É bom estarmos sempre alerta e por dentro do que acontece a nossa volta para não sermos pegos de “calças curtas”.

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Afinal, o que é agenciar?

Por Rogério Artoni

Atualmente, no país, qualquer mercado tem suas grandes empresas que atuam de forma completa. Essas grandes companhias têm seus nomes tatuados nas mentes de seus potenciais consumidores. Já para empresas menores, que querem também um lugar na memória destes aspirantes a clientes, algumas atitudes são essenciais, como por exemplo, o relacionamento e a união de forças. Manter um bom relacionamento é de extrema importância e encontrar parceiros de negócios que queiram andar juntos pode ser um atalho para a conquista de novos clientes.

Não existe fórmula mágica, mas buscar parcerias com empresas que complementam o seu trabalho pode ser um ótimo caminho. Muitas vezes em reuniões com clientes vemos que aquilo que ele precisa, uma agência parceira pode executar. Nosso trabalho é apontar soluções para nossos clientes, mesmo que elas não sejam da nossa área. Então, o que fazer? Indicar um parceiro de negócios.

Muitas vezes o cliente pode precisar de um novo site, um fornecedor de brindes ou até de uma reforma arquitetônica no escritório. Já houve casos de indicarmos um cliente para o outro e aí agradar dois clientes encontrando solução para ambos. Acredito que este é um dos papéis de uma agência. Não só prestar assessoria de imprensa, comunicação interna ou redes sociais, mas sim achar soluções para os clientes. Segundo o dicionário Houaiss, o verbo agenciar significa “servir de agente ou intermediário de (algo)”. Sendo assim, intermediamos o contato entre cliente e imprensa, cliente e stakeholders, cliente e cliente e, portanto, problema e solução.

Obviamente que cada empresa tem seu core business, mas a indicação leva à retribuição de outra indicação que pode trazer mais clientes. Na pirâmide corporativa, apenas pouquíssimas empresas figuram no topo, e é uma escalada difícil. Então, porque não dar as mãos a uma empresa parceira e um ajudar o outro?

Assim, através destas parcerias entre empresas, nascem grupos, entidades colaborativas, cooperativas e outras instituições que agregam empresas e seus pares, juntando forças para crescer. No mercado de assessoria de imprensa, por exemplo, existem várias entidades como estas onde as empresas se afiliam e buscam ampliar mercado.

Confira algumas instituições nacionais e internacionais que agregam agências de assessoria de imprensa:

Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

www.aberje.com.br

Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação

www.abracom.org.br

Public Relations Society of America (PRSA)

www.prsa.org

International Public Relations Association (IPRA)

www.ipra.org

Public Relations Consultants Association (PRCA)

www.prca.org.uk

GlobalCom PR-Network

www.gcpr.net

Public Relations Global Network (PRGN)

www.prgn.com

The Network One

www.thenetworkone.com

* Rogério Artoni é diretor da Race Comunicação

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A importância da assessoria de imprensa para micro e pequenas empresas

A importância da assessoria de imprensa para micro e pequenas empresas

Por Stephanie Gomes

A maioria das empresas de grande porte possui assessoria de imprensa e é fácil entender por que ela é tão necessária para o desenvolvimento de um grande negócio. É comum vermos notícias veiculadas na mídia em que uma empresa precisa responder a alguma acusação ou esclarecer um caso que envolva o seu nome ou seus funcionários.

Mas o trabalho do assessor de imprensa não se resume a gerenciar crises e ajudar seu cliente a manter a credibilidade diante da imprensa. Dentre as suas tarefas está também a responsabilidade de criar um vínculo com os jornalistas e apresentar o cliente como uma possível boa fonte para as matérias que escrevem. E é por isso que ter uma assessoria de imprensa é vantajoso, também, para empresas menores.

É raro ser divulgado na mídia um escândalo envolvendo uma companhia de pequeno porte, mas ter o nome do seu produto, serviço ou instituição em uma matéria jornalística possui grande valor e confere boa visibilidade à marca. Dependendo do caso, consegue um efeito muito maior do que um anúncio publicitário poderia proporcionar. A matéria escrita por um jornalista passa muito mais credibilidade para o leitor do que um anúncio, já que, no caso da propaganda, trata-se da empresa falando de si mesma.

Além disso, a assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação muito mais acessível que a publicidade. Empresas menores geralmente possuem menos verba para investir e, nesses casos, a assessoria pode trazer bons resultados e acelerar o crescimento do negócio, cobrando um valor muitas vezes menor que a publicidade. Então, quem acha que é necessário um grande investimento para ver o nome da sua marca em jornais, revistas e grandes portais da internet, ainda não conhece o trabalho de uma assessoria.

Dependendo do objetivo do cliente, a agência consegue traçar uma estratégia e, assim, pensar e planejar quais veículos pretende atingir. Para uma empresa de saúde, por exemplo, a prioridade geralmente é sair em mídias especializadas no seu segmento, mas a assessoria de imprensa também pode incluir no planejamento pautas direcionadas a veículos voltados para o meio corporativo e assim fazer o nome da empresa ficar conhecido entre interessados em ampliar o negócio ou abrir novas franquias. “Procurei o trabalho de assessoria da Race Comunicação para que a empresa tivesse uma maior visibilidade na imprensa, atingisse o publico de outras regiões e estados e também para participar de pautas diferenciadas, assuntos mais abrangentes sobre o negócio”, conta Rachel Cuocolo, dona da Officina do Brigadeiro, empresa que produz lembranças personalizadas. “A visibilidade aumentou muito em todos os estados, e consequentemente o volume de vendas”, completa.

Os micro e pequenos empreendedores ocupam uma grande parcela da economia e seus produtos e serviços também enfrentam concorrência e competitividade no mercado. A comunicação em geral tem o poder de mostrar, destacar, ampliar e auxiliar na consolidação e desenvolvimento de uma marca, por isso, aquilo que a pequena empresa oferece necessita ser divulgado tanto quanto o que é oferecido pelas grandes instituições.

Para o mercado competitivo que os empresários enfrentam não basta criar o melhor produto ou oferecer o melhor serviço. Apresentar-se ao mercado, tornar sua marca conhecida e conquistar novos clientes são ações necessárias e também os principais motivos que levam um pequeno empresário a procurar uma assessoria de imprensa. Luiz Miyajima, quiropraxista e diretor da clínica QuiroVida, acredita que essa é uma das formas mais eficientes de divulgar e conseguir reconhecimento para a marca. “O trabalho da assessoria tem trazido pouco a pouco o reconhecimento da marca QuiroVida, assim como uma demanda muito boa de pacientes. Além disso, também ajuda na divulgação da quiropraxia, profissão ainda nova no Brasil”, relata Luiz.

Stephanie Gomes é assessora de imprensa da Race Comunicação

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Na dúvida entre publicidade ou assessoria de imprensa? Escolha os dois

Por Rogério Artoni

Sim, assessoria de imprensa e publicidade são coisas completamente distintas e em muitos casos complementares. Contudo, muitos clientes quando contratam uma empresa de assessoria de imprensa não compreendem muito bem essas diferenças. Com este artigo, não tenho a pretensão de criar um guia ou mesmo de colocar um ponto final nas discussões sobre as distinções, mas sim mostrar 5 diferenças do que cada uma dessas áreas tem a oferecer.

1-      Diferenças entre as empresas:

Uma empresa que trabalha com Assessoria de Imprensa busca informações de interesse coletivo dentro dos seus clientes e seus respectivos produtos, divulgando esses assuntos para os jornalistas dos veículos de comunicação. Assim, amplia a disseminação do cliente com seu público alvo. Neste caso o contato é sempre com a equipe editorial dos veículos.

Já uma agência de Publicidade trabalha também com público alvo, busca também informações dentro dos clientes e seus produtos. Porém, monta uma campanha publicitária, que geralmente envolve muito mais dinheiro, e trata direto com o departamento comercial dos veículos, publicando esta campanha e gerando demanda para o cliente.

2-      Espaço nas publicações:

A Assessoria de Imprensa conquista, sem pagar ao veículo, o espaço editorial para o cliente. Este espaço é muito mais influente para o leitor. Portanto, pode trazer melhores resultados, dependendo da área do cliente.

A Publicidade garante, através da compra, o espaço publicitário e para alguns casos como o varejo traz resultados expressivos nas vendas.

3-      Controle da informação:

Quando um cliente dá uma entrevista, o conteúdo falado ou enviado ao jornalista é agora uma informação deste profissional e partir daí a Assessoria de Imprensa não consegue controlar o que será publicado.

Já na Publicidade o controle do que será publicado é total. O cliente pode, por exemplo, anunciar um carro por R$ 1,00 (desde que isso não transgrida os regulamentos da área) e isso gerar uma enxurrada de pessoas querendo comprar este produto.

4-      Decisão do que publicar:

A decisão de o que publicar dentro da área editorial dos veículos e como publicar é total e única do veículo de comunicação. Portanto, a Assessoria de Imprensa e o cliente não conseguem e nem podem decidir o que será publicado.

Assim como no hipotético caso acima, do carro a R$ 1,00, quando é feita uma Publicidade a decisão do que será publicado é totalmente feita pelo cliente e a agência.

5-      Credibilidade:

Quando um porta-voz dá uma entrevista e esta é publicada em um veículo muito relevante, a credibilidade é muito alta. A Assessoria de imprensa busca exatamente por esses veículos com credibilidade para aumentar e melhorar a divulgação do seu respectivo cliente.

Na Publicidade a credibilidade pode ser um pouco abalada, já que a pessoa que vê esta publicidade sabe que aquilo é uma informação direta da empresa e não há um filtro como no caso da informação editorial. Mas como afirmei acima, em muitos casos este tipo de trabalho pode ser altamente recomendado.

Na dúvida entre publicidade ou assessoria de imprensa? Escolha os dois

* Rogério Artoni é diretor da Race Comunicação

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Apresentando o funcionamento da assessoria ao novo cliente

Por André Ranieri

O entrosamento entre a agência de comunicação e o cliente é fundamental na hora de conquistar bons resultados. E para isso é imprescindível, logo que a parceria é fechada, que a empresa contratante entenda alguns pontos sobre uma assessoria. Dentre eles, a relação entre o assessor e o jornalista; como uma matéria é publicada; a importância da agilidade na aprovação dos materiais; e como tornar uma pauta interessante ao jornalista. Essa apresentação deve ser feita logo no início do trabalho, pois ela será determinante durante todo o processo.

Acompanhe a seguir alguns pontos fundamentais que devem ser apresentados ao cliente logo que a parceria é firmada:

 1.      Assessor x Jornalista

A relação entre o assessor de imprensa e o jornalista deve ser a melhor possível. O cliente precisa entender que na maioria das vezes o caminho para um bom relacionamento assessor x jornalista não é a insistência. A relação tem que ser construída aos poucos. Muitas vezes o assessor negocia por meses até conseguir emplacar uma única matéria.

 2.      Como uma matéria é publicada

O caminho até uma matéria ser publicada é longo. A assessoria de imprensa precisa conhecer muito bem o cliente, e saber qual é o foco que a empresa quer dar ao trabalho. Por isso, uma imersão deve ser feita logo no início da parceria. A partir daí, o caminho até a notícia chegar às bancas pode ser variado. Follow ups, press-releases e press-kits são as formas mais convencionais, e é importante que o cliente entenda estes processos, mesmo que de forma superficial. Também é fundamental destacar que o trabalho da assessoria é conquistar espaço nos veículos como notícia, e não como publicidade. Muitas empresas acreditam que é possível comprar espaço editorial nos meios de comunicação, mas esta prática, além de ilegal, não é adotada por agências de comunicação sérias.

 3.      Agilidade na aprovação

 A agilidade entre a elaboração do material, que será enviado à imprensa, e a aprovação junto ao cliente é fundamental para que a pauta em questão seja bem sucedida. Quanto mais rápido o material é aprovado (principalmente as pautas quentes), mais chances de repercutir. É fundamente que o cliente e a assessoria encontrem o “timing” certo para as aprovações.

 4.      O que é interessante ao jornalista

Qualquer tema pode ser trabalhado por uma assessoria de imprensa. Porém, cada assunto possui um potencial diferente do outro. O grande segredo para uma pauta ser bem sucedida é que ela tenha algo interessante e atrativo aos olhos do jornalista. É fundamental que o cliente entenda bem essa necessidade. Por exemplo, caso uma empresa automotiva queira aparecer em revistas de negócios, uma pauta abordando o crescimento da montadora no último ano é muito mais atraente ao jornalista do que uma pauta falando sobre o novo carro que será lançamento no próximo mês. Por outro lado, se o foco da empresa são as revistas automotivas, o lançamento do novo carro tem um potencial muito maior.

*André Ranieri é Assessor de imprensa na Race Comunicação

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Vaga estagiário jornalismo ou relações públicas – SP

Olá pessoal! A Race Comunicação está contratando estagiário para o escritório de São Paulo. Quer aprender tudo sobre assessoria? Então venha fazer parte de nossa equipe!!

Envie currículo para selecaoemcomunicacao@gmail.com
Deve constar link para o Facebook e, caso tenha, para o Linkedin
Deve cursar segundo ou terceiro ano de jornalismo ou RP

Bolsa de R$ 700,00 + vale transporte
30 horas semanais
Período manhã ou tarde.

SELEÇÃO SE ENCERRA EM  15 DE OUTUBRO DE 2012.

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Race Comunicação em expansão no mercado goiano

Por Lívia Caixeta

Falar em comunicação em Goiás pode ser considerado tabu. Estamos conversando de um mercado que ainda não conhece, ou não reconhece, serviços básicos de comunicação empresarial, como, por exemplo, assessoria de imprensa. Não por parte das empresas de comunicação, em grande parte competentes no que fazem, mas das empresas, que ainda se comunicam pouco com seus públicos de interesse e, em geral, têm medo de se aproximar da imprensa.

Por tudo isso, a proposta de manter um braço da Race Comunicação em Goiânia foi desafiadora. Há quatro anos a parceria com o jornalista Rogério Artoni, sócio da agência de jornalismo, em São Paulo, soou como algo inovador. Primeiro pela iniciativa de trabalho on line e compartilhado e, segundo, por ser um mercado extremamente fechado e de difícil penetração na capital goiana.

Tivemos a sorte de ter como primeiro cliente o Laboratório Teuto Brasileiro S/A. Uma empresa renomada e respeitada nacionalmente, que, sem dúvida, muito contribuiu para nosso crescimento tanto no mercado quanto profissional.  A partir deste primeiro contato enumeramos alguns pontos deficientes do mercado corporativo goiano.

Nosso grande obstáculo foi, e ainda é, fazer com que as empresas entendam o nosso trabalho e enxerguem nele uma grande oportunidade de crescimento. Nosso trunfo é a dedicação que temos em fazer um bom atendimento. Não medimos esforços para que o cliente e os jornalistas sejam atendidos de maneira personalizada e em seu tempo.

Hoje temos além da indústria farmacêutica, uma indústria de bebidas, um shopping e duas equipes ligadas ao automobilismo. Expandimos nossos serviços e temos como referência, além da assessoria de imprensa, o gerenciamento de conteúdo para redes sociais. Além de tantos outros como a editoração institucional e o planejamento estratégico de comunicação realizado com os departamentos de marketing de nossos clientes.

Em abril de 2012, demos o nosso maior passo até então. Deixamos de ser um “home office” para iniciar a estruturação de nossa sede. Nos estabelecemos em Aparecida de Goiânia, no Cidade Empresarial, um condomínio de empresas de diversos segmentos. Aproveito este post para convidá-lo para um café…. está servido?

* Lívia Caixeta é Assessora de imprensa na Race Comunicação

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Thanks!

É um grande prazer escrever o primeiro post do Blog da Race. Por aqui você vai encontrar um pouco dos bastidores da agência, muita informação, entrevistas, artigos, dicas de cursos, calendário de eventos importantes e “unas cositas mas”.

Muita gente para agradecer, começando pela família: Angela, Isa, João, Dulce, irmãos, cunhados e Dna Filó (claro, sempre!!!). Aos amigos: Israel, Marcelão (lá de cima tá vendo tudo!!), Pri, Cáren, Dani, Dynamo Sucata, Agência Tribo, ufa a lista é sem fim….

Quero agradecer também minha parceira, amiga, colega de trabalho e sócia, Lívia Caixeta. Da filial da Race em Goiânia ela acompanhou (e acompanha) de perto cada momento desse crescimento. Agradeço também a cada um dos colaboradores que passaram e que trabalham da Race, pelo empenho constante em fazer com que tudo dê sempre certo. Acho que esse é um dos nossos grandes diferenciais, a nossa equipe. Ultra empenhada em fazer com que as matérias de nossos clientes sejam sempre positivas, que a foto que o jornalista publique seja sempre a melhor, que o entrevistado esteja sempre muito bem preparado, que a verdade prevaleça, que a revista interna saia com o melhor layout…. Com tudo isso, quem ganha são nossos clientes, que estão sempre na mídia da melhor forma possível, no melhor veículo, na melhor matéria, com a melhor comunicação interna e com os melhores resultados.

Foi com todo o empenho desta turma que conseguimos o feito de ficar entre as 150 (144º para ser mais exato) maiores assessorias de imprensa do país, segundo o Anuário Brasileiro de Comunicação Corporativa 2012. Aí você me pergunta: “Tá, mas 150 não representa muita coisa, certo?” Errado, meu caro leitor… no Brasil são mais de 1500 agências de assessoria de imprensa, segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. E esse número é uma estimativa baixíssima. Algumas pessoas da área falam em oito mil, considerando aquelas empresas que possuem apenas o próprio jornalista.

Eu e a Lívia Caixeta só temos a agradecer: a nossa turma de colaboradores, aos nossos clientes, antigos clientes, parceiros, jornalistas, futuros clientes e a você nosso, agora, assíduo leitor do Blog da Race.

Seja bem-vindo!

Rogério Artoni

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