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Threads: a sua marca precisa estar lá?

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comunicação interna

A importância da comunicação interna nas organizações: estratégias para promover engajamento

A comunicação interna é uma das peças fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, pois ela desempenha papel crucial na promoção do engajamento dos colaboradores e no alinhamento de objetivos …

Por Emilly Silva

Setembro é o mês da conscientização e valorização à vida. Entre os tópicos mais importantes desta campanha de prevenção destaca-se seu forte apelo à promoção da saúde mental no ambiente de trabalho.

Com a constante mutação do mercado de trabalho, afetado pelas mudanças ocasionadas pela pandemia de Covid, como fechamento de postos de emprego, adoção do teletrabalho, aumento da quantidade de tarefas e informações, dentre outros motivos, muitos profissionais se viram sobrecarregados e tiveram sua saúde mental afetada.  Para aliviar a tensão e seguir a rotina com um olhar positivo, preparamos algumas dicas.

Comece com o pé direito

O início de um dia é uma parte crucial da rotina que, muitas vezes, é prejudicada pelo uso excessivo do celular e das mídias sociais. O empresário Eben Pagan destaca que a primeira ação no dia deve ser a de maior alavancagem, ou seja, a mais importante, pois, tem o efeito de configurar a mente e o contexto para o restante do período.

Ficar longe do celular pela manhã pode melhorar o humor, já que essa ação evita o bombardeio de mensagens, e-mails e notificações. O ideal é utilizar as primeiras horas do dia para hidratar-se bem, tomar um bom café da manhã, além de fazer exercícios físicos. Hábitos como esses são vitais para o aumento do rendimento diário a longo prazo.

Foco no presente para mais saúde mental

Parte das ansiedades e medos envolvem a preocupação excessiva com o futuro e a frustração por acontecimentos passados. Consequentemente, isso acaba afastando a atenção do que realmente importa: o  presente. Focar no presente vai além do espaço físico que se ocupa, é um estado mental que permite viver o momento e permitir que os acontecimentos tomem o seu próprio curso.

A técnica dos 5 sentidos, desenvolvida a partir de um estudo no Journal of Mindfulness, usada para desenvolver o foco, é uma ferramenta que pode ser adotada no ambiente de trabalho. Ela consiste em 5 passos simples: perceber 5 coisas ao redor, identificar 4 sons no momento, perceber 3 coisas que é possível tocar, identificar 2 aromas no ambiente, e  perceber 1 sabor que consegue sentir (como, por exemplo, num copo de água). O mais importante neste exercício é desenvolver a capacidade de ficar focado no agora, sem julgar o que acontece no entorno, mas entender que o presente é a realidade.

Ofereça e aceite ajuda

Muitas vezes, certas atividades são mais desafiadoras na mente humana do que na prática. Neste quesito, entra a ação de oferecer e aceitar ajuda: compartilhar problemas e preocupações com as pessoas ao redor, como superiores diretos, não apenas alivia o peso e o estresse do dia, mas também se mostra uma ferramenta para desenvolver competências como a escuta ativa, senso de liderança e a construção de mentalidade de equipe.

O trabalho em equipe e o apoio mútuo entre colegas de trabalho cria um ambiente mais saudável e leve, gerando uma rede de apoio e valorização. Segundo a autora Brené Brown, pesquisadora e autora do livro “A coragem de ser imperfeito”, quando estamos vulneráveis é que nasce o amor, a aceitação, a alegria, a coragem, a empatia, a criatividade, a confiança e a autenticidade.

Pausas ao longo do dia

Fazer pausas ao longo do dia é uma estratégia importante para reduzir o estresse e melhorar a saúde mental. Ao realizar a pausa, o cérebro se permite descansar e retomar um ritmo mais produtivo ao retornar às atividades.

A pausa do almoço, por exemplo, merece uma atenção especial. Nesse momento, o corpo precisa de alimentação adequada para ter o combustível necessário e seguir o dia de maneira eficaz. A alimentação influencia diretamente no foco, por isso, é vital fazer uma refeição equilibrada.

Orientação profissional

Ao carregar diversos papéis e funções cotidianas é normal se sentir sobrecarregado. Neste caso, não é vergonhoso recorrer e pedir ajuda a um profissional de saúde, como psicólogos ou psiquiatras.

Ter saúde mental é fundamental, principalmente no mercado de trabalho, pois possibilita o convívio social harmonioso e equilibrado.

Encontrar uma rotina que beneficie o alívio de estresse e ansiedade melhorará tanto o rendimento pessoal quanto a performance no trabalho. Manter-se consciente dos próprios limites é a chave para uma vida mais leve, feliz e livre de preocupações excessivas.

A Race sempre se preocupa e atua para o bem-estar e saúde mental de todos os colaboradores. Conheça mais sobre o nosso Propósito, Visão e Valores

Helena Sereza

Com a chegada de novas ferramentas digitais, o mercado de trabalho se adapta para acomodar tecnologias inovadoras. Uma das plataformas que mais se destaca atualmente é o ChatGPT.

Lançada oficialmente em novembro de 2022, a ferramenta causou grandes polêmicas por sua agilidade e facilidade de criar textos únicos e personalizados. A Inteligência Artificial (IA) utilizada pela plataforma foi criada para um método de pesquisa avançado, e é capaz de realizar diversas tarefas em pouco tempo.

No entanto, a chegada da plataforma levantou o questionamento sobre a substituição da mão de obra humana. Em portais de notícia estrangeiros como Buzzfeed e CNET, a ferramenta já está sendo utilizada no lugar de funcionários.

Mas afinal, é possível que uma ferramenta de trabalho possa substituir por completo o trabalho da comunicação? Neste insight iremos falar um pouco sobre a ferramenta do momento e a sua utilização.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um algoritmo criado pelo laboratório americano de pesquisas de Inteligência Artificial (IA) chamado OpenAI. Seu nome é uma sigla para Generative Pre-Trained Transformer, que pode ser traduzido para “Transformador pré-treinado generativo”.

Muitas vezes, sua funcionalidade é resumida apenas à criação de textos automáticos, porém, sua capacidade vai muito além disso. A ferramenta utiliza uma rede de informações de toda a internet para a criação de informações, sendo capaz de criar  570 GB de texto – equivalente a cerca de 40 bilhões de palavras.

A plataforma possui uma rede neural chamada Transformer que permite a identificação de palavras-chave em contextos diferentes e frases específicas. Além disso, sua tecnologia é considerada extremamente avançada, e já é utilizada em outras ferramentas de IA.

Com o lançamento da ferramenta, grandes empresas já estão investindo no mercado de inteligência artificial, como  a Microsoft e o Google, que já investiram em softwares similares. Segundo levantamento feito pela empresa de tecnologia McKinsey, o uso de inteligência artificial mais que dobrou desde 2022.

Como funciona o ChatGPT?

Semelhante a outras inteligências artificiais, os dados utilizados pelo ChatGPT são coletados de toda a internet. A ferramenta é capaz de reconhecer contexto, gerar textos, códigos e até resolver certos cálculos matemáticos.

O site oficial da plataforma é bem simples. Assim que você acessar o site, você encontrará diversos exemplos de como interagir com o chat.

Já logado na área inicial, um chat semelhante a outros aplicativos de conversa deve abrir. Para utilizá-lo, basta inserir sua dúvida ou pedidos na barra do chat, como “escreva uma mensagem de feliz aniversário para um colega de trabalho”. A cada pesquisa diferente, uma nova “conversa” será criada, e você poderá acessá-las a qualquer momento.

chatgpt

Chat GPT no mercado de trabalho

A plataforma de inteligência artificial já é um hit no mercado brasileiro. Segundo dados divulgados pela empresa de software Semrush, o Brasil é um dos cinco países que mais acessam o Chat GPT, representando 4,3% de todos os usuários ativos.

Com o crescimento do algoritmo, diversas empresas vêm investindo no seu uso para suas tarefas diárias. Setores como Recursos Humanos (RH), marketing e outras áreas já estão automatizando processos de criação e análises específicas, tendo a geração de conteúdo rápida e eficiente como um dos maiores atrativos.

Além disso, empresas de software de gestão já estão implementando a plataforma para reduzir a burocratização e em processos seletivos, mensagens para os colaboradores, limpeza de dados e criação de planilhas diversificadas.

IA na Comunicação

Já na área de comunicação, a plataforma tem auxiliado na criação de briefings,  press-releases, atas de reunião, entre outros. Utilizando dados de diversos textos já existentes, a ferramenta também pode auxiliar na agilidade de respostas ou na criação de um atendimento personalizado ao cliente.

Outros usos comuns da ferramenta no ambiente de trabalho são a tradução, sumarização e síntese de textos; geração de respostas automáticas; criação de conteúdo para redes sociais; análise de dados e muitos outros.

Veracidade das informações

É importante destacar que, embora útil, o algoritmo não é perfeito. Até a escrita deste texto, todos dados levantados pelo ChatGPT datam até 2021. Em alguns casos, as informações coletadas estão incorretas, ou desatualizadas, podendo causar respostas confusas, ou até mesmo erradas.

Caso você tenha alguma dúvida a respeito das informações fornecidas pelo ChatGPT, é fundamental consultar outras fontes, além de conversar com um colega ou superior, com o objetivo de encontrar formas de solucionar a questão.

Mesmo com pouco tempo de implementação, o algoritmo do ChatGPT se destaca por sua facilidade de busca. Portanto, é importante que haja regras e discussões sobre o uso da plataforma dentro das empresas para evitar a disseminação de informações incorretas e aumentar a produtividade com mais segurança para todos.

threads

Guilherme Olhier

Se você esteve online nas últimas 24h, com certeza ouviu falar ou já está utilizando o Threads.

A nova rede social, criada por Mark Zuckerberg, é um aplicativo baseado em texto, linkado com o Instagram, que aparece como a alternativa e concorrência direta ao Twitter, já que Elon Musk decidiu limitar a utilização do passarinho azul na última semana, o que não agradou nada aos tuiteiros.

O fenômeno Threads

Fato é que o Threads já alcançou o recorde de 10 milhões de usuários em apenas 7 horas de existência. Já o vizinho Twitter, em 17 anos desde a sua criação, possui cerca de 200 milhões de usuários. Porém, a pergunta que não quer calar é: ela veio para ficar ou será mais um modismo passageiro, como aconteceu com a rede indiana Koo? Só o tempo dirá.

Independentemente do que aconteça, sempre que uma nova rede social surge, também se inicia uma corrida das marcas e empresas para criarem novos perfis e não ficarem para trás. Prova disso é que algumas marcas já estão fazendo publicidade no Threads com influenciadores, mesmo com pouquíssimo tempo de existência na rede.

Mas será que a sua marca ou empresa precisa estar em toda e qualquer nova rede social que apareça? Neste insight vamos falar um pouco sobre a utilização de diferentes canais e como saber se de fato estar em todas as redes é a melhor estratégia a ser utilizada.

Qual rede social utilizar?

As redes sociais oferecem um canal direto de comunicação com os clientes e consumidores, permitindo que as marcas se aproximem do seu público-alvo de forma mais efetiva. Cada uma delas possui suas próprias características e público específico, o que possibilita a segmentação de suas ações e o direcionamento de suas mensagens de acordo com seus objetivos de comunicação. 

Justamente pelo tamanho do leque de opções, criam-se muitas dúvidas em qual rede estar e nessa dúvida, muitas vezes decide-se estar em todas. Mas cada uma delas tem a sua peculiaridade:

O Facebook, por exemplo, que já não é tão popular como antes, mas permite a criação de páginas de negócio, onde as empresas podem compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, além de interagir com os clientes por meio de comentários e mensagens diretas. 

Já o Instagram, com foco maior nos últimos tempos em vídeos, é uma plataforma ideal para empresas que desejam divulgar visualmente seus produtos e contar histórias relacionadas à sua marca. Mesmo que tenha uma taxa de entrega menor que a do TikTok, por exemplo, o Instagram é sem dúvida a rede social mais utilizada pelas marcas, principalmente para a realização de ações com influenciadores. 

Falando em TikTok, o mesmo fenômeno que ocorre hoje com o Threads ocorreu quando a rede social chinesa surgiu, ou seja, todas as marcas queriam estar presentes e correram para saber da novidade. Atualmente, muitas empresas aderiram à plataforma de vídeos, e mesmo que ela não seja mais apenas uma rede social de dancinhas, ainda traz um teor mais divertido e voltado ao público jovem. Pensando nisso, para que faça sentido estar no TikTok, é preciso que a sua marca ou produto também traga essas características, caso contrário, pode parecer que está “forçando a barra”.

O LinkedIn, por sua vez, é amplamente utilizado por empresas para estabelecer conexões profissionais e construir sua reputação no mercado. Ele oferece a oportunidade de compartilhar conteúdo relevante, participar de grupos de discussão e até mesmo recrutar novos talentos. Muitas empresas utilizam seus porta-vozes como embaixadores da marca e líderes de discussão por meio de artigos, utilizando-se da técnica de ghostwriting, que consiste em contratar uma agência especializada para criar conteúdos em nome dos executivos. 

Saiba mais sobre estratégias de conteúdo para LinkedIn 

O Twitter sempre foi conhecido por sua rapidez e dinamismo, sendo utilizado por empresas para compartilhar atualizações em tempo real, promover eventos e lançamentos, bem como interagir com seus seguidores de maneira ágil, além de sempre ter carregado um grande conteúdo político. Porém, todas as mudanças feitas recentemente, com a compra da plataforma pelo bilionário Elon Musk, fizeram com que a rede social ficasse menos bem vista e utilizada, culminando na própria criação do Threads, como já dito acima. 

Já o YouTube, por exemplo, é uma ótima opção para empresas que desejam criar conteúdo em vídeo, como tutoriais, vlogs, lives e anúncios. Neste caso, é importante verificar se a sua marca ou empresa terá conteúdo e equipe o suficiente para alimentá-lo, pois a criação e edição de vídeos demanda uma time maior, com diversos processos e tipos de profissionais envolvidos.

Diversificação da presença online

Ao utilizar diferentes redes sociais, as empresas têm a oportunidade de diversificar sua presença online e alcançar um público mais amplo. Além disso, permitem a interação direta com os clientes, o que possibilita um maior engajamento e a construção de relacionamentos duradouros.

No entanto, é importante ressaltar que a utilização das redes sociais pelas empresas exige um planejamento estratégico. Cada rede social possui suas próprias peculiaridades e melhores práticas, e é fundamental entender o público-alvo de cada plataforma para obter resultados efetivos.

Cuidado com o abandono dos perfis

Estar em todas as redes sociais não significa ser estratégica em todas elas. Um dos maiores erros das marcas é criar um novo perfil e passado um tempo deixá-lo sem atualização. Lembre-se que as redes sociais são a vitrine da sua empresa, portanto, devem estar constantemente trazendo o que há de melhor no produto ou serviço oferecido.

Por fim, mas não menos importante, monitorar e analisar periodicamente os resultados das ações nas redes sociais é fundamental, pois possibilita ajustar a estratégia conforme necessário e garantir maior credibilidade, além de um retorno positivo sobre o investimento e mão de obra despendida para manter determinada rede ativa.

Conte com a Race Comunicação para um panorama completo das redes sociais da sua empresa e saiba como utilizá-las de maneira estratégica. Peça um orçamento!

 

 

 

 

 

 

 

comunicação interna

A comunicação interna é uma das peças fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, pois ela desempenha papel crucial na promoção do engajamento dos colaboradores e no alinhamento de objetivos e valores. Além disso, uma comunicação interna eficaz permite que as informações fluam de maneira mais clara e transparente, fortalece o sentimento de pertencimento e contribui para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Neste texto, discutiremos a importância da comunicação interna nas empresas e compartilharemos estratégias para promover o engajamento e o alinhamento junto com os colaboradores.

Uma das principais razões pelas quais a comunicação interna é tão importante é que ela mantém os colaboradores informados sobre as metas, estratégias e desafios da organização. Quando os funcionários têm conhecimento claro dos objetivos da empresa, podem direcionar seus esforços de forma mais eficaz e alinhada com a visão geral, criando assim um senso de propósito e pertencimento, pois cada colaborador entende sua contribuição para o sucesso coletivo.

Além disso, a comunicação interna adequada promove a transparência na organização. Quando as informações são compartilhadas de maneira clara e honesta, os funcionários se sentem valorizados e confiantes de que estão recebendo todas as informações relevantes. Isso contribui para a construção de um ambiente de trabalho aberto e saudável, onde os colaboradores se sentem encorajados a expressar suas opiniões, compartilhar ideias e resolver problemas de forma colaborativa.

Existem algumas estratégias eficazes para promover o engajamento e o alinhamento por meio da comunicação interna:

Criando um diagnóstico

Para criar um diagnóstico eficaz para a comunicação interna de uma empresa, é importante seguir algumas etapas-chave. Primeiramente, realizar uma análise detalhada dos canais de comunicação existentes na organização, incluindo reuniões, e-mails, intranet, boletins informativos, entre outros.

Avalie a eficácia de cada canal, identificando pontos fortes e áreas a serem melhoradas. Além disso, é fundamental realizar pesquisas e entrevistas com os colaboradores para entender suas percepções e necessidades de comunicação. Isso pode ser feito por meio de questionários, grupos focais ou entrevistas individuais, buscando obter feedback sobre o que é feito atualmente, identificar lacunas e entender as expectativas em relação à comunicação com a empresa.

Contar com uma agência de comunicação para realizar este trabalho é vantajoso, pois a visão externa a respeito dos canais e da comunicação como um todo se torna mais neutra.

Comunicação clara e frequente

É essencial estabelecer canais de comunicação claros e acessíveis para todos os níveis da organização. Isso inclui reuniões regulares, boletins informativos, intranet, e-mails e outros meios de comunicação interna. Manter uma comunicação frequente e consistente permite que os colaboradores estejam atualizados sobre as novidades, mudanças e conquistas da empresa.

Para isso, o uso de diferentes canais de comunicação é fundamental, isso porque as pessoas têm diferentes preferências de comunicação, portanto, a variedade de canais poderá alcançar todos os colaboradores.

Além dos canais tradicionais, como e-mails e reuniões, considere o uso de ferramentas de mensagens instantâneas, redes sociais corporativas e até mesmo plataformas de comunicação interna específicas. Um colaborador que não trabalha em frente ao computador não irá ler uma newsletter, por exemplo, assim como o colaborador que trabalha fora da empresa, dificilmente irá ler um jornal mural. Se atente a cada tipo de formato para garantir que a mensagem alcance a todos de maneira efetiva.

Feedback e diálogo aberto

A comunicação interna não deve ser apenas um fluxo de informações da alta liderança para os colaboradores, mas também deve permitir um diálogo com via de mão dupla, em que todos possuem voz. Promova uma cultura de feedback, onde os funcionários se sintam encorajados a expressar suas opiniões, fazer perguntas e fornecer sugestões. Ouça ativamente o retorno deles e implemente as mudanças necessárias, demonstrando que as vozes dos colaboradores são valorizadas.

Liderança comunicativa

Os líderes desempenham um papel crucial na comunicação interna. Eles devem ser exemplo de uma comunicação clara, aberta e transparente. Os líderes devem se comunicar regularmente com suas equipes, compartilhar informações relevantes e estar disponíveis para ouvir as preocupações e ideias dos colaboradores. Isso cria um ambiente de confiança e respeito mútuo.

Celebrar conquistas e reconhecer o bom trabalho

A comunicação interna também deve ser usada para reconhecer e celebrar as conquistas dos colaboradores. Destaque o bom trabalho, compartilhe histórias de sucesso e reconheça publicamente os esforços e contribuições dos funcionários. Isso não apenas fortalece o engajamento, mas também cria uma cultura de reconhecimento e valorização.

A Race Comunicação dispõe de um time e área estruturada para atender as diversas demandas que uma comunicação interna eficaz exige.

Solicite um orçamento personalizado e conheça nossas soluções

diversidade

Pensar em diversidade na comunicação há tempos deixou de ser um diferencial e atualmente é indispensável para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empresa. Ao criar um ambiente inclusivo e diverso, as organizações são capazes de atrair talentos, promover a inovação e estabelecer uma reputação positiva.

No entanto, não basta apenas reconhecer a existência desses grupos na sociedade e criar ações pontuais em datas específicas. É crucial investir em ações afirmativas que garantam o desenvolvimento das pessoas no mercado de trabalho. Por isso, neste artigo, vamos trazer cinco pontos relevantes sobre este tema tão urgente para os dias de hoje:

Cenário da Diversidade

De acordo com um estudo da Blend Edu, startup especializada no assunto, atualmente, 96% das empresas estão realizando campanhas para fomentar programas de D&I.

As cinco principais ações realizadas pelas empresas incluem: 95,9% investem em campanhas para impulsionar uma comunicação inclusiva; 90,4% focam em eventos internos sobre diversidade; 89% destacam os grupos de afinidade; 86,3% fornecem canais de denúncias ou ouvidoria para relatar casos de desvio associados à diversidade; e 80,8% desenvolvem programas de treinamento e capacitação para os colaboradores.

Comunicação Inclusiva

A diversidade na comunicação tem como ponto central a representação de diferentes perspectivas, experiências e culturas nas mensagens e estratégias de comunicação de uma empresa, por isso é importante que as empresas reconheçam que seus públicos são diversos e, portanto, precisam adaptar suas mensagens para alcançar e se conectar com diferentes grupos de pessoas. Além disso, uma comunicação inclusiva permite que todos os colaboradores se sintam valorizados e representados, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Uma das estratégias é garantir que haja representação em todas as áreas da empresa. Isso significa ter uma equipe de comunicação diversificada, com pessoas de diferentes origens, culturas, gêneros, idades, religiões e habilidades. Essa diversidade de perspectivas ajudará a criar mensagens e estratégias mais inclusivas, que sejam relevantes para um público mais amplo.

Na Race Comunicação, buscamos atuar de maneira inclusiva em diversos aspectos. Recentemente, a nossa gerente de comunicação, Maira Manesco, trouxe um pouco do universo da linguagem de sinais para o público LGBTQIAPN+, ensinando como se comunicar em Libras. Confira o vídeo completo aqui.

Políticas e Planejamento

Além disso, é importante desenvolver uma cultura de inclusão e diversidade em toda a organização. Isso envolve criar um ambiente seguro e acolhedor, onde todos os funcionários se sintam valorizados e respeitados. Para isso, é fundamental estabelecer políticas claras de não discriminação e assédio, bem como promover a educação e a conscientização sobre o tema entre os colaboradores.

Avaliar para evoluir

Além disso, é importante realizar avaliações regulares para medir o progresso e identificar áreas que precisam de melhoria. As empresas podem realizar pesquisas de clima organizacional, avaliações de satisfação dos funcionários e análises demográficas para entender melhor a diversidade de sua força de trabalho e identificar lacunas ou desafios.

Outra estratégia eficaz é criar oportunidades para que os funcionários se envolvam ativamente nas iniciativas de D&I. Isso pode ser feito por meio da formação de grupos de afinidade, onde os colaboradores se reúnem com base em suas identidades compartilhadas, como etnia, gênero ou orientação sexual. Esses grupos podem fornecer um espaço seguro para discussões, compartilhamento de experiências e sugestões de melhorias.

Busque fontes externas

Por fim, um dos passos para aumentar a cultura da diversidade nas empresas também é trazer o olhar de vozes externas: convidar palestrantes especialistas no assunto a fim de promover debates e realizar palestras para a equipe, se inscrever e participar de eventos que tratem do tema, além de incentivar o consumo de conteúdos que complementem a comunicação já feita, como podcasts, livros, entre outros.

Tais ações oferecem oportunidades valiosas de aprendizado e troca de experiências, permitindo que as empresas se atualizem sobre as melhores práticas em D&I. Além disso, ajudam a fortalecer a conexão entre a empresa e diversas comunidades, demonstrando seu compromisso em promover a igualdade e a inclusão. Essa interação também proporciona um ambiente propício para networking, permitindo que as empresas estabeleçam parcerias estratégicas e compartilhem conhecimentos com outras organizações igualmente comprometidas com um futuro melhor para todas as pessoas.

Na Race Comunicação, um dos nossos valores inegociáveis é o compromisso com a diversidade, por isso estamos sempre em busca de novos talentos com os mais diferentes perfis, pois sabemos que assim construímos uma comunicação empática, fluida e eficiente.

Saiba mais sobre a nossa história aqui

 

monitoramento

Não é novidade nenhuma que, ao longo das últimas duas décadas, as redes sociais tornaram-se uma parte integrante da vida cotidiana de milhões de pessoas em todo o mundo. Atualmente, são diversas plataformas poderosas para realizar o monitoramento, conectar-se com outras pessoas e, claro, para empresas se aproximarem com seu público-alvo. Ao mesmo tempo, estar presente nas redes não basta, a medida em que o uso das redes sociais continua a crescer exponencialmente, torna-se cada vez mais essencial para as empresas monitorar suas atividades nessas plataformas.

Neste insight, vamos trazer as principais formas de mensurar todo esse universo de dados de maneira eficaz, entendendo como utilizar as informações para alavancar resultados e criar engajamento com os diferentes públicos.

Para isso, separamos alguns tópicos fundamentais para te ajudar a entender como isso funciona:

O que é o monitoramento de redes sociais?

De forma prática, o monitoramento das redes sociais é o processo de acompanhar, analisar e responder às conversas e menções sobre uma marca, produto ou serviço nas redes sociais. Ela oferece aos clientes uma visão valiosa sobre o que está sendo dito sobre eles, permitindo-lhes avaliar sua reputação, identificar tendências e entender melhor as necessidades e expectativas de seus consumidores.

Por que devo fazer o monitoramento das redes sociais da minha empresa?

Esta é uma pergunta que ouvimos com certa recorrência na Race e a resposta é simples: o monitoramento das redes sociais fornece um canal de comunicação direto e em tempo real entre a empresa e seu público. Ao acompanhar as redes sociais, os clientes podem receber feedback e responder a perguntas ou preocupações dos consumidores de forma rápida e eficaz. Isso não só demonstra um compromisso da empresa com este cliente, mas também ajuda a construir relacionamentos positivos, fortalecendo a confiança na marca.

Além disso, o monitoramento permite às empresas identificar e avaliar tendências e opiniões emergentes. Ao acompanhar as conversas nas redes sociais, os clientes podem identificar temas e tópicos relevantes para seu setor, permitindo que eles adaptem suas estratégias de marketing e desenvolvam produtos ou serviços que atendam às necessidades do mercado. Essa compreensão em tempo real do feedback do consumidor é inestimável para a tomada de decisões.

Quais são as ferramentas mais indicadas para um monitoramento eficaz?

Existem várias ferramentas disponíveis no mercado para ajudar as empresas a monitorar as redes sociais. Elas podem rastrear menções de marca, hashtags específicas, palavras-chave relacionadas e até mesmo realizar um benchmarking apurado da concorrência, pois fornecem análises detalhadas sobre o desempenho das postagens, o engajamento do público e a percepção geral da marca. Além disso, elas podem ainda alertar os clientes sobre menções negativas ou problemas emergentes, permitindo que respondam rapidamente e resolvam qualquer problema antes que ele se torne um desafio maior.

Entre as ferramentas populares de monitoramento de redes sociais estão o Hootsuite, o Sprout Social e RD Station, para citar algumas. Essas e outras plataformas estão disponíveis de forma gratuita, com alguns recursos básicos e, claro, com recursos avançados, como agendamento de postagens, análises e colaboração em equipe, simplificando o processo de gerenciamento das redes sociais para as empresas e ajudando-as a maximizar seu impacto nas plataformas em que está presente.

Como o monitoramento das redes sociais pode alavancar os negócios?

Com o uso das ferramentas adequadas, as empresas podem monitorar e gerenciar suas atividades nas redes sociais de forma eficiente, garantindo que eles estejam sempre informados e prontos para interagir com seus consumidores de maneira eficaz e significativa.

Por fim, é importante frisar que o monitoramento das redes sociais é uma estratégia fundamental para as empresas que desejam estabelecer e manter uma presença online eficaz, pois permite que os clientes se conectem diretamente com seu público, entendam suas necessidades e expectativas, identifiquem tendências e melhorem continuamente seus produtos e serviços.

Setembro Amarelo: 5 maneiras de melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho

Por Emilly Silva Setembro é o mês da conscientização e valorização à vida. Entre os tópicos mais importantes desta campanha de prevenção destaca-se seu forte apelo à promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. Com a constante mutação do mercado de trabalho, afetado pelas mudanças ocasionadas pela pandemia de Covid, como fechamento de postos de emprego, adoção do teletrabalho, aumento da quantidade de tarefas e informações, dentre outros motivos, muitos profissionais se viram sobrecarregados

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