Os valores da empresa através da gestão de imagem

Os valores da empresa através da gestão de imagem

Construir uma imagem positiva de sua empresa perante o mercado é um dos objetivos de todo e qualquer negócio. Uma das principais estratégias para atingir este objetivo retratar os valores da empresa através da gestão de imagem, criando uma reputação marcante e assumindo assim um posicionamento claro diante de seus clientes. E para que sua empresa crie essas raízes sólidas com seu público-alvo e se destaque diante do mercado, sua comunicação precisa ser eficaz, atualizada e compatível às atuais demandas corporativas e sociais.

A vantagem em apostar na comunicação visual é saber que ela possui um grande potencial de recepção e atinge um número maior de pessoas do que a comunicação escrita, por exemplo. Além de ser instantânea, é facilmente compreendida. É preciso ter em mente que 80% da memória humana está associada às imagens e figuras, então, investir nesse ramo com certeza é uma aposta certa.

Marketing visual

Durante o processo de criação tenha certeza de como deseja que seu cliente veja a sua marca e de que forma você quer que seja divulgada. Não é somente os serviços prestados pela organização que devem chamar a atenção, mas os valores e princípios da empresa através de elementos visuais. Tipografias, cores e objetos possuem significados e dentro deles uma mensagem a ser passada. Se o seu objetivo é vender a marca e atingir grandes escalas, é preciso deixar explícito a identidade do seu negócio.

Antes de tudo, deve-se saber que o processo de gerenciamento de imagem é algo frágil e que demanda muito cuidado, pois qualquer deslize pode ser fatal ao futuro da organização, já que, com a crescente ascensão do espaço digital, qualquer um pode ser influenciado por opiniões alheias e julgamentos podem deixar marcas na imagem de sua empresa de forma irreversível. Por isso, estudar a fundo seu público-alvo e estar ao máximo alinhado aos seus pensamentos é o que irá ajudá-lo a traçar seus próximos passos.

Cor que comunica: como construir uma identidade visual

A identidade irá fazer com que o público-alvo tenha vontade de conhecer seus serviços. Será o fator persuasivo de venda e transmitirá uma mensagem sobre a qualidade de seus produtos, de forma que fará com que seja compartilhada e recomendada.  O que a torna única e diferente de outros segmentos semelhantes dentro do mercado?  Investir em identidade é investir no futuro de seu brand e garantir seu espaço. Com isso, a relação empresa-cliente-consumidor será de confiança, tornando sua marca um ideal de credibilidade e moldando uma reputação positiva, fortalecendo seus princípios.

Transparência e alinhamento

A comunicação corporativa vai muito além da criação de texto, mensuração de resultados e encontros de relacionamento. Gerir imagem também é dar prioridade ao conteúdo visual que sua empresa disponibiliza ao público através de redes sociais, press kits, folders e logomarcas. Tem a ver com a identidade visual que seu negócio se resume e, principalmente, se alinha às necessidades de seu cliente.

No entanto, consolidar identidade é um processo complexo que envolve estratégias de monitoramento e alinhamento entre cliente-empresa. Estar ciente sobre user experience – o comportamento e experiência do seu público – e o que ele espera da sua organização é fundamental para determinar quais tipos de imagem serão formadas e como os valores podem ser evidenciados através dos elementos visuais. O público demanda inovação.  A conexão com o consumidor e cliente reflete na estratégia da empresa e investir no visual é um dos pilares do sucesso de um negócio.

A partir do momento em que você consegue transmitir os valores de sua empresa através da comunicação visual, sua marca fica mais próxima de estar consolidada no mercado e de ser reconhecida no ambiente corporativo, garantindo um posicionamento efetivo. Os elementos visuais determinarão seu destaque perante a concorrência e será um elemento estratégico fundamental para os futuros projetos e para a gestão de imagem

Ciclo de vida

Mais importante do que construir uma identidade e gerir imagem, é sustentar sua reputação. Toda marca precisa ser administrada. Não adianta criar uma estratégia, estabelecer uma reputação e esquecer dos diagnósticos. São eles que irão determinar o ciclo de vida de sua marca, se ela está crescendo e o que precisa para atender às demandas atuais.

A marca precisa estar constantemente em diálogo com seus clientes e consumidores, precisa assumir um posicionamento e fazer jus aos valores da empresa. Só dessa forma que irá gerar confiança e maior credibilidade aos seus pares. Precisa se mostrar transparente, dizer o que deseja alcançar e onde quer chegar.

Ações e comportamentos são cruciais para a manutenção de gestão de imagem. Apostar em uma identidade marcante não só fará com que sua marca seja lembrada com mais facilidade, mas se, ao mesmo tempo, ela estiver alinhada aos princípios, valores e objetivos que sua empresa deseja alcançar, terá desenvolvido uma reputação de peso perante o mercado, além de atrair outras potenciais marcas e investidores.

Por Ana Luiza Antunes

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