Pesquisar
Close this search box.

O que é uma foto-legenda?

Por Marianne Mitsui

A elaboração de fotos-legenda é uma atividade bastante eficaz para emplacar pautas nos veículos de comunicação. Entretanto, diferente de release, a foto-legenda tem como base uma foto ou mais, acompanhada de um texto explicativo sobre o assunto ou da descrição do conteúdo da imagem.

Assim, o texto é apenas um acessório para a foto, que é o elemento de maior destaque. A foto-legenda funciona tanto em jornais e revistas como em portais online, por ser uma maneira rápida e eficaz de transmitir informações. Desse modo, trata-se de um texto curto e objetivo sobre um fato qualquer, de fácil compreensão.

Em portais online é muito comum a publicação de galerias de fotos-legenda, algo que pode ser proposto ao jornalista na sugestão de pauta, caso haja mais de uma foto-legenda.

Em casos de jornais e revistas, normalmente há uma seção especial para as fotos-legenda, portanto é importante sugerir a pauta para a editoria correta e fazer um levantamento dos veículos que fazem largo uso de imagens, pois esses têm mais chances de emplacar a pauta.

Por fim, a foto-legenda é um meio dinâmico de comunicação que fornece opções e ideias diferentes para a produção de uma pauta, sendo ainda mais interessante aos olhos do jornalista.

* Marianne Mitsui é assessora de imprensa na Race Comunicação

Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados