Pesquisar
Close this search box.

O que é uma coluna?

Por Thais Muniz

Os gêneros jornalísticos são representados por manifestações culturais e estão diretamente ligados a fatos que alteram as decisões sociais. Classificar os gêneros jornalísticos é um grande desafio, pois estão sempre em transformação e se alteram de acordo com cada país e cultura. Dentre inúmeros tipos de textos que definem o jornalismo (seja ele noticioso, opinativo ou literário) existe a Coluna.

A Coluna surgiu em virtude da diagramação original de textos não noticiosos publicados em espaços predeterminados, principalmente em jornais, onde é escrito regularmente. Embora pareça simples, não se trata apenas sobre a própria escrita. Para escrever uma coluna é necessário a solidariedade com as fontes, investigar os fatos diretamente e não se envolver com conflitos de interesse.

Abaixo, algumas dicas podem ajudar a escrever uma boa coluna:

  • Bom uso do português, e não apenas gramaticalmente
    É importante estar confortável com o uso da linguagem para transmitir emoções, gerar confiança, persuadir, e tornar o que você escreve interessante. Aprenda a escrever no estilo ‘’pirâmide invertida’’ para ir direto ao ponto.
  • Conhecer os princípios básicos
    Colunas são destinadas a fornecer informação suficiente para um leitor sem arrastá-los em uma leitura. Acostume-se a reduzir seus rascunhos, encurte as frases e encontre maneiras de chegar ao ponto sem insistir nele. Evite repetições, a menos que isso realmente adicione a ênfase que a história exige.
  • Apresente os dois lados de uma história
    Forneça uma solução, não basta levantar uma questão. Colunas que criticam certas questões e não oferecem soluções não tem grande utilidade. O bom jornalismo é objetivo e não toma parte, mas oferece equilíbrio para garantir que não apenas um lado seja apresentado.
  • Encontre assuntos interessantes para atrair o leitor
    Mesmo que tenha liberdade, o melhor é oferecer o que as pessoas queiram ler. Foque no que está atual.
  • Precisão no topo da lista
    Lembrar de que a escrita, a curiosidade e a comunicação formam suas habilidades. Esteja preparado para pesquisar e aprender tanto quanto puder, para obter as informações corretas antes de escrevê-las.
  • Evite conflitos de interesse
    Em qualquer caso que haja um real ou mesmo aparente conflito de interesses, não escreva ou deixe extremamente claro que você não tem nenhuma ligação de qualquer tipo. Sempre converse com colegas para ajudá-lo a chegar numa decisão objetiva.

* Thais Muniz é assessora de imprensa na Race Comunicação

Ficou interessado sobre o que é uma coluna? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados