O que é a IGTV e como ela pode ajudar seu negócio?

Por João Pedro Andrade

O YouTube está em meio a uma crise de colaboradores. A plataforma, na contramão do sucesso, tem decepcionado seus criadores de conteúdo, visto que o sistema de monetização utilizado pela plataforma já não é tão rentável quanto no passado. Nesse cenário, nasce o IGTV – a sigla de Instagram TV -, uma articulação engenhosa de Mark Zuckerberg para trazer uma nova plataforma de conteúdo audiovisual online.

Se trata de uma nova ferramenta do Instagram, em que o usuário pode criar vídeos maiores do que os 15 segundos normalmente habilitados pelo stories e o minuto disponível na timeline. O usuário comum pode produzir um vídeo de até 10 minutos através dessa nova função. E alguns usuários de maior impacto, como influenciadores digitais e grandes marcas, tem a possibilidade de criar materiais de até uma hora. A expectativa é que, no futuro, todos os usuários tenham o mesmo espaço disponível de criação.

Em face de novas plataformas, é importante que quem atua com produção de conteúdo para empresas (como é o caso da própria Race Comunicação) saiba tirar o maior proveito para o seu negócio. Empresas como Nike, Netflix e Gucci já arregaçaram as mangas e tem experimentado a plataforma, disponível ao público desde o dia 20 de junho, para publicar de pequenas brincadeiras (como o vídeo de 60 minutos com o ator Cole Sprouse, da série americana Riverdale, comendo hambúrgueres) a grandes produções (como a animação promovida pela Nike com o jogador português Cristiano Ronaldo).

No entanto, antes de testar a plataforma, é importante lembrar que, diferentemente de sites de vídeo como YoutTube ou Facebook, a IGTV foi desenvolvida exclusivamente para uso mobile – o que significa que o conteúdo em vídeo é disponibilizado de modo vertical. Então, não, o usuário não poderá simplesmente migrar os materiais audiovisuais que já tinha no Youtube para a IGTV. O formato é outro. Caso ainda não esteja habituado ao Instagram Stories, também pode ser interessante se familiarizar com esse universo antes de mergulhar na IGTV.

No entanto, uma vez inteirado sobre as funcionalidades da novidade, existem muitas possibilidades de utilização para fortalecer sua marca e a comunicação interna e externa da sua empresa.

Vídeos com demonstrações de produtos são, por exemplo, uma possibilidade – demonstrar a utilização do item, suas facilidades ou, até mesmo, treinamentos que ensinem o consumidor as melhores maneiras de usar aquilo que você oferece. Vídeos de unboxing já são grandes sucessos nas redes sociais e demonstrações em primeira mão de produtos que ainda não chegaram às prateleiras podem ser uma fórmula de sucesso para cativar o consumidor que aprecia seus produtos.

Marcas de produtos alimentícios poderão postar receitas inteiras, com passo a passo detalhados, na rede social. Quem trabalha com produtos de beleza poderá postar tutoriais de cabelo ou maquiagem, por exemplo. Até mesmo artistas poderão mostrar suas novas peças, seja um quadro, um design para tatuagens, ou uma música, em primeira mão para seu público – e ainda por cima, receber feedback de quem mais interessa em poucos minutos.

Atualmente, a plataforma ainda não permite a postagem de material publicitário, porém, com a crescente popularização do Instagram, é possível que essa realidade mude logo –  o que irá viabilizar um mundo de possibilidades. O primeiro passo deverá ser o mais complicado, por isso, é importante dá-lo e começar a pesquisar como a IGTV pode melhor servir ao seu negócio logo de uma vez.

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