O que é e qual a importância do Clipping?

Por Rodolfo Zanchin

Quando uma agência de assessoria de imprensa ou relações públicas trabalha o relacionamento com a imprensa e influenciadores para uma empresa, organização, pessoa pública ou produto, é necessária uma avaliação de resultados, isto se dá através do clipping.

Para entender a importância do clipping é essencialmente saber que ele se trata de algo básico: o recorte de publicações, seja na imprensa ou nas redes sociais. Esse recorte se dá em matérias impressas, publicações online, veiculações em rádios ou TV. O clipping pode ser feito sobre um tema específico, sobre uma empresa, organização ou mesmo sobre um setor. Para as empresas que trabalham com uma agência de assessoria de imprensa, ou agência de relações públicas, é importante que se faça a mensuração de resultados conquistados por meio desse trabalho, aparentemente básico, mas muito estratégico.

Dessa forma, com todos esses recortes de matérias, é realizada a compilação dessas veiculações que remetem a imagem da empresa, produto, organização  etc. e que são enviadas de forma diária, semanal e mensal. Através desta listagem que conseguimos ter uma real noção do trabalho executado. Baseado nessas publicações, a agência de assessoria de imprensa ou relações públicas faz a mensuração de resultados e consegue dimensionar se o trabalho está sendo executado de forma estratégica e alinhada com os interesses da empresa. Essas mensurações podem ser feitas de diversas formas, desde quantidade de pessoas possivelmente impactadas, tipo de veículo, região, centimetragem e uma série de outras maneiras de medições.

Confira alguns pontos sobre a importância do clipping:

  • Imagem / Reputação

Como sabemos, a reputação é frágil e através do clipping podemos mensurar como a empresa, organização ou pessoa pública é vista no mercado.

  • Estratégias no plano de comunicação

Através da análise dos resultados, podemos identificar falhas no processo de comunicação, avaliar os objetivos cumpridos e até mesmo possíveis retornos financeiros.

  • Decisões futuras

Identificar tendências do mercado auxilia a equipe de comunicação a antecipar crises e enxergar novas oportunidades.

Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Gostou do artigo?