O que deve conter um Manual de Crise em Comunicação

O que deve conter um Manual de Crise em Comunicação 1

Por Filipe Andrade

Crises podem ocorrer em qualquer organização, independentemente da atuação ou dimensão. As consequências dessas situações, por outro lado, resultam do planejamento e da atuação, reativa e proativa, da empresa.

É importante destacar que essas crises podem resultar de fatores externos ou internos e os impactos, se não houver uma atuação efetiva por parte da organização, podem ser devastadores.

Como forma de se antecipar a essas situações, muitas organizações desenvolvem o Manual de Gerenciamento de Crise em Comunicação, que nada mais é que um plano de ação para esses casos. Nele, estão as principais iniciativas a serem tomadas no momento de uma crise e após essa situação, com o objetivo de salvaguardar ou ainda de resgatar a imagem da organização junto a seus públicos.

A respeito disso, o Manual de Gerenciamento de Crise da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), pontua o seguinte: “Gerenciar crise é trabalhá-la em seu conjunto. O ponto principal da gestão de crise é a prevenção, por meio da identificação de sinais internos ou externos que anunciam a sua chegada e da preparação de estrutura para enfrentá-la. A gestão da crise não é porta de saída, mas de entrada para a terceira fase: a reconquista da confiança na instituição para manter a atividade presente e perpetuá-la no futuro”.

Pensando em ajudar nossos leitores, a equipe da Race Comunicação listou alguns dos principais pontos para um Manual de Gerenciamento de Crise em Comunicação. Nossa intenção não é criar um modelo fechado de manual, já que esse tipo de material deve ser elaborado de acordo com as necessidades de cada empresa, mas nossa ideia aqui é dar uma visão geral do que não pode faltar. Sendo assim, esse manual deve então orientar, ao menos, quanto as seguintes questões:

  • Mapeamento dos fatores que levaram à crise e elaboração de uma matriz de risco;
  • Mapeamento de stakeholders que podem ser impactados em uma possível crise;
  • Quais os requisitos para a criação de um comitê de crise (responsável por definir as ações para cada caso);
  • Atuação do comitê de crise;
  • Quem deve ser e quais os critérios para a definição de um porta-voz (o responsável por falar à imprensa nesses casos);
  • Preparação do público interno;
  • Restauração da imagem da organização.

Se sua empresa precisa criar um Manual de Gerenciamento de Crise em Comunicação entre em contato com a nossa equipe para que possamos te ajudar.

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