O impacto das ações de assessoria de imprensa nos negócios do cliente

Por Alan Mariasch

Sempre que falamos sobre o conceito de assessoria de imprensa e como ela pode colaborar com a estratégia do negócio do cliente, surge uma dúvida interessante. Como podemos relacionar matérias positivas publicadas na mídia com resultados efetivos para determinada organização, como o aumento nas suas vendas?

Quando elaboramos uma proposta de assessoria de imprensa, é fundamental termos em mente um foco no cliente, em seus objetivos organizacionais e na realidade do mercado. Não adianta propormos estratégias genéricas, pois cada empresa tem sua realidade específica, seu público-alvo e suas metas. E é função do assessor de imprensa analisar todo esse cenário antes de fazer um orçamento ou um planejamento de comunicação, avaliando quais ações com jornalistas podem trazer não apenas boas reportagens, mas futuramente resultados efetivos como a conquista de clientes e ampliação de market share daquele cliente.

Isso significa que precisamos relacionar e alinhar os objetivos estratégicos do cliente, como por exemplo crescer em determinado mercado e ampliar seu número de consumidores, com as ações práticas de assessoria de imprensa (divulgação de releases, reunião com jornalistas, etc). E, na medida do possível, buscar métricas para mensurar o impacto do trabalho de comunicação externa nos resultados da empresa.

De acordo com o jornalista Wilson da Costa Bueno, especialista em comunicação corporativa, “sempre é possível dispor de indicadores que apontam para a eficácia/eficiência ou não de um trabalho realizado. Com a comunicação, não pode ser diferente e dá para avaliar. Não fosse assim, estaríamos nós, comunicadores, em maus lençóis porque, numa sociedade que prega e pratica a chamada relação custo x benefício, não é razoável investir em coisa alguma que não pode ser avaliada”.

O tema é extenso, mas gostaria de propor algumas dicas práticas. Procure elaborar relatórios comparativos e cruzar informações. Se você trabalha para uma empresa há algum tempo e já conquistou diversos artigos positivos, tente compreender como os clientes dessa organização estão chegando até ela. Se a assessoria de imprensa for a única ferramenta de divulgação, aí está um indicativo do sucesso do seu trabalho.

Analisar o impacto das ações de assessoria de imprensa nos resultados do cliente é algo complexo, porém cada vez mais fundamental. Caso os resultados não estejam satisfatórios, será possível modificar a estratégia a tempo. E, por outro lado, se comprovarmos o sucesso das ações de comunicação, estaremos em melhores condições para negociar o aumento do nosso budget, ampliar nossas atividades e desenvolver novos projetos.

* Alan Mariasch é assessor de imprensa na Race Comunicação

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