Negative SEO

Por Livia Caixeta

SEO (Search Engine Optimization) é a sigla em inglês para Otimização para mecanismos de busca e é uma ferramenta cada vez mais utilizada por gestores de conteúdo para melhorar a posição de sites, blogs ou páginas da web na busca orgânica do Google. Esta estratégia confere mais visibilidade e credibilidade ao site ou blog no ambiente web. Desta maneira, o negative SEO são práticas desleais aplicadas para prejudicar toda essa estratégia.

Leia mais sobre os benefícios do SEO aqui

Este tipo de “ataque” é feito com o único e exclusivo objetivo de prejudicar o posicionamento de um site, geralmente corporativo, e em muitos casos é feito por concorrentes que desejam melhorar o posicionamento de seu próprio site a partir da perda de posição de uma outra página. Com as mais recentes atualizações de algoritmos do Google,a discussão sobre essa prática ganhou visibilidade.

 

Então o negative SEO é um tipo de hackeamento?

Depende!

“Na medida em que uma tática muda a aparência ou funcionamento de um site ou lhe dá acesso não autorizado, ele pode ser considerado um hacker, dependendo da jurisdição de alguém. Dependendo da cultura e das leis nacionais, a aplicação da definição pode variar consideravelmente. Por exemplo, alguns países podem adotar uma abordagem mais rigorosa do que constitui acesso não autorizado, e alguns podem ter uma atitude mais laissez-faire no que se refere à adulteração de informações.”  (Joe Sinkwitz – Search Engine Land) –

Além disso, a prática do negative SEO pode causar outros danos como:

  1. Por ferir a política de duplicidade dos mecanismos de pesquisa, principalmente os do Google, pode resultar em sanções;
  2. Pode prejudicar os links do seu site, fazendo com que eles tenham baixa qualidade ou viole essas diretrizes;
  3. Invasão de hackers.

Por isso, é muito importante manter o seu site em segurança!

  • Evite programas maliciosos que promovem a invasão de vírus e malwares;
  • Atente-se a duplicidade de informações para que não seja feita de maneira inadequada;
  • Cuidado com as menções nas redes sociais;
  • Nunca deixe de verificar sua lista de Backlink;
  • Monitore a velocidade do seu site.

Portanto, um bom planejamento de gerenciamento de conteúdo é um forte aliado para que um site corporativo não seja punido e mantenha-se não apenas no topo das buscas, mas também livre de ataques de negative SEO.

Conheça as soluções que podemos oferecer tanto com produção de conteúdo  quanto para SEO.

Gostou do artigo?