Na dúvida entre publicidade ou assessoria de imprensa? Escolha os dois

Por Rogério Artoni

Sim, assessoria de imprensa e publicidade são coisas completamente distintas e em muitos casos complementares. Contudo, muitos clientes quando contratam uma empresa de assessoria de imprensa não compreendem muito bem essas diferenças. Com este artigo, não tenho a pretensão de criar um guia ou mesmo de colocar um ponto final nas discussões sobre as distinções, mas sim mostrar 5 diferenças do que cada uma dessas áreas tem a oferecer.

1-      Diferenças entre as empresas:

Uma empresa que trabalha com Assessoria de Imprensa busca informações de interesse coletivo dentro dos seus clientes e seus respectivos produtos, divulgando esses assuntos para os jornalistas dos veículos de comunicação. Assim, amplia a disseminação do cliente com seu público alvo. Neste caso o contato é sempre com a equipe editorial dos veículos.

Já uma agência de Publicidade trabalha também com público alvo, busca também informações dentro dos clientes e seus produtos. Porém, monta uma campanha publicitária, que geralmente envolve muito mais dinheiro, e trata direto com o departamento comercial dos veículos, publicando esta campanha e gerando demanda para o cliente.

2-      Espaço nas publicações:

A Assessoria de Imprensa conquista, sem pagar ao veículo, o espaço editorial para o cliente. Este espaço é muito mais influente para o leitor. Portanto, pode trazer melhores resultados, dependendo da área do cliente.

A Publicidade garante, através da compra, o espaço publicitário e para alguns casos como o varejo traz resultados expressivos nas vendas.

3-      Controle da informação:

Quando um cliente dá uma entrevista, o conteúdo falado ou enviado ao jornalista é agora uma informação deste profissional e partir daí a Assessoria de Imprensa não consegue controlar o que será publicado.

Já na Publicidade o controle do que será publicado é total. O cliente pode, por exemplo, anunciar um carro por R$ 1,00 (desde que isso não transgrida os regulamentos da área) e isso gerar uma enxurrada de pessoas querendo comprar este produto.

4-      Decisão do que publicar:

A decisão de o que publicar dentro da área editorial dos veículos e como publicar é total e única do veículo de comunicação. Portanto, a Assessoria de Imprensa e o cliente não conseguem e nem podem decidir o que será publicado.

Assim como no hipotético caso acima, do carro a R$ 1,00, quando é feita uma Publicidade a decisão do que será publicado é totalmente feita pelo cliente e a agência.

5-      Credibilidade:

Quando um porta-voz dá uma entrevista e esta é publicada em um veículo muito relevante, a credibilidade é muito alta. A Assessoria de imprensa busca exatamente por esses veículos com credibilidade para aumentar e melhorar a divulgação do seu respectivo cliente.

Na Publicidade a credibilidade pode ser um pouco abalada, já que a pessoa que vê esta publicidade sabe que aquilo é uma informação direta da empresa e não há um filtro como no caso da informação editorial. Mas como afirmei acima, em muitos casos este tipo de trabalho pode ser altamente recomendado.

Na dúvida entre publicidade ou assessoria de imprensa? Escolha os dois

* Rogério Artoni é diretor da Race Comunicação

Interessado nesse assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

5/5 (1 Review)
Gostou do artigo?