Marketing digital: como medir resultados de produção de conteúdo em redes sociais

Por: Filipe Andrade

A mensuração de resultados é o Tendão de Aquiles de qualquer estratégia de Marketing Digital. Sem ela, a organização não tem condições de verificar o quanto seus conteúdos são aceitos (ou não) nas redes sociais.

A boa notícia é que os principais sites de redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo) oferecem sistemas próprios de métricas de conteúdo. Para isso, são contabilizados os números de curtidas/reações a uma publicação, número de visualizações (seja em postagens ou em Stories, no caso do Facebook e Instagram), índice de curtidas na página e compartilhamento de postagens. Aqui você tem acesso ao guia do Facebook e Instagram e aqui você encontra o guia de mensuração do Twitter.

Por outro lado, é importante avaliar os investimentos feitos nas plataformas, comparando-os com os resultados de conteúdo. Uma das métricas, e talvez a mais conhecida, é o ROI (Return of Investment).

Segundo a Associação Brasileira de Marketing (ABEMD) de dados, “o ROI define a relação entre quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação a um determinado investimento”. Clique aqui e conheças as fórmulas de mensuração.

Os motivos para calcular o ROI, de acordo com a ABEMD, são:

  1. Avaliar como as iniciativas de marketing contribuem para os resultados da empresa;
  2. Planejar as metas comerciais com base em resultados mais atingíveis;
  3. Identificar o prazo de retorno dos investimentos de marketing (cada canal tem uma curva de resposta específica);
  4. Contribuir com o comprometimento dos executivos com metas de longo prazo, não somente o resultado imediato;
  5. Viabilizar um processo mais objetivo de aprendizagem, fundamentado em números;
  6. Proporcionar aumento nas vendas e nos lucros.

Quer saber mais sobre mensuração de resultados em redes sociais? Então pergunte pra gente!

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