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Construindo laços cliente empresa

Construindo laços entre cliente e empresa

Confira nesse post o case da ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã – e entenda a importância de desenvolver a relação entre cliente e empresa para atingir excelentes resultados em comunicação.

Por Maira Manesco

Todos nós, assim que nascemos, criamos o primeiro vínculo, muitas vezes por meio de apenas um olhar. Ainda não entendemos muito bem, mas já começamos a nos comunicar com as pessoas ao nosso redor. E assim é a vida: ao longo dos anos vamos descobrindo novas possibilidades de nos relacionar com adultos, crianças, animais etc., e percebemos que o mundo é feito por meio dos laços que construímos.

E, por que com as empresas seria diferente?

É exatamente sobre isso, essa trajetória não pode ser diferente! As empresas também precisam criar laços com seus stakeholders. A comunicação entre empresa e cliente precisa ser uma via de mão dupla, onde todos tenham o direito de falar e de serem ouvidos.

A relação duradoura entre cliente e empresa

Pensando em uma empresa varejista, por exemplo, podemos imaginar a mesma narrativa do início das nossas vidas. Um potencial cliente vê o nosso produto nas prateleiras, se encanta, e ali começa um relacionamento com a nossa marca.

Contudo, o mais importante não é ter esse cliente somente naquele momento, mas sim torná-lo fiel para que sempre busque por nossos produtos. E, para isso, conhecer a persona que corresponde aos clientes é fundamental para todas as empresas, pois é desta maneira que a comunicação se tornará mais eficiente e assertiva.

Assim como nós descobrimos diversas formas de construir relacionamentos pessoais, as empresas também precisam encontrar a melhor maneira de se conectar com seus clientes. E o papel de uma agência de relações públicas, como a Race Comunicação, é esse – construir laços entre as empresas e seu público.

Como estruturar os laços entre clientes e empresa?

A ideia principal para um bom trabalho de relacionamento é entender como o cliente quer ser percebido pela empresa. É necessário conhecer seus gostos, suas preferências, suas atividades, o que realmente lhe encanta… Precisamos entrar neste universo, e aí poderemos encontrar o melhor jeito de fazer comunicação. 

Do mesmo jeito, as empresas também possuem uma personalidade e desejos, e esta questão precisa ser considerada no momento de criar seu vínculo com os clientes. Como desenvolver e manter os relacionamentos será, em grande parte das vezes, orientado pelas diretrizes empresariais. Por isso, é importante sempre contar com o apoio de uma agência especializada que conseguirá encontrar o equilíbrio para que àquela via de mão dupla realmente aconteça.

Aqui na Race Comunicação, sempre trabalhamos para encontrar esse equilíbrio, pensando em construir a imagem das empresas para que elas construam laços com seus clientes.

Transformando a fruta em marca

Este case desenvolvido para ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã mostra muito bem como um trabalho de comunicação bem desenvolvido traz resultados gloriosos para as empresas. 

Aqui, para começar, entendemos exatamente qual era o objetivo central da associação – promover e popularizar o consumo da maçã produzida no Brasil. Assim, buscamos conhecer o principal público para que esse objetivo pudesse ser alcançado.

Focamos, então, na presença digital com um trabalho dividido em três fases: semear (padronização e reformulação do site institucional), cultivar (produção de conteúdo estratégico e consistente) e colher (ações de relacionamento com públicos estratégicos e campanhas de marketing digital).

A consistência das ações aumentou o awareness acerca da maçã brasileira, divulgando o alto padrão de qualidade e a segurança da produção de maçãs no Brasil. O desenvolvimento da comunicação possibilitou a criação e o fortalecimento de laços entre os consumidores de maçã, que puderam conhecer os benefícios e esclarecer dúvidas sobre a fruta nacional.

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