Influenciadores digitais: do planejamento à ação

Por Bárbara Christan

Em um tempo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, as estratégias de marketing precisam se adaptar às tendências e novidades tecnológicas que chegam a todo instante.

O Instagram, uma das redes sociais em ascensão no Brasil e no mundo, já mostrou para o que veio, e cada vez mais disponibiliza recursos para vendas online, como o link nos Stories em formato de swipe up e, recentemente, a função de compras no feed. Este último permite a marcação de produtos nas fotos e direcionam para um e-commerce ou link direto. Assim, o consumidor pode finalizar a compra sem sair do aplicativo.

Juntamente com essas funções, outra forma de aumentar as vendas e o reconhecimento de marca são ações com influenciadores digitais – principalmente no Instagram e YouTube. Com eles, a divulgação de produtos e serviços pode ser mais em conta e atingir melhores resultados, além de contribuir para uma imagem positiva e gerar confiança na empresa.

Mas como saber se o seu negócio precisa de parcerias com influenciadores e prosseguir com as ações?

  1. O primeiro passo é levar em conta o seu segmento: entenda o seu produto/serviço e analise se ele se encaixa no espectro de divulgação digital. Seus concorrentes estão nas redes sociais através de influencers? Caso estejam, analise se eles obtêm um bom resultado e o que têm feito para se destacar nesse meio.
  2. Procure também analisar a sua persona. Esta etapa é muito importante! Considere os hábitos de consumo, faixa etária, o que mais gosta de consumir na internet, se está mais presente no YouTube com vídeos, ou no Instagram, preferindo imagens e/ou vídeos curtos. Investigue também suas necessidades de consumo e quais pessoas mais influenciam em sua decisão de compra. Com essas informações em mãos, fica mais fácil decidir se ações com influenciadores trarão bons resultados. [Confira mais detalhes sobre como criar personas para sua estratégia de comunicação nesse artigo do nosso blog]
  3. Busque saber quais influenciadores tem a ver com seu negócio e explore as áreas relacionadas: moda, beleza, lifestyle, gastronomia, cultura, empreendedorismo. Selecione alguns nomes e analise a quantidade de seguidores, quais produtos eles divulgam, os índices de alcance e engajamento, e também sua reputação no meio – a ascensão ou declínio do influenciador pode alavancar ou prejudicar o desempenho!
  4. Se optar pela estratégia de divulgação com influenciadores, estruture-se! A empresa precisa estar preparada financeiramente com os custos da ação e também para lidar com as consequências das ações digitais, como por exemplo, aumento do fluxo de vendas e de interação nas redes sociais. Prepare-se para receber muitos acessos ao site (isso significa que o planejamento deu certo), estoque o produto em divulgação (ele pode acabar!) e ofereça um bom atendimento ao consumidor.

Ponderando esses pontos, o sucesso vai ser garantido em qualquer ação!

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