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Influenciadores: cálculo de riscos e mensuração de resultados

Por Lívia Caixeta

É crescente e perceptível a qualquer um que utilize minimamente as redes sociais, a quantidade e os diversos tipos de influenciadores que surgem quase que diariamente. Relacionar-se com este nicho tornou-se um caminho quase que obrigatório para ações de divulgação das marcas, principalmente se estivermos falando de marcas do segmento de varejo. É como se os influenciadores avalizassem o produto e/ou o posicionamento em questão. Mas, como calcular os riscos sobre essas ações e mais do que isso, como mensurar os resultados?

Aspectos Relevantes

– Persona: busque pessoas que se adequem ao posicionamento do seu negócio e, no caso do varejo, do seu produto também. Uma parceria mal pensada pode gerar, de cara, uma crise de imagem.

– Seguidores x Engajamento: ter vários seguidores (nem sempre) não quer dizer nada! Existem várias maneiras “robotizadas” de conquistar números na web. Mas o que interessa para nós é gerar uma informação de qualidade, que conquiste os seguidores do influenciador. Afinal, estamos falando de parceria!

– Relevância dos Stories: Avalie o comportamento e quão interessantes são os Stories, pois é este recurso que gera os maiores índices de engajamento e geração de leads.

– Mídia Kit: a maior parte dos influenciadores hoje já possui um! É um mini portfólio que explica em linhas gerais quem ele é, como se posiciona e como trabalha (parcerias ou cachês!)

Resultados

O resultado de uma ação com influenciadores vai depender, fundamentalmente, do resultado que se deseja. Por isso, ter objetivos claros e definidos é crucial nesta jornada! A consolidação do que se conquistou na campanha deve ser feita em dois aspectos:

  1. Comportamental: quanto do engajamento do influenciador foi “absorvido” para você? Uma análise que pode ser feita considerando as métricas que as próprias redes sociais geram, ou ainda, para o caso do inbound, quantos cadastros foram consolidados em seu site e quanto cresceu o fluxo na sua página.
  2. Absoluto: Quanto se investiu? Qual o retorno de vendas? Qual o impacto (alcance)? É um cálculo bem simples, onde divide-se o valor investido pelo retorno de vendas ou mesmo pelo alcance ou cadastros.

Apesar de ser este um vasto mundo uma boa dose de planejamento é capaz de produzir campanhas com resultados surpreendentes!

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