A importância de falar mais de um idioma na área de Comunicação

A importância de falar mais de um idioma na área de Comunicação

Por Flávia Giraldes

As áreas de Marketing e Relações Públicas convivem com vários termos em inglês: briefing, follow-up, branding, deadline, budget, CEO… Por mais que esses estrangeirismos estejam presentes em nosso vocabulário, utilizá-los não significa que somos fluentes em dois idiomas – afinal, falar uma outra língua é muito mais do que utilizar palavras estrangeiras aqui e ali.

Talvez você não esteja convencido de que valha a pena investir no estudo de um segundo (ou terceiro, quarto, quinto…) idioma ou pense que ele não seria um diferencial importante para sua carreira. Mas saiba que o seu currículo pode ganhar muito com essa conquista! Leia nesse texto algumas das vantagens em dominar outra língua além do português e como alcançar esse objetivo.

Por que mais de um idioma?

Falar outros idiomas pode te tornar um profissional mais completo e preparado para o mundo de hoje. De acordo com uma pesquisa realizada pelo British Council em 2019, apenas 5% da população brasileira falava inglês, sendo somente 1% fluente nesse idioma, ainda que os requisitos por habilidades em outras línguas sejam cada vez mais frequentes.

Além da possibilidade de se comunicar com clientes estrangeiros, que desejam se estabelecer no país ou expandir seus negócios, falando outra língua você poderá conversar com profissionais em outros países para trocar experiências, fazer networking e também participar de cursos internacionais, os quais podem agregar muito valor à sua carreira.

Nesses casos, saber o básico, quando você entende uma conversa tranquila com um amigo e consegue fazer um pedido simples ao viajar, não é o suficiente. Você tem que estar preparado para realmente explicar seu trabalho, apresentar suas capacitações e tirar dúvidas que possam surgir, além de acompanhar o projeto e estar disponível para quaisquer esclarecimentos.

Sabendo se expressar em outra língua, você poderá acessar pessoas com as quais você não considerava conversar. Além disso, oferecer para fazer uma reunião ou uma apresentação no idioma de seus interlocutores é um sinal de gentileza e cuidado que não passará despercebido. Mesmo que você se sinta nervoso e cometa alguns errinhos pequenos, eles com certeza ficarão muito satisfeitos pelo seu gesto.

Ok, quero aprender! Qual idioma escolho?

Sendo um idioma quase universal, a principal escolha é pelo inglês – ele possui uma estrutura relativamente simples e está nos filmes, músicas e séries mais assistidos, o que ajuda bastante nos estudos. Para nós brasileiros, é muito interessante considerarmos também o espanhol, tendo em vista o continente em que estamos inseridos e a proximidade entre as línguas latinas.

Se estiver buscando uma outra opção, é interessante pensar em sua trajetória pessoal (interesse por um país ou cultura, ascendência familiar ou qualquer outro fator de proximidade) e o campo ou empresa em que você trabalha. Se você é funcionário numa multinacional francesa, por exemplo, ou gostaria de se aprofundar em um assunto de origem alemã, pode valer a pena aprender esses idiomas para ter contato com documentos e especialistas nessas línguas.

Mas como posso aprender?

Além das clássicas escolas de idioma, existem hoje muitas outras possibilidades. Aulas particulares ou em grupo são as opções mais tradicionais e podem acontecer presencialmente ou no meio virtual. Para quem prefere estudar por conta própria, aplicativos, programas e livros podem te apoiar.

Apesar de ser mais fácil pegar um novo idioma quando se é mais novo, não deixe que isso seja um impeditivo para você: existem hoje vários métodos pensados para o aluno adulto que levam em conta suas particularidades e sua rotina mais atribulada. É legal estar atento a preparações específicas que você possa preferir, como foco em negócios, conversação ou para conseguir um certificado internacional.

Tem como avançar mais rápido?

Além do estudo em si, você pode complementar o aprendizado com livros, filmes, músicas e séries nesse novo idioma, o que vai ajudar a treinar seu ouvido à pronúncia e te familiarizará com expressões do dia a dia.

Contudo, é importante lembrar que não existe milagre: aprender um novo idioma não costuma ser um processo rápido e demanda uma dedicação contínua, de meses e anos. Tenha tranquilidade nesse processo e leve o tempo que precisar em cada etapa de aprendizado. Assim, conquistar um novo nível de conhecimento será ainda mais especial!

Esse é um processo longo… mas vale a pena!

Por mais complicado que possa parecer no início, falar um novo idioma vai te abrir um mundo de possibilidades – literalmente!

Essa também é uma conquista que ninguém poderá tirar de você. Há um ditado que diz que “Viajar é a única coisa em que você gasta dinheiro e se torna mais rico.” Pensando assim, os ganhos em experiências e trocas pelo aprendizado de um novo idioma também trazem uma riqueza cultural e profissional inestimável.

A Race faz parte da PRGN, rede global de rede global de agências de relações públicas presente nos cinco continentes. Para saber como podemos apoiar a comunicação de sua empresa, entre em contato conosco.