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Follow-up bem-feito é sinônimo de bons resultados e espaço na imprensa

Follow-up bem-feito é sinônimo de bons resultados e espaço na imprensa

Por Larissa Leão 

Você já ouviu falar de follow-up? Essa ação é famosa nas agências de comunicação, também pode ser chamada de FUP e, para os íntimos, follow. O termo vem do inglês e significa “fazer o acompanhamento”. No caso da comunicação, o acompanhamento de um release enviado aos jornalistas.

Sabe quando você recebe muitos e-mails e eles podem ficar perdidos? O follow é o seu melhor amigo nesse momento, ajudando o jornalista a identificar e dar prioridade para o material enviado pelo assessor.

Assim como em uma venda comercial, o follow é uma etapa importantíssima para conseguir resultados e ter mais jornalistas interessados na sua pauta. Mas, para chegar na etapa do follow-up, o assessor de imprensa vai muito além, dando início ao pré-follow: o mailing!

Após a criação do plano de comunicação, com sugestões de pautas, que serão transformadas em releases, o assessor define as melhores estratégias para trabalhar o release com eficiência, e isto inclui a segmentação do envio do material, organizando o seu mailing.

Dessa forma, um follow forte se baseia neste pré-trabalho, em que o assessor irá definir quem receberá o material produzido. Nessa lista, teremos informações como: nome do jornalista, qual área atua, editoria, periodicidade do veículo, contatos, entre outros dados que ajudam a direcionar o material para o jornalista que escreve sobre aquele assunto.

Com este mailing definido, que será o grande guia de atualizações e de assertividade, o follow é finalmente iniciado! Pode ser feito por ligações, mensagens de WhatsApp e e-mails – mas claro, sempre respeitando os limites e liberdade que cada jornalista lhe dá.

Geralmente, o follow é feito após este envio de material, com o objetivo de acompanhar e ter um feedback constante sobre o status do release, se há possibilidade de publicação ou de entrevistas no veículo que você busca conquistar espaço para o assessorado.

Com esta ação é possível ter a percepção e identificação da adesão dos jornalistas em relação à notícia, se está sendo positiva ou se há necessidade de mudar a estratégia no caminho. Sempre pensando em resultados favoráveis, que reflitam uma repercussão esperada.

Nesta troca de informações, a relação entre jornalistas e assessores pode ser definitiva para uma publicação de sucesso. A pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas”, promovida pelo Comunique-se e realizada com 300 profissionais de redações, expressa bem essa parceria entre assessores e jornalistas.

Dados mostraram que 50,8% dos jornalistas consideram o trabalho do assessor como primordial para sua atuação. Logo, o follow-up é uma tarefa chave para conquistar espaço na imprensa, pois o assessor de imprensa trabalha para ser a ponte entre a pauta e o jornalista, e faz isso cultivando bons relacionamentos.

Então, como executar um follow-up bem feito em assessoria de imprensa?

1) Domine o assunto do release

Mergulhe no tema que você escreveu e entenda o universo do assessorado. Estude, leia ainda mais sobre o tema e as ramificações que podem gerar, quais impactos ele pode ter em outros setores. Assim você terá mais argumentos para vender o seu release.

2) Conheça o ritmo da redação

Além da organização do mailing, o assessor precisa conhecer os horários de funcionamento da redação. Se a estratégia é conquistar espaço em uma revista ou em um jornal impresso, o assessor precisa se adiantar, pois há um horário correto de fechamento da edição do dia ou do mês. Domine os horários e os processos!

3) Cultive bom relacionamento com a imprensa

Ter um bom relacionamento com a imprensa é importantíssimo. O follow-up te ajudará a estabelecer esse tipo de laço. O contato fará com que a marca do cliente chegue até os jornalistas, se fortalecendo no meio e ganhando autoridade. Assim, é possível criar cenários ainda mais favoráveis, em que o jornalista entrará em contato com o assessor solicitando uma entrevista ou para ajudá-lo em uma pauta específica – fazendo o caminho inverso!

Viu o quanto o follow-up é indispensável para o trabalho das agências de comunicação? Com esta ferramenta é possível fortalecer laços, conquistar bons resultados e espaços na imprensa.

Se você quer ganhar autoridade e presença para a sua marca na imprensa, converse com a equipe da Race Comunicação. Podemos te auxiliar nessa jornada de ação e comunicação! 

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