Eventos corporativos como ferramenta de networking

Por Lívia Caixeta

Ampliar a rede de contatos pode render resultados inesperados. Além disso, conhecer pessoas novas significa tomar conhecimento de novas experiências. Tudo isso pode ser alcançado em uma simples conversa, descompromissada em um evento corporativo, por exemplo. Ambientes informais, descontraídos favorecem novas conexões que renderão “bons frutos” no futuro.

Os eventos corporativos são um terreno fértil para novas relações profissionais. E para bem aproveitar essas oportunidades alguns aspectos devem ser observados:

#Para o evento:
– Preocupe-se e gaste tempo para definir e desenvolver os conteúdos que serão apresentados;
– Prepare uma boa recepção aos participantes/convidados;
– Invista no coffee break pois são nessas ocasiões que ocorrem as interações entre os participantes;
– Um ambiente agradável e condizente com a proposta do evento atraem e acolhem os convidados;
– Um brinde é sempre uma maneira de marcar e agradar os participantes.

#Para quem vai:
– Quantidade não é qualidade: bons contatos devem ser cultivados, de maneira que não é vantajoso possuir uma vasta lista de contatos que não possuem vínculos;
– Informe-se sobre o evento: investir tempo e energia em qualquer ação demanda planejamento. Analise quais as vantagens e oportunidades que o evento em questão pode lhe proporcionar;
– A análise reversa também é importante: entenda como sua empresa pode ser relevante para aquele evento e no que poderá acrescentar;
– Informe-se sobre o cronograma;
– Socialize-se: esqueça emails e outras atividades que lhe prendam ao celular, computador ou qualquer outro aparelho eletrônico que tire sua atenção do seu foco que é o networking;
– Circule pelo evento para identificar pessoas que possam ser interessantes e com quem seja possível desenvolver uma conversa construtiva;
– Registre os contatos feitos e use as redes sociais a seu favor para manter a conexão.

Gostou do artigo?