5 estratégias digitais para sua empresa investir hoje

estratégias digitais

Por Diego Gandolfo

Não é de hoje que investir em estratégias digitais é uma prioridade para as empresas, seja ela pequena, média ou grande: traçar um caminho sólido no âmbito digital é necessário para se manter e expandir os negócios.

A pandemia acelerou e muito esse processo, e forçou muitas empresas a investirem nas redes sociais, sites e e-commerces.

A pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil apontou que 94% das empresas brasileiras entendem que o Digital é a melhor forma de crescimento para os negócios.

Este resultado nos mostra que este mercado está cada vez mais valorizado; no entanto, não reflete na prática quais são as práticas certas ou erradas, ou quais são as estratégias mais eficazes para o crescimento das empresas através dessas estratégias.

Confira a seguir algumas dicas para adotar agora e levar seus negócios para o próximo nível:

1) Marketing de Conteúdo

Essa é uma das estratégias digitais mais desafiadoras e necessárias para que sua empresa ganhe relevância na internet.

Sabemos da importância de anúncios patrocinados, posts em redes sociais, etc. No entanto, entregar um conteúdo de qualidade, transformar sua empresa em uma fonte de informação e referência é um trabalho muito mais desafiador.

Esta estratégia consiste em otimizar suas plataformas, seus textos, criar um processo robusto em que seus canais de contato com o cliente sirvam de fonte de informação para quem precisa, ao mesmo tempo que ele capte dados de possíveis clientes.

Através desta troca de informações, criamos relacionamento com o público, a fim de promover as vendas e popularizar seu negócio.

É importante lembrar que este processo é lento, por isso, quanto antes você começar, melhor para seus negócios e para seus clientes!

 

2) Redes Sociais

Se alguém ainda subestima as redes sociais, com certeza não aprendeu nada nos últimos anos.

No Brasil, em média passamos 10h08 conectados em redes sociais – sem dúvida este é o campo mais fértil para encontrarmos público para os negócios.

É claro que estar presente em todas as redes não vai garantir milhares de clientes, é necessário entender em quais delas o seu público está, quais conteúdos eles consomem, melhores horários, formatos, etc.

A concorrência de conteúdo é gigantesca, por isso você precisa conhecer bem a linguagem de cada rede social, para criar conteúdos realmente interessantes.

Vale lembrar que as redes possuem diversos recursos para que você possa se destacar: abuse de vídeos, imagens, conteúdos interativos e claro, tenha uma frequência nas publicações. Não deixe seu público esquecer de você!

 

3) SEO – Search Engine Optmization

O nome pode ser difícil, mas a importância é fácil de entender. SEO é como ensinamos o Google e outras ferramentas de busca a mostrarem nosso site nos primeiros resultados.

Na prática, através de uma análise minuciosa, é feita uma otimização nas palavras utilizadas no seu site, seja nos textos, títulos, imagens (acredite, é preciso otimizar até o nome das imagens), e todos os elementos na plataforma. Esta análise e otimização ajudam os buscadores a mostrar seu site de forma orgânica nos primeiros resultados.

Quanto mais relevante e bem otimizado for seu conteúdo, melhores serão os resultados nos buscadores. Este trabalho é extremamente importante, já que ele manterá seu site nos melhores resultados a longo prazo, sem a necessidade de investimento constante em anúncios.

 

4) Mídia Paga

Investir em mídia é básico em estratégias digitais. Fazer os famosos anúncios no Google Ads e outras plataformas traz resultados rápidos (na maioria das vezes). No entanto, esta não é a primeira estratégia que você deve focar.

Vamos pensar: você não otimiza seu site, o conteúdo está fraco, suas redes sociais estão paradas, mas você faz um investimento altíssimo em mídia.

Neste cenário você pode até ter alguns resultados positivos, no entanto, pode gerar uma frustração grande de quem clica nos anúncios e não encontra nada do conteúdo anunciado.

Você deve pensar em mídia paga desde o momento que traçar suas estratégias digitais, mas organize a casa antes de trazer os convidados!

 

5) Inbound Marketing

Esta é sem dúvida uma das estratégias mais importantes para as empresas que querem iniciar no Marketing Digital, mas não possuem milhares de seguidores em redes sociais ou muito dinheiro para investir em mídia paga.

Através de estratégias de e-mail marketing, pop-ups, e-books e outras ferramentas, criamos um funil de vendas.

Em resumo, a ideia aqui é conquistar o direito de se comunicar com o cliente por e-mail e oferecer produtos, serviços, descontos, informações, materiais ricos que atraiam o cliente para o seu produto e feche negócio.

Essa estratégia se baseia em relacionamento, por isso, você precisa analisar com detalhes o comportamento dos seus clientes para conquistá-los e acima de tudo, fidelizar cada um deles.

 

Conclusão sobre as estratégias digitais

A presença das empresas no digital não é mais opcional, cada vez mais é necessário estar presente onde os consumidores estão.

Existem estratégias para todos os negócios e níveis de investimento, o importante é começar o quanto antes.

Se você não sabe por onde começar, converse com a Race Comunicação, temos especialistas em todas as áreas digitais para ajudar o seu negócio a ir mais longe!