Entenda a comunicação 360° e se beneficie dela

Por Thamyris Barbosa

Saiba o que faz da comunicação integrada uma ferramenta tão importante para sua empresa

Muito se fala em comunicação integrada (ou 360º), mas nem sempre é possível visualizar exatamente o que este conceito significa. Para o doutor em comunicação, Wilson da Costa Bueno, a comunicação integrada consiste no “conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo”.

Em outras palavras, imagine que, em um dia comum, você acorde e se vista para trabalhar. Enquanto toma café da manhã, aproveita para dar uma olhada nas mensagens do celular. Quando abre o grupo da família, entre milhares de bom dias, alguém compartilha o link do novo restaurante da cidade. Você só passa o olho pelas informações e segue se preparando para sair.

No dia seguinte, no caminho para o trabalho, o rádio interrompe a sequência de músicas para dar algumas notícias. Em meio a alguns anúncios de produtos, você ouve sobre o tal restaurante novamente. Apesar de não prestar atenção no anúncio, o nome do estabelecimento já está gravado na sua memória.

Na mesma semana, zapeando entre as fotos das redes sociais, uma macarronada maravilhosa te chama atenção. Sua prima que mora na mesma cidade marcou o marido na publicação. Qual não é sua surpresa ao olhar e perceber que se trata daquele mesmo restaurante. Agora, curioso, você clica. Um pop up te oferece desconto no prato, caso você cadastre deu e-mail. Por que não? Você deixa seu e-mail e aproveita para observar melhor as opções do cardápio. Nessa hora, se lembra que precisa resolver uma pendência de trabalho e fecha aquela página. Mesmo assim, no horário do almoço, recebe uma newsletter com os pratos promocionais da semana.

Passados dez dias, chega o aniversário da sua esposa. Procurando um local para comemorar a data, você abre o site do guia de restaurantes mais famoso da atualidade. Lá, um jornalista descreve detalhadamente o ambiente, pratos, valores e público do estabelecimento que você já viu no Whatsapp, redes sociais, rádio, e-mail marketing e, agora, na internet. Está decidido, você irá (finalmente) conhecer o local.

Talvez você não tenha percebido, mas isso é a comunicação 360° (ou comunicação integrada) na prática. Vemos que a presença de uma empresa em plataformas tradicionais ou digitais influencia diretamente nos interesses comerciais da companhia. Para nos aprofundar neste universo, podemos observar um modelo integrado de comunicação desenvolvido pela pesquisadora americana Gini Dietrich. Este método se chama PESO e reúne os quatro tipos de mídia existentes: mídia paga (Paid), ganha (Earned), compartilhada (Shared) e própria (Owned).

Mídia paga – este tipo de exposição envolve qualquer ação que inclua o pagamento pela divulgação de algum material. Podemos incluir aqui tanto propagandas caras na contracapa de uma importante revista quanto patrocínio de posts em redes sociais.

Mídia ganha – é, basicamente, o trabalho que a assessoria de imprensa realiza. Neste escopo podemos incluir publicações em diversos veículos sem qualquer custo adicional, ela depende exclusivamente da equipe de comunicação da própria empresa. Não é possível controlar 100% do que será apresentado por meio deste tipo de mídia.

Mídia compartilhada – abrange todo o conteúdo que é compartilhado nas redes sociais. Muitas empresas já se utilizam deste recurso para desenvolver a comunicação interna e externa.

Mídia própria – também conhecida como produção de conteúdo, a mídia própria é toda a comunicação feita por meio do site corporativo ou blog. Neste ambiente é possível controlar totalmente o que é divulgado.

 

Se interessou pelo assunto? Acesse este link e confira mais informações sobre o modelo PESO e também sobre padronização na mensuração dos resultados em comunicação.

Veja também como fazer a comunicação interna e externa de forma integrada clicando aqui.

0/5 (0 Reviews)
Gostou do artigo?