Entenda a importância de um porta-voz

Por Núbia Neves

Para um bom trabalho com a assessoria de imprensa é crucial que as empresas e assessorias trabalhem da forma mais integrada possível. Juntas construirão cronogramas que possam ser seguidos, sinergia nas informações, antecedência sobre as novidades, alinhamento de estratégia e porta-vozes preparados.

Esse último ponto é muitas vezes deixado de lado, já que muitos executivos acreditam ter todos os atributos necessários para lidar com a imprensa, porém, não é tão simples quanto se imagina. O porta-voz é responsável por falar em nome da empresa em um momento de crise ou não. Lançamentos de novos produtos, lançamentos de marcas, apresentação de resultados ou, até mesmo, sobre uma pauta fria.

Para que se alcance o melhor resultado possível na divulgação de uma matéria, o porta-voz é uma peça chave para que isso aconteça. Abaixo entenda se a sua empresa está no caminho certo:

  1. Entender a mídia que pretende atingir: hoje as notícias correm de forma incrivelmente veloz. A internet tornou tudo mais acessível e você não precisa mais chegar em casa, ler ou assistir ao jornal para saber do que está acontecendo no mundo. Conhecer todas as formas de noticiar é a melhor forma de estar por dentro da agilidade da notícia e da importância de cada meio;
  2. Treinamento: algumas vezes, o melhor CEO do mundo, não tem o carisma e a desenvoltura que uma entrevista pede. O media training é uma opção eficaz de tornar um CEO em um porta-voz;
  3. Uma empresa não precisa ter um único representante: a primeira coisa que deve se levar em consideração é que ter um porta-voz acessível é essencial para que a assessoria de imprensa trabalhe de forma assertiva. Apesar de o diretor ou o presidente serem peças importantíssimas dentro de uma companhia, dividir o trabalho de falar com a imprensa faz com que mais solicitações possam ser atendidas e os porta-vozes não se cansem dessa função;
  4. Em um momento de crise: se preparar para uma entrevista difícil é essencial para que tudo ocorra da melhor forma possível. A assessoria de imprensa tem a obrigação de ter um manual de crise preparado para esses momentos, porém, é papel do porta-voz estar por dentro de cada key message e cada informação que não pode ser transmitida.

Se sua empresa estiver por dentro desses quatro passos ela está no caminho certo. Se não, ainda dá tempo de se recuperar.

* Núbia Neves é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.

Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

0/5 (0 Reviews)
Gostou do artigo?