E-commerce e opinião pública: uma questão de relacionamento

Por Thamyris Barbosa

Encontros com jornalistas especializados podem alavancar a reputação das empresas e interferir nas vendas

Chegar a uma loja, apertar a mão do vendedor, passar o cartão. Essa é uma rotina que tem feito cada vez menos parte dos hábitos de consumo da população brasileira. A facilidade, conveniência, preços atrativos e possibilidade de checar avaliações sobre o produto, tem feito o comprador se aliar ao mundo do e-commerce.

Para quem representa uma empresa online, reputação é a palavra-chave, que irá atrair ou afastar um potencial cliente. Afinal, quem nunca pesquisou em sites especializados antes de comprar um novo smartphone? Ou procurou por referências sobre aquela marca recém-chegada no Brasil para saber se os produtos são de qualidade? Aliás, não há nada pior para um e-commerce do que a ausência de informações sobre os produtos já comercializados.

O e-commerce não tem um rosto, nem envolve o nome de um vendedor. E se de um lado isso agiliza as negociações, de outro pode não oferecer a credibilidade necessária para fechar vendas. É nessa hora que a opinião de terceiros se faz tão importante. Se essa análise partir de um especialista na área, melhor ainda. Daí surge a necessidade de se manter um contato próximo com jornalistas e formadores de opinião do setor. Para isso existem algumas técnicas na área da comunicação. E uma das mais eficientes é conhecida encontro de relacionamento.

Como o próprio nome diz, o encontro de relacionamento busca aproximar a marca do jornalista especializado. Por meio de almoços, jantares ou mesmo uma visita à empresa, o representante poderá levantar pontos como solidez da marca, qualidade dos produtos, diferenciais e muitas outras questões que interessem a ambos. O jornalista também terá a oportunidade de fazer perguntas e entender melhor os processos.

Mas é preciso estar preparado. Embora a estratégia seja positiva, o porta-voz da empresa irá precisar de um treinamento para reforçar os pontos fortes da empresa e responder com segurança os questionamentos que surgirem. Principalmente porque um encontro mal conduzido pode ter efeito reverso e manchar o nome da marca por muitos anos. Por isso é fundamental buscar profissionais de comunicação que estejam habituados a lidar com a imprensa para orientações especializadas. O encontro de relacionamento pode ser uma arma muito poderosa na hora de construir ou firmar uma imagem, mas é importante ficar atento ao passo a passo dessa técnica para não fechar as portas e afastar seus potencias clientes.

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