Pesquisar
Close this search box.

Dicas essenciais para um vídeo institucional

Por Léo Lucas

O objetivo primordial de um vídeo institucional, conhecido também como vídeo empresarial, é divulgar a empresa, suas qualidades, pontos fortes, competitivos e diferenciais por meio da ferramenta de comunicação mais completa e por isso eficiente, o vídeo.

Mas a decisão de encomendar um institucional é complexa, afinal o investimento não é baixo. Um bom filme, assinado por uma produtora com experiência no mercado, não sai por menos de alguns milhares de Reais e em determinados casos, esses vídeos podem chegar às cifras que passam da casa do milhão, dependendo da sofisticação. Então, conhecer alguns elementos essenciais empregados na produção é fundamental à medida que cada detalhe negociado pode fazer a diferença no orçamento.

Começamos pelo formato e linguagem empregados no vídeo empresarial ou institucional. A pergunta primordial a se fazer é: como eu quero que os meus atuais e futuros clientes enxerguem a minha organização? No setor varejista, por exemplo, se faz necessário que o cliente em potencial enxergue o produto como ele realmente é. Então, o mais indicado é um vídeo que envolva a gravação de imagens ou a produção de fotos em alta definição. No caso de serviços, por exemplo, o impacto é maior quando se opta por animações ou infográficos, e dessa forma remetendo à tecnologia. A linguagem também difere, para vídeos com imagens originais, gravadas na linha de produção de uma indústria, por exemplo, o tom é mais sério, explicativo, com uma locução grave. A linguagem em animações é ao mesmo tempo coloquial e objetiva, muitas vezes apenas uma trilha sonora de fundo, sem locução, já é o suficiente para passar a mensagem.

A partir da definição do formato e linguagem é o momento de se envolver nos detalhes. E a base para um planejamento eficaz de um vídeo institucional, além de um cronograma rígido, é um roteiro detalhado. É por meio desta ferramenta que teremos um controle e poderemos vislumbrar como será o produto final. Cenas, informações em texto, key messages, explicações por meio de depoimentos, detalhes fundamentais dos produtos e serviços, enfim, quanto mais detalhado for o roteiro maior a chance de não se surpreender negativamente ao termino da produção.

E o que torna o vídeo institucional mais caro ou mais barato? Em tempos de crise econômica, investir em custo-benefício é a ordem extrema. A primeira dica é entender o que a empresa realmente necessita para atender as necessidades do roteiro. A gravação de imagens poderia ser realizada em 4K, uma tecnologia excepcional de resolução de 3840×2160 pixels, mas que certamente vai encarecer o custo, ou em Full HD, 1920×1080 pixels, mais usual nas câmeras do mercado audiovisual e por isso mais em conta. Número de atores necessários, número de cenas, locação (lugares aonde serão efetuadas as gravações), imagens aéreas, emprego de helicóptero, drones, gruas, equipe técnica, criação de imagens em 3D, animações, todos os detalhes são levados em consideração.

O que faz grande diferença também é a trilha sonora, que pode ser original, encomendada especificamente para o vídeo ou comprada em sites especializados. É necessário cuidado com este item já que a utilização indevida de trilha sonora pode acarretar desde a retirada do vídeo de uma mídia social até um processo por uso indevido.

A pós-produção e finalização, ou seja, efeitos audiovisuais empregados no vídeo institucional ou empresarial também contam muito na formação do custo. Quanto mais sofisticado e mais original, maior é o tempo de pós-produção e consequentemente o valor do orçamento.

Para os vídeos em animação, principalmente, a recomendação é por ter um storyboard, uma ferramenta que encarece, por isso em muitos casos é ignorada, mas que vai oferecer a real impressão do trabalho finalizado. Trata-se de uma ilustração no papel das cenas do filme.

Os itens apontados são alguns entre diversos outros elementos para se ter um vídeo institucional sob medida, que atenda a expectativa pelo investimento disposto. Utilização de atores e locutores consagrados, gravações em estúdio, deslocamento para fazer cenas em outras cidades ou estados, também pesa na hora de fechar o valor final. No final, o que importa é ter um vídeo institucional que realmente atenda o objetivo de evidenciar a organização, ser um ótimo argumento para vendas e um sofisticado cartão visitas.

Se você está interessado em fazer um vídeo empresarial ou vídeo institucional, entre em contato com a nossa equipe e peça um orçamento. Teremos prazer em entender as suas necessidades e em fazer o seu vídeo sob medida.

Posts relacionados