Dicas de assessoria de imprensa para o mercado B2C

Por Daniela Dálio

A importância de uma assessoria de imprensa para o negócio de uma empresa independe se seu público é o consumidor final (B2C) ou outra empresa (B2B), mas a estratégia de comunicação acaba passando por algumas diferenças e cuidados. E é justamente aqui que entra a atuação de um profissional especializado em relacionamento com a imprensa.

Focando apenas em um negócio B2C, há alguns fatores que devem ser levados em conta. Um deles é seu público-alvo e a sua consequente segmentação. A audiência do segmento B2C geralmente é muito ampla, já que a mídia preferida deste público vai depender de fatores como idade, renda, gênero, localização.

Outro ponto para o sucesso dessa comunicação é a mensagem a ser levada para o seu público. Acredita-se que consumidores geralmente são afetados pela emoção. Portanto, é fundamental transmitir valor com o produto ou serviço.

Cabe aos profissionais de comunicação juntamente com a empresa definirem quais públicos atingir com uma mídia espontânea e por meio de quais canais – redes sociais e imprensa em geral. É fundamental que as mensagens a todos esses canais e os demais – marketing e publicidade – precisam estar alinhadas, mesmo que sejam agências diferentes.

Com os novos formatos de mídia, após a revolução digital, a comunicação do negócio B2C ficou ainda mais delicada quando se pensa em exposição. Os jornalistas utilizam a web para encontrar histórias interessantes, pessoas e empresas que possam se transformar em fontes para matérias e pautas diversas. Além disso, uma exposição negativa em uma rede social pode gerar uma pauta em um grande jornal ou revista.

Portanto, novamente, a estratégia de comunicação deve ser de pleno conhecimento de todos os envolvidos com essa exposição: assessorias de imprensa, redes sociais, marketing digital, publicidade, entre outros.

Aliada às ações de marketing, por exemplo, as atividades da assessoria de imprensa trazem resultados excelentes. Unir a experiência de um jornalista ou relações públicas ao direcionamento estratégico da empresa resulta em espaço qualificado na imprensa e marca sempre em evidência.

Está precisando de uma assessoria de imprensa? Entre em contato com o nosso time.