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Copywriting

Copywriting: o segredo de 4 gatilhos mentais para aumentar as vendas do seu negócio

Você conhece a técnica de copywriting? Ela é usada para expandir o conhecimento da marca, conquistar o consumidor e aumentar o engajamento.

Por Larissa Leão

Você já percebeu que estamos sempre comprando ou desejando um produto? Seja caminhando pelos corredores de um shopping ou ao ver anúncios digitais, somos impactados constantemente pelas propagandas que despertam o nosso desejo de compra.

Afinal, quem nunca foi impactado por um anúncio que parece que foi feito exatamente para o seu perfil? Ou melhor, que foi criado bem para aquele momento que você está passando, seja à procura de um novo lugar para morar, uma maquiagem daquela marca famosa ou até mesmo um novo tênis – por mais que você tenha vários, acaba sendo impactado pelo desejo de ter aquele produto que todo mundo está usando.

Se você já viveu essa experiência, posso te dizer que não foi por pura coincidência. Se uma venda conquistou o seu lado emocional e, principalmente, o seu lado racional, é porque uma técnica de milhões, quer dizer, uma técnica persuasiva de texto, chamada de copywriting, te induziu à compra.

Como se conectar com o cliente?

Para que o consumidor realize uma compra é necessário que a empresa conheça a persona do seu produto. Isso significa que a marca precisa saber para quem vende: quais suas características, o que ela gosta, a sua idade, onde mora, os seus hobbies, quais são as suas necessidades, além de duas respostas principais:

  • Qual é a dor da sua persona?
  • Como o seu produto e serviço resolve o problema dela?

Afinal, quem tenta falar com todo mundo não fala com ninguém, e com a persona definida fica mais fácil alinhar as estratégias de comunicação e aplicar a copy (escrita).

Copywriting – o que é isso?

Utilizada no meio de marketing, a copy consiste na construção de textos com técnicas altamente persuasivas, com poder de convencer uma pessoa a algo em três estágios: decisão, ação e compra.

No entanto, a técnica de copywriting vai muito além da jornada de compra, podendo ser aplicada em uma call to action (chamada para ação) mais assertiva, para que o cliente baixe um e-book ou acesse o seu site. Você pode alinhar o seu objetivo e fazer o melhor uso das ideias.

Geralmente, a técnica de copywriting é usada para expandir o conhecimento da marca, conquistar a confiança do consumidor e aumentar as vendas ou engajamento. E para conquistar esse objetivo é preciso entender não só o comportamento do consumidor, mas também o seu lado emocional e racional, para criar abordagens mais efetivas na jornada de compra.

Afinal, quando o nosso lado racional está ativo, podem ser gerados diversos pensamentos contra a tomada de decisão de compra. Dessa forma, a copy também precisa responder com objeções para derrubar essas barreiras mentais.

É aí que entra o pote de ouro: saber o que é e como aplicar os gatilhos mentais de copywriting no processo de lançamento ou impulsionar um produto já existente do seu portfólio.

O que são gatilhos mentais em copywriting?

Os gatilhos mentais são estímulos que o nosso cérebro recebe e interpreta de uma forma que influenciam diretamente nesse momento de decisão. Saber estimulá-los é saber usar uma ferramenta poderosa de persuasão, capaz de gerar resultados e vendas.

Para isso, selecionamos quatro gatilhos mentais para você começar a aplicar na sua estratégia de comunicação:

1) Escassez

É um dos mais usados em marketing de vendas. Ele chama a atenção do público para um produto que está se esgotando no estoque. Sendo assim, é a última chance para você comprar. Esse gatilho tem o poder de decisão rápida, e está relacionado com o nosso instinto humano de sobrevivência.

2) Antecipação

O gatilho da antecipação está relacionado com o que está por vir. Passa a sensação ao consumidor de que um produto ou serviço irá mudar a sua vida, deixá-lo mais feliz e solucionar algo que ele quer muito, despertando sua curiosidade e desejo.

3) Prova social

A prova social é um dos gatilhos mentais mais importantes, porque mostra a legitimidade do que você vende. Além da confiança gerada, quando muitas pessoas falam e compartilham o que estão usando, isso desperta a vontade de ter aquele produto que está em alta. Uma ideia é utilizar depoimentos por escrito e vídeos de clientes que atingiram determinado resultado, despertando novos compradores fiéis.

4) Benefícios

Quais são os benefícios do seu produto? Explore o copywriting e mostre como ele pode transformar a vida da pessoa. Por isso a importância de entender a dor do seu público, assim você pode explorar as vantagens da compra, exemplo: como seu produto pode deixar a rotina mais leve ou prática.

Há mais de vinte gatilhos mentais que podem ser explorados: você pode e deve utilizar mais do que um para atingir o seu público de diversos formatos, fortalecendo laços e conexão para que a sua presença seja notada e divulgada. Já pensou, você sendo a referência daquela solução?

A Race Comunicação possui um time de especialistas em copywriting para contribuir com a comunicação da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

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