Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado: por que essa estratégia de comunicação é tão importante?

Em um mundo cada vez mais digital, estar presente nas mídias e canais on-line é uma tarefa fundamental para as empresas que visam estreitar o relacionamento com seus consumidores e públicos-alvo. Mas é preciso ir além do básico para fazer sua mensagem ser atrativa ao leitor – e como fazer isso de forma eficaz?

O conteúdo patrocinado, também conhecido como branded content, é uma estratégia de marketing cada vez mais utilizada para dialogar com o público-alvo. Consiste, explicando objetivamente, na criação de conteúdo diretamente relacionado ao que a empresa quer comunicar em um veículo de comunicação. Mas, diferentemente de anúncios publicitários em formatos de propaganda e banners, a estratégia de abordagem é diferente: o branded content tem como função passar informações relevantes e que sejam de interesse público, não apenas impactar momentaneamente o usuário.

Com ele, através do patrocínio do conteúdo, que pode ser criado tanto pela empresa, quanto pelo veículo de comunicação, o anunciante pode fortalecer sua marca e agregar credibilidade à mensagem passada. E o branded content pode se apresentar nos mais diversos formatos midiáticos, como artigos, vídeos, infográficos e podcasts, variando conforme a necessidade e estratégia de comunicação adotadas pela marca.

Agora que você já sabe o que é o conteúdo patrocinado e para que serve, que tal ver mais alguns insights positivos sobre essa ferramenta e por que ela deve ser levada em consideração na elaboração de estratégias de comunicação? Segue o fio!

A credibilidade da informação

O principal objetivo do conteúdo patrocinado é reter a atenção do público-alvo e passar a ele informações que sejam de relevância, agregando, assim, à reputação positiva da marca. Nesse quesito, estar presente em veículos de comunicação é uma tarefa imprescindível.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal revelou que, quando se trata de confiança na informação passada, os jornais aparecem no topo da lista de mídias convencionais: cerca de 60% da população diz confiar no que lê em noticiários. Ou seja, ao utilizar um espaço destinado a conteúdos patrocinados em jornais, a chance de obter sucesso e passar a mensagem desejada ao público-alvo de maneira efetiva é muito maior.

Fuja dos bloqueadores de anúncios

Outro ponto positivo do conteúdo patrocinado frente aos anúncios publicitários é a utilização cada vez mais frequente de bloqueadores de anúncios nos navegadores web. Um estudo realizado pela eMarketer, consolidada empresa de pesquisa de mercado voltada ao marketing digital, mostrou que cerca de 27,5% dos usuários de internet utilizam aplicativos bloqueadores de anúncios. Dessa forma, a estratégia de apostar em banners e vídeos publicitários fica cada vez mais comprometida e obriga os profissionais de comunicação a pensarem em novos meios de exposição na web.

Diversificação de públicos e maior alcance da mensagem

Ao trabalhar o conteúdo patrocinado, o foco principal deve ser a entrega e entendimento da mensagem ao público-alvo. No entanto, é bom ter em mente que quanto maior a visibilidade do meio escolhido, maior será o alcance da mensagem – dessa forma, o conteúdo trabalhado deve ter uma linguagem que também dialogue com públicos que não estão familiarizados com o assunto. Essa é uma ótima oportunidade para apresentar a marca ou produto para outros mercados e gerar uma lembrança positiva na memória de quem está consumindo o conteúdo.

Consolidação da marca

Você certamente conhece a máxima “quem não é visto, não é lembrado”. Apesar de ser extremista, a expressão popular serve para nos alertar que, em um mundo cada vez mais digital e imediatista, ser lembrada com facilidade é uma necessidade básica de toda empresa para consolidar sua marca no mercado. Por isso, gerar assunto e estar presente em meios e veículos de comunicação é tão importante quanto qualquer outra estratégia de marketing.

Agora que você já sabe qual é a relevância do conteúdo patrocinado na estratégia de comunicação traçada, comece a traçar novos caminhos e oportunidades com ele! A Race Comunicação domina com maestria a tarefa de relacionar-se com a imprensa e está pronta para gerar os melhores resultados em branded contents para a sua marca. Entre em contato com a gente e saiba mais.

Por Fran Batista – Assistente de Comunicação na Race Comunicação

Posts relacionados